Todo jardineiro sonha em fazer uma boa colheita em seu terreno. Isso requer solo fértil. Ao ler informações em portais de jardinagem e em publicações impressas, muitas vezes as pessoas se deparam com as definições de “solo” e “solo” sem entender a diferença. Apesar da semelhança de conceitos, eles diferem significativamente. Falaremos sobre a diferença entre solo e solo.
O que significa o termo “solo”
A camada fértil superior da terra adequada para o cultivo de plantas é chamada de solo. Fornece às plantações nutrientes, oxigênio, água e microelementos essenciais.
A fertilidade e espessura desta camada dependem do clima, que é responsável pela taxa de decomposição na camada superficial de restos orgânicos de grama e folhagem podres, pela possibilidade de reprodução e desenvolvimento de insetos benéficos (por exemplo, minhocas), capazes de processar o componente orgânico da camada superior, saturando-o com oxigênio, soltando grandes grumos. A erosão das chuvas, do vento e da água também afecta a qualidade do solo.
A erosão eólica é o movimento de pequenas partículas da camada fértil devido a ventos fortes ou fracos, soprando constantemente. A erosão hídrica ocorre quando os rios inundam e a água derretida flui das encostas.
Em climas quentes, em áreas sem mudanças bruscas de temperatura e com chuvas suficientes, o solo é mais fértil; a camada que garante o crescimento e desenvolvimento das plantas, fornecendo-lhes os elementos necessários, pode ter mais de um metro. Na zona de clima temperado e à medida que avançamos para as latitudes norte, a espessura da camada fértil diminui e é de apenas alguns centímetros.
Descrição do termo "terra"
Tem vários significados. Este é o nome do planeta, a definição do espaço não ocupado pela água, e é também o nome do solo fértil necessário ao desenvolvimento das plantas e outras formas de vida na camada fértil superficial rica em matéria orgânica. Os termos "terra", "solo" e "solo" são frequentemente usados por jardineiros. Em relação ao jardim, os dois primeiros têm o mesmo significado.
Como distinguir solo de alta qualidade da terra
Com o tempo, o solo do terreno da dacha se esgota, o rendimento diminui e então há necessidade de trazer novo solo fértil para o terreno.
Existem vários tipos de substância:
- O solo vegetal é uma mistura multicomponente composta por areia, turfa e húmus na proporção de 10% + 10% + 5%. A base dessa mistura é o solo peneirado, livre de seixos e restos de plantas. É adequado para gramados, canteiros de flores e composições paisagísticas.
- Solo fértil é considerado um complexo dos mesmos componentes, mas em maior percentual de componentes. Contém 10% de areia, que evita aglomeração e endurecimento do solo, e 30% de turfa, solo e composto.
- Chernozem é um tipo de camada fértil superior especialmente valorizada pelos residentes de verão e contém um grande número de compostos orgânicos únicos. É misturado ao solo do local, aumentando significativamente sua fertilidade.
- A turfa é um composto orgânico que pode aliviar solos pesados e torná-los mais úmidos e respiráveis.
Solo regular adicionado à parcela não melhorará o rendimento. É muito diferente do solo fértil, adequado para trabalhos de construção, mas não adequado para aumentar a fertilidade do solo num jardim ou numa casa de campo. Na hora de adquirir o primer é preciso estar atento à sua cor (deve ser uniforme, de cor escura), é uma substância solta, quebradiça e sem tendência a endurecer. Preste atenção à presença de odores estranhos e acidez.O nível de acidez é verificado com tiras de tornassol.
É claro que o solo de uma casa de verão ou de uma horta precisa de maior nutrição. Semear adubo verde, fertilizar com matéria orgânica (húmus, esterco), adicionar solo fértil - tudo isso permite evitar o esgotamento total, manter e aumentar a produtividade.