A disposição dos canteiros em uma estufa depende do tamanho da construção, das culturas cultivadas e dos materiais disponíveis. Para obter uma boa colheita mesmo em uma área pequena, é necessário aproveitar ao máximo o espaço interno. Existem muitas nuances no funcionamento de uma estufa que se recomenda levar em consideração antes da construção e na organização do território.
Características de canteiros em estufas
Antes de colocar canteiros em uma estufa de policarbonato ou outro material, é necessário seguir algumas regras, que permitirão obter uma colheita de qualidade e evitar a morte das lavouras:
- Recomenda-se plantar plantas de norte a sul (segundo Mittleider). Isso é necessário para garantir iluminação uniforme e aquecimento das plantações pela luz solar.
- Para evitar problemas no cuidado das camas, recomenda-se torná-las estreitas e altas. Se o tamanho da estufa permitir, você poderá organizar várias áreas para plantio.
- Plantas com características semelhantes deverão ser plantadas na mesma área. Na hora de escolher, deve-se levar em consideração resistência ao gelo, altura, consumo de umidade, resistência a doenças e pragas.
- Deve-se deixar uma distância entre as culturas plantadas para que os arbustos adultos não entrem em contato uns com os outros.
- É melhor alocar uma estufa para uma cultura específica.
Como escolher tamanhos e posicionamento
As regras para organizar canteiros em uma estufa são as mesmas para edifícios de qualquer tamanho. Eles precisam ser conhecidos e levados em consideração durante a fase de instalação. Isso permitirá que você organize o espaço de maneira ideal.
Princípios para organizar canteiros em estufas, estufas e outras estruturas:
Nome do princípio | Característica |
Largura e altura ideais | A altura afeta o desenvolvimento normal da cultura. Depende do tipo de solo.
Recomenda-se que canteiros baixos (10-15 cm) sejam organizados em solo fértil. A mistura nutritiva do solo não é usada nesta situação. Canteiros de altura média (25-30 cm) destinam-se a plantas com raízes superficiais. Adequado para solos de baixa fertilidade. Um substrato nutriente é usado. Os cumes altos (até 60 cm) destinam-se a terrenos com baixos níveis de fertilidade e em zonas pantanosas.O recheio é feito com misturas nutricionais especiais. Adequado para plantas com sistema radicular longo e bem desenvolvido, crescendo a grandes distâncias umas das outras. Nesta situação, é necessária rega regular. A largura depende do método de cuidado das plantas. Se a estufa tiver acesso unilateral, a largura ideal é de 45 a 50 cm. Para acesso bidirecional, uma largura de 0,9 a 1 m é adequada. Os tamanhos de estufa recomendados para uma família de quatro pessoas são 3*6 m e 3*4 m. |
Orientação dependendo da direção cardeal | Óptima orientação de poente para nascente. Isso garante uma iluminação uniforme ao longo do dia, independente do tamanho das camas. É necessário posicionar a planta de norte a sul para variedades altas e para estufas construídas em terrenos inclinados. |
Características do projeto da estufa | A localização também depende da altura do edifício e do tipo de telhado. Um telhado plano é considerado universal. Adequado para qualquer variedade. Permite plantar em várias linhas.
Um telhado de duas águas é recomendado para estruturas projetadas para variedades altas. O telhado arqueado é adequado para variedades de crescimento médio e baixo. Uma passagem é deixada no centro e as culturas são plantadas nas bordas. |
Como fazê-los corretamente com suas próprias mãos
A construção "faça você mesmo" garante uma construção de qualidade e longa vida útil. Além disso, ao organizar tal estufa, o proprietário leva em consideração nuances como: variedade de cultura, tipo de solo.
Camas de acordo com Mittleider
Mitlider realizou experimentos durante meio século, a partir dos quais foi estabelecida a largura recomendada - 45 cm, neste caso a passagem não é inferior a 90 cm. Esta colocação das culturas permite que se desenvolvam corretamente e recebam a quantidade necessária de luz e oxigênio.
Neste caso, recomenda-se colocar os canteiros de norte a sul. O afrouxamento do solo está excluído. Em áreas com solo difícil, recomenda-se o uso de caixas.
Camas elevadas
A altura é de até 0,6 m, não adequada para todos os tipos de solo. O preenchimento ocorre devido ao substrato nutriente. Canteiros altos são recomendados para variedades que desenvolveram raízes. É necessário regar a área regularmente, caso contrário a seca causará a morte.
Camas quentes
Existem vários tipos de cristas quentes:
- biológico;
- elétrico;
- água;
- criado;
- em forma de colina;
- combinado.
Canteiros quentes permitem o plantio no início de março. A melhor opção são estruturas altas. Adequado não só para aquecer plantas, mas também para o sistema radicular. O lixo doméstico é aproveitado, mas há um cheiro desagradável de podridão.
Como fazer uma cama aquecida
A disposição depende do tipo escolhido. Eletricidade, água aquecida por meio de dispositivos especiais ou composto são usados para aquecimento. Além disso, na hora de fazer o arranjo é necessário levar em consideração o tipo de estrutura. Camas bem feitas, inclusive aquelas feitas de estruturas metálicas, duram até 15 anos. A colocação ocorre em camadas.
Criando uma crista quente:
- Cavando um buraco com a profundidade necessária.
- Disposição de areia, material ou malha.
- Camada de drenagem e cobertura morta.
- Encher a cama com uma mistura nutritiva de solo. Depois disso, é feita uma boa rega.
Características da cerca
Você pode cercar o canteiro do jardim com os materiais disponíveis. A cerca dependerá do tipo escolhido. Opções comuns:
- Tábuas, madeira.
- Cerca metálica.
- Pedra e concreto.
- Fita de borda.
- Garrafas plásticas e outros materiais disponíveis.
Os canteiros de estufa são uma estrutura necessária que ajuda não só a obter uma colheita rica e de qualidade, mas também a organizar bem o espaço. Existem vários tipos, a escolha do melhor depende de diversas nuances.