Características de escolha de geotêxteis para canteiros, regras de uso e instalação

Novas tecnologias e materiais modernos simplificam significativamente os processos de cultivo de plantas nas parcelas. Os geotêxteis para canteiros de jardim são uma verdadeira salvação das ervas daninhas. Você também pode escolher uma tela para decorar caminhos campestres. As principais vantagens do material: facilidade de uso, custo acessível, grande variedade de telas de diferentes espessuras.


O que é geotêxtil para canteiros de jardim

O tecido tecido ou não tecido é feito usando métodos especiais perfurados com agulha e termicamente ligados a partir de fios de poliéster ou propileno. Os materiais são procurados em diversos setores: medicina, construção, agricultura, geotecnia, produção de móveis.

Os residentes de verão e os jardineiros em seus jardins costumam usá-lo para proteger seus canteiros de ervas daninhas. Os fabricantes produzem diversos tipos de geotêxteis, cujas áreas de aplicação são bastante amplas. Ao escolher um material, é preciso levar em consideração suas características positivas e negativas.

Qual escolher?

Num terreno pessoal, também pode utilizar geotêxteis para organizar lagos, reservatórios decorativos, equipar parques de estacionamento e organizar parques infantis.

medição de cobertura

Na hora de escolher um material, é preciso levar em consideração suas características:

  • Os têxteis de poliéster são feitos de substâncias de poliéster/poliéster. A lona atua como filtro na instalação de sistemas de drenagem. É utilizado na construção de campos desportivos, no dimensionamento de uma camada de drenagem, no reforço de aterros elevados, na disposição de caminhos ajardinados e em zonas para automóveis. Vantagens do material: longa vida útil, resistência a ambientes alcalinos e ácidos, não apodrece nem se decompõe no solo, não polui o meio ambiente. A água escoa bem pela tela, mas partículas grandes não passam. A desvantagem dos têxteis é que não são utilizados para proteger os canteiros das ervas daninhas;
  • o tecido de polipropileno é feito de fibras sintéticas de polipropileno. O material é resistente a influências mecânicas externas. Vantagens do material: resistência, elasticidade, boas características de drenagem e filtração. Contras: instabilidade à luz solar direta, alto custo.

Para cobrir o solo dos canteiros, recomenda-se a utilização de geotêxteis de polipropileno. O material é ideal para cobertura morta do solo e é usado para proteger canteiros de ervas daninhas.Em climas quentes, os têxteis evitam a evaporação da umidade e, em dias de chuva, permitem a passagem livre da água. Portanto, as taxas de irrigação estão sendo reduzidas. Como a umidade e o ar circulam livremente, o solo mantém uma temperatura constante.

tapete de chão

Regras para uso de material de cobertura

As características de colocação de geotêxteis são determinadas pelo tipo de trabalho. Etapas aproximadas de organização de caminhos de jardim:

  • os contornos dos caminhos são marcados com corda e são cavadas valas com 30-40 cm de profundidade, o fundo é coberto com areia e cuidadosamente nivelado, as paredes são desenhadas com ligeira inclinação;
  • a ranhura é coberta com tecido de modo que as bordas fiquem 5 a 10 cm acima do solo;
  • na reentrância é colocada uma camada de brita de 12 a 15 cm de altura, a superfície da pedra é nivelada e a vala coberta com outra lâmina de geotêxtil;
  • as etapas finais - é despejada e nivelada uma camada de areia com 10 cm de espessura. Os elementos de ladrilho já estão colocados sobre a areia. Restos de tecidos que se projetam acima do solo são cuidadosamente cortados. As costuras entre os ladrilhos são cobertas com areia e esfregadas com uma escova dura.

material terrestre

Uma forma popular de usar geotêxteis é projetar leitos. O trabalho é realizado na seguinte ordem:

  • na área designada, é removida uma camada de terra com 30-45 cm de espessura;
  • a areia é despejada no fundo do canteiro em uma camada de 10-15 cm, que é cuidadosamente nivelada;
  • cobrir o fundo com geotêxteis de modo que as bordas se projetem acima da superfície do solo;
  • sobre o material é colocada uma camada de drenagem de 5 a 7 cm de espessura (seixos, brita);
  • A depressão é preenchida com terra preta no topo da drenagem.

geotêxtil simples

Especialista:
É aconselhável usar têxteis também em canteiros de morango. A essência do trabalho preparatório: cobrir a área com tela. Pequenos cortes em forma de cruz são feitos no material de acordo com o layout dos morangos. Os arbustos são plantados nos locais onde são feitos os cortes.Nesse caso, a lona evita a germinação de ervas daninhas no solo, mas não retém umidade durante as regas ou em dias de chuva.

A qualidade da tela é determinada pelo tipo de tecnologia utilizada na fabricação do material. Na escolha de um tecido, são levados em consideração os seguintes parâmetros: resistência, elasticidade, permeabilidade à água. Também é preciso levar em consideração a finalidade de utilização da tela e o tipo de solo do local.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim