O solo é composto por diferentes camadas dispostas verticalmente, chamadas horizontes. Eles formam o perfil do solo. Consideremos o que são os horizontes do solo, o que são, em que sequência estão localizados no perfil, como estão interligados e qual a sua espessura. Qual é o índice do solo, seu significado, classificação dos horizontes.
O que é um horizonte de solo
Horizontes são camadas de solo formadas como resultado da influência dos processos de formação do solo. São homogêneos, mas diferem em características morfológicas, propriedades e composição.No entanto, um perfil é uma combinação de camadas interligadas que influenciam umas às outras. Localizam-se verticalmente, alternadamente, mudanças sucessivas de horizontes e seus tipos são característicos de diferentes tipos de solo.
A estrutura de um perfil típico é a seguinte: a camada fértil superior, seguida por uma camada de transição, que é adjacente à rocha mãe. Mas, na realidade, um perfil pode consistir em mais horizontes ou nos seus subtipos.
O que eles são?
A sequência de camadas em solos não perturbados e os limites geralmente claros permitem ver visualmente sua estrutura. A ligação entre a estrutura do perfil permite-nos reunir a estrutura dos solos típicos numa única fórmula, independentemente da zona geográfica em que se encontrem.
Na ciência do solo, vários horizontes genéticos são identificados em diferentes tipos de solos e designados por determinados símbolos. Eles estão localizados paralelamente do topo ao mais profundo e cada um tem um certo número de centímetros de profundidade. Consideremos os principais horizontes genéticos atualmente identificados.
A0
A primeira camada superior é representada por uma serapilheira de restos de folhas, pequenos pedaços de cascas, galhos e vegetação herbácea. A matéria orgânica não está completamente decomposta. A cama é solta, com até 20 centímetros de espessura. Contém parcialmente minerais que não estão associados à matéria orgânica, mas misturados mecanicamente.
de Anúncios
Uma camada de grama coberta por raízes de plantas em aproximadamente 50%. Quando você tenta arrancar as plantas, a grama se separa junto com o sistema radicular.
A1
Camada fértil contendo grande quantidade de húmus, que aqui se acumula quando os resíduos vegetais apodrecem, por isso também é chamado de húmus.É de cor escura, um pouco mais claro na parte inferior. Contém 15-35% de matéria orgânica, ligeiramente estruturada, saturada de água.
A2
Horizonte eluvial ou camada de remoção de elementos minerais. Localizado sob húmus. Difere dele em sua cor clara. Nos solos podzólicos, o horizonte eluvial é de cor esbranquiçada, a camada de húmus é fina ou ausente. As terras nas quais esta camada está bem desenvolvida geralmente não são caracterizadas por alta fertilidade. A2 geralmente contém poucos elementos nutritivos para as plantas; permanecem apenas compostos pouco solúveis que não são adequados para consumo pelas plantas.
B
Da camada eluvial, os elementos minerais são eliminados para a camada iluvial subjacente. Por isso é chamado de horizonte de oferta. Tem uma estrutura densa, tem cores diferentes, devido à mistura de húmus pode ser marrom-preto e devido à entrada de compostos de alumínio e ferro pode ser marrom. Quando os compostos de cálcio são incluídos, torna-se branco e é encontrado em estepes florestais e solos de estepe. O conteúdo de elementos minerais é muito mais rico que o anterior.
C
A camada inferior, ou rocha-mãe, a partir da qual o solo é formado. Suas partículas se misturaram aos produtos do processamento dos resíduos orgânicos, formando gradativamente horizontes. Abaixo dela pode haver outra camada mais profunda - a rocha subjacente.
Nos solos primitivos, o perfil é composto por apenas 2 horizontes - o superior e o rochoso-mãe; é fino, com espessura média de 0,5 m.
Valor do índice
Os horizontes são designados em letras latinas maiúsculas e minúsculas; também são usados algarismos arábicos e romanos.A designação é importante para determinar a fórmula do perfil, a presença e localização de determinadas camadas.
Na escrita, as letras são separadas por um travessão, na substituição de uma camada por outra, ao lado da designação do horizonte principal, a designação da substituição é colocada entre parênteses. Nos mesmos colchetes, mas separados por um travessão, está escrito o índice da camada, cuja presença não é obrigatória. Os horizontes de transição, com sinais das camadas superiores e subjacentes, são designados por índices escritos um ao lado do outro.
Outras classificações
A espessura do perfil aumenta ao mover-se de norte para sul, mantendo a estrutura. A espessura dos horizontes genéticos, tanto básicos quanto transitórios, pode ser diferente. A profundidade do perfil de solos finos não excede 50 cm, solos médios profundos - 50-100 cm, solos poderosos - 100-150 cm, solos pesados - 150-200 cm e mais. A espessura da camada de húmus depende do tipo de solo, é mais pronunciada em chernozems e pode atingir uma profundidade de mais de 0,5 m, e menos na tundra do norte e nos solos desérticos.
Existem 2 tipos principais de horizontes de solo - automórficos e hidromórficos. Os primeiros são formados em espaços interflúvios, onde as rochas formadoras do solo são lavadas pelos sedimentos que as filtram e onde as águas subterrâneas são relativamente profundas. Sob a influência da lavagem, os compostos e elementos químicos se movem. Os hidromórficos são formados em condições de ocorrência próxima de águas subterrâneas em várzeas de rios e no fundo de ravinas.A formação desses solos ocorre sob a influência da chuva, do degelo e da umidade do solo. A água subterrânea traz consigo elementos minerais que se depositam no solo.
Os limites entre as camadas podem ser verticalmente retos, mas também podem ser ondulados, quebrados ou desfocados. A fórmula para solo rochoso também inclui material clástico visível na superfície ou próximo a ela. Solo rochoso pode ser encontrado em ravinas de outwash, áreas de morenas e onde há ocorrência próxima ou exposição de rochas semi-rochosas ou rochosas à superfície.
Se o material clástico for inferior a 5%, o solo é considerado condicionalmente não rochoso, 5-10% – ligeiramente rochoso, 10-20% – moderadamente rochoso, 20-40% – muito rochoso e acima de 40% – muito rochoso.