A composição do solo é heterogênea. Componentes comuns que constituem o solo: argila, areia, húmus. A combinação dos elementos terra, água e ar é capaz de apresentar qualidades diferentes. Com base nessas características, costuma-se distinguir entre solo seco sem estrutura e solo estruturado. Cada tipo de terreno possui características que devem ser levadas em consideração no plantio e cultivo.
O que é solo sem estrutura
Naturalmente, devido à agricultura intensiva, a camada superior do solo perde rapidamente nutrientes e microelementos e seca. Se você pegar um pouco desse solo em suas mãos, é fácil transformá-lo em pó.Durante o uso, o solo perde húmus e húmus, e pequenas partículas não se aglomeram. Não será possível obter grandes rendimentos ao cultivar culturas nessas terras.
Após a precipitação, uma crosta densa se forma na superfície dos leitos e a umidade evapora rapidamente. Devido à alta coesão das partículas, o ar praticamente não penetra no solo. A presença de partículas de argila reduz significativamente a qualidade do solo.
Características do solo estrutural
A fertilidade do solo pode ser avaliada pela sua composição. Além disso, é necessário examinar a camada superior da camada de terra, onde o sistema radicular da maioria das culturas vegetais é formado e se desenvolve. Se um punhado de terra em suas mãos se quebrar em pedaços medindo 0,25-1,1 cm, então o solo pode ser definido como estrutural (fino-protuberante). Cada pedaço de solo contém partículas de areia e argila, unidas por húmus, e é difícil de lavar com água. Vantagens do solo:
- contém ar suficiente para as raízes “respirarem”;
- os microrganismos desenvolvem-se bem no solo estrutural;
- a presença de sais minerais, facilmente solúveis em água, proporciona nutrição às plantas;
- o solo absorve livremente o líquido durante o derretimento da neve ou precipitação e retém a umidade por muito tempo.
O solo estruturado é ideal para a agricultura. A cobertura vegetal e as raízes das plantas contribuem simultaneamente para a estruturação do solo. Mas podem ser identificados vários fatores que pioram a qualidade do solo: calor e geadas, as plantas ressecam o solo e selecionam substâncias úteis, equipamentos pesados compactam as camadas, destruindo pequenos e grandes poros de terra.
Métodos comuns de restauração da estrutura do solo: preparo mínimo (método sem aiveca), afrouxamento superficial, distribuição de resíduos vegetais pela superfície.
Qual é a diferença?
Em primeiro lugar, a diferença entre solo sem estrutura e solo estruturado está na quantidade de esforço que deve ser despendido no seu cultivo:
- o solo estrutural é formado em pedaços separados, grandes ou pequenos. Cada caroço tem uma coerência separada devido à gravidade, raízes de plantas entrelaçadas e húmus. Como o solo não é uniformemente coeso, é fácil de escavar. Os principais esforços devem ser despendidos na quebra das raízes das plantas;
- Ao cultivar solo sem estrutura, esforços significativos devem ser despendidos para superar a coesão e quebrar os restos das raízes das plantas. A peculiaridade do solo não estrutural é que quanto maior a coesão, mais difícil é o seu processamento. Para desenterrar um chernozem sem estrutura, em comparação com um estruturado, você precisará despender 40-45 vezes mais esforço.
Os solos também diferem na sua aptidão para a agricultura. É claro que em uma camada superficial solta e fertilizada, bem ventilada e umedecida, as plantas frutificarão melhor e exigirão menos atenção.
Várias medidas ajudarão a melhorar a qualidade dos terrenos sem estrutura. Em primeiro lugar, a composição do solo é alterada (o solo arenoso é enriquecido com argila, o chernozem e o chernozem pegajoso é “diluído” com areia). Mas qualquer solo precisa ser enriquecido periodicamente com aditivos orgânicos e fertilizantes minerais.
Jardineiros experientes recomendam aplicar cobertura morta em todos os canteiros. Via de regra, a cobertura morta cria condições favoráveis não apenas para o crescimento das plantas, mas também para o desenvolvimento de microrganismos e vermes do solo. Graças à sua atividade vital, a estrutura da terra melhora e a fertilidade aumenta.