Os pesticidas utilizados na agricultura pertencem a diferentes classes de produtos químicos. Consideremos as propriedades físico-químicas dos AOCs - compostos organoclorados, seu efeito sobre as pragas, quais produtos contêm, como usar de acordo com as instruções, como trabalhar de acordo com os cuidados. Compatibilidade, termos e condições de armazenamento, análogos de substâncias.
Características físico-químicas
Os COSs possuem excelente resistência química a fatores ambientais negativos (temperatura, radiação ultravioleta, umidade).Os compostos de cloro lideraram o volume de produção e o uso extensivo na agricultura até a década de 1980. Os principais medicamentos eram o DDT e o HCH, mas depois de algum tempo, devido ao uso prolongado, tornaram-se fontes de poluição ambiental com compostos residuais.
Os compostos organoclorados são pouco solúveis em água e solúveis em substâncias orgânicas, incluindo gorduras. Algumas substâncias são voláteis.
Efeito em organismos prejudiciais
Uma vez em insetos e organismos, os organoclorados são convertidos em outras substâncias de acordo com 3 esquemas:
- formam-se produtos levemente tóxicos;
- como resultado, formam-se epóxidos e outros metabólitos tóxicos;
- hidrolisa em compostos solúveis em água que são facilmente excretados do corpo.
As propriedades e a seletividade das substâncias dependem de como ocorre a transformação dos COCs.
Os pesticidas organoclorados são predominantemente de ação de contato, sendo observada a amplitude do espectro de exposição e a duração do efeito protetor. As substâncias ativas do COS atuam no sistema nervoso central das pragas e interferem na passagem normal dos sinais nervosos. Os insetos morrem de superexcitação e subsequente paralisia; o processo de morte não é rápido e pode durar até uma semana.
Com o uso prolongado ou sistemático de pesticidas químicos, os insetos tornam-se resistentes aos produtos químicos e surgem gerações imunes a eles.
Que drogas ele contém?
O hexaclorano é uma toxina e fumigante intestinal de contato forte, sistêmico. As preparações que o contêm são utilizadas para controlar pragas em hortaliças, culturas industriais e frutíferas.
O DDT foi usado anteriormente, inclusive em combinação com outros compostos ativos, na agricultura - para o controle eficaz de pragas de insetos, incluindo aqueles que vivem em estoques, e para a destruição de vetores de patógenos. Disponível na forma de 5,5% e 10% de pó, 30% e 50% de pó, 20% de emulsão de óleo concentrado, 50% de emulsão de pasta e bombas de fumaça.
Instruções de uso
Os organoclorados já eram líderes entre os agrotóxicos, os medicamentos eram utilizados como agentes inseticidas, acaricidas e fungicidas com efeito potente e garantido. As preparações foram utilizadas em grãos e leguminosas, hortaliças e culturas industriais, em frutas e vinhedos e em plantações florestais. HOS também foram utilizados para tratamento veterinário e médico de animais e instalações contra zooparasitas. Devido à sua toxicidade, o uso do DDT é proibido como pesticida.
Medidas de precaução
Os medicamentos COS são altamente tóxicos para pessoas, animais, insetos e se acumulam nas águas subterrâneas e nas frutas. Pessoas com roupas especiais devem trabalhar com os produtos, devem usar respirador grosso com filtro ou máscara de gás.
Depois de trabalhar com COS, é necessário tirar a roupa e lavar as mãos e o rosto, enxaguar a solução se acidentalmente entrar em contato com a pele, olhos ou boca. Se forem detectados sintomas de intoxicação, é necessário enxaguar, se isso não ajudar e o quadro só piorar, consulte um médico.
Com o que é compatível?
Recomenda-se o uso de preparações COS isoladas, sem misturá-las com agrotóxicos.Eles são ativos por si só e têm um efeito pronunciado, portanto não precisam potencializar o efeito com nenhum medicamento. Caso seja necessário utilizar o produto, este deverá ser tratado algum tempo após a aplicação do organoclorado.
Condições e períodos de armazenamento
Para que os HOCs permaneçam estáveis, eles devem ser armazenados corretamente. Os medicamentos podem decompor-se durante o armazenamento a longo prazo. Isso ocorre sob a influência da radiação ultravioleta e do calor. E também em contato com metais, oxigênio, umidade, ácidos e sais metálicos. Portanto, é importante armazenar pesticidas químicos em condições estáveis, em armazéns especialmente concebidos para pesticidas e fertilizantes. Alimentos, medicamentos, rações para animais e produtos domésticos não devem ser armazenados perto destas substâncias. É importante que os animais e as crianças não sejam expostos a pesticidas que possam ser tóxicos para eles.
Análogos do produto
Análogos de HCH (hexaclorano): Lindatox, Lindaram, Gamatox, Agrisert, VNS, Lindane. Análogos do DDT: “Metoxiclor”, “DDD”, “Pertan”, “DFDT”.
Os organoclorados estabeleceram-se há muito tempo como um complexo de preparações úteis e eficazes para o controlo de pragas para utilização na agricultura. Tem um efeito multidirecional e pode destruir grama, insetos e ácaros em muitos tipos de plantas cultivadas. Tem um efeito rápido e poderoso e um efeito duradouro. Os produtos HOS foram utilizados não apenas em campos e jardins, mas também para tratar animais infectados com parasitas e para limpar ambientes de insetos.
Apesar da sua eficácia, os COCs também são altamente tóxicos, inseguros para os organismos vivos e podem ser encontrados nas plantas, no solo e especialmente na água. Por causa disso, em muitos países o seu uso é limitado ou completamente proibido.Ao trabalhar com substâncias químicas, você deve seguir regras rígidas de segurança, trabalhar apenas com roupas de proteção e equipamentos especiais.