O clorpirifós é um elemento químico encontrado em muitos pesticidas. É usado ativamente na agricultura e na vida cotidiana. A substância lida com sucesso com vários insetos nocivos. Se necessário, o produto pode ser misturado com outros princípios ativos. Para evitar efeitos tóxicos nas pessoas, é importante seguir rigorosamente as instruções.
Propriedades físicas e químicas
O clorpirifós em sua forma pura aparece como cristais brancos. O produto é estável em ambientes ácidos e neutros.Ao mesmo tempo, desintegra-se rapidamente sob a influência de álcalis.
As principais características físicas do produto incluem:
- pressão do vapor – 1,9∙10-5 milímetros de mercúrio;
- ponto de fusão – 41,5-43,5 graus;
- peso molecular – 350,6.
Os indicadores de solubilidade variam dependendo do líquido:
- em água a uma temperatura de 25 graus – 2 miligramas por 1 litro;
- em benzeno – 7.900 gramas por 1 quilograma;
- em acetona – 6.500 gramas por 1 quilograma;
- em etanol – 630 gramas por 1 quilograma;
- em xileno – 4.000 gramas por 1 quilograma.
Efeito sobre mecanismos prejudiciais
Quando os parasitas entram no corpo, o clorpirifós fosforila vários substratos. Um deles é considerado uma enzima proteica presente nos tecidos nervosos. É chamado de acetilcolinesterase. Esta substância desempenha um papel importante na transmissão dos impulsos nervosos.
O componente ativo pertence à categoria das hidrolases de ésteres de ácido carboxílico. Está predominantemente localizado na membrana pós-sináptica da sinapse e faz parte da membrana do axônio.
Como resultado, desenvolvem-se convulsões, transformando-se em paralisia. Quando o clorpirifós entra no corpo do inseto através do sistema respiratório, estômago ou tegumento, a atividade da acetilcolinesterase diminui. O produto permite que você se livre dos percevejos. Também ajuda contra formigas e baratas.
O clorpirifós é considerado mais persistente que outros elementos organofosforados. Portanto, apresenta um efeito intestinal perceptível. Quanto mais tempo a substância permanecer ativa, mais eficaz será contra pragas roedoras. A duração do efeito do produto chega a 40-70 dias. A substância permanece no solo por 60-120 dias. Há também informações de que o componente ativo pode permanecer estável no solo por 2 anos.
Com o uso sistemático de produtos à base de clorpirifós, desenvolve-se resistência de grupo a ele em alguns tipos de parasitas.
Os melhores medicamentos à base de clorpipifos
A substância está presente nos seguintes pesticidas utilizados na agricultura:
- "Nurbel";
- "Durban";
- "Nurimet";
- "Velejar".
As seguintes substâncias são geralmente usadas na vida cotidiana:
- "Sinuzan";
- "Maxifós";
- "Xulat";
- "Sicloro."
Regras de aplicação
Ao usar medicamentos à base desta substância, é importante seguir as instruções. Recomenda-se levar em consideração o tipo de cultivo que está sendo processado:
- Colza de inverno. É melhor realizar o processamento no outono. O produto ajudará a destruir larvas de lagarta do repolho, mariposas e outros parasitas. Na primavera, a composição é aplicada antes da formação dos botões.
- Plantas de grãos de inverno. Nesse caso, vale a pena utilizar o produto no outono e início da primavera. Ajuda a lidar com as larvas do besouro moído. Vale a pena finalizar o processamento no momento em que a orelha emerge.
- Ervilhas. A droga ajuda a destruir gorgulhos e bruchus da beterraba cinzenta. Deve ser utilizado na fase de brotação.
- Girassol. O produto é usado para destruir larvas de lagartas e pulgões de inverno.
- Milho. A composição lida com sucesso com as larvas da traça do milho e da lagarta do algodão.A substância deve ser usada antes do início da floração.
Precauções de segurança e danos aos seres humanos
Na sua forma pura, o clorpirifós pertence à segunda classe de perigo. As preparações à base desta substância pertencem ao segundo ou terceiro nível de toxicidade.
Em caso de envenenamento, existe o risco de dores abdominais e visão turva. Em caso de intoxicação intestinal, é necessário beber vários comprimidos de carvão ativado e induzir o vômito. Depois disso, você precisa consultar um médico. O antídoto para o clorpirifós é o sulfato de atropina.
Se a substância entrar em contato com a pele, a área afetada deve ser limpa com um algodão umedecido em solução alcoólica. Se a composição entrar em contato com os olhos, eles devem ser bem enxaguados.
O clorpirifós é um remédio eficaz que ajuda a controlar vários insetos. Para que o medicamento à base da substância funcione, é necessário seguir rigorosamente as instruções.