Na agricultura, são utilizadas preparações especiais que protegem as plantas cultivadas de pragas de roedores. Algumas delas são iscas de grãos que, após serem consumidas, destroem a praga. Consideremos a composição e forma de liberação do "Baktorodencid", finalidade e princípio de ação, dosagem e modo de aplicação. Quais medidas de segurança são necessárias ao trabalhar com o medicamento, com quais produtos ele é compatível, como armazená-lo e o que pode ser substituído.
Composição e forma preparativa de "Baktorodencid"
Este produto bacteriano é produzido pela Bioformatek LLC e é classificado como pesticida e rodenticida. O componente ativo é a bactéria Salmonella, o medicamento é liberado em forma de isca. 1 g da droga contém 2,5-3 bilhões de bactérias. No “Bactorodenside” seco, com o tempo, a virulência dos microrganismos não só não diminui, mas aumenta.
Em que casos é usado?
Projetado para proteger plantas cultivadas de ratos e roedores semelhantes a ratos. “Bactorodencid” é seguro para outros animais e humanos. Após o uso, o produto causa morte em massa de roedores devido a uma epidemia de salmonelose. A morte dos animais ocorre se comerem apenas 2 grãos. O produto pode ser usado pronto.
Mecanismo de ação
A doença começa a se desenvolver no corpo dos ratos, a salmonela afeta os órgãos internos e as pragas morrem em 7 a 15 dias. Animais doentes infectam animais saudáveis através do contato.
Doses e modo de administração
O “Baktorodencid”, segundo as instruções, pode ser usado durante todo o ano, mesmo no inverno, em temperaturas de até -25 graus. Mas a melhor época para usá-lo é no outono-inverno e no início da primavera. A taxa de aplicação depende do número esperado de roedores no local e da sua pertença a uma espécie específica. Com um número moderado de animais por 1 hectare de terra, são consumidos 1-1,5 kg da droga. Se houver muitos roedores, a norma aumenta para 2-2,5 kg por hectare.
Pilhas de feno e palha são cercadas com iscas em toda a circunferência. A isca é colocada em papel grosso.Dentro de casa, por exemplo, em um armazém, o medicamento é disposto em 4 pontos por 100 metros quadrados. m, adicione isca à medida que é comida.
Precauções de segurança
"Baktorodencid" é economicamente benéfico porque é usado de forma muito econômica. É 80-90% eficaz, destrói ratos e roedores semelhantes a ratos sem prejudicar outros animais. Seguro para plantas, insetos, mamíferos. Não foi detectada resistência ao medicamento. Não pode ser usado em áreas de corpos d'água.
O medicamento pertence a produtos agrícolas com classe de toxicidade 3 para humanos, definida como pouco tóxica. Ao trabalhar com iscas, você deve seguir as precauções de segurança. Use roupas de proteção, trabalhe com luvas, respirador e óculos de proteção. Não os remova até que o trabalho esteja concluído. Não beba, não coma, não fume. Após a conclusão do trabalho, lave bem as mãos e o rosto com água morna e sabão. Em caso de intoxicação, caso ocorra, realizar lavagem gástrica.
Compatibilidade
O sabor e o cheiro dos agrotóxicos podem reduzir a quantidade do produto ingerido pelos roedores-praga, portanto, deve-se manter um intervalo de pelo menos 2 semanas entre os tratamentos com os diferentes agentes.
Recursos de armazenamento
O “Bactorodencid” é armazenado por no máximo 1 ano, o tempo de armazenamento depende da umidade e da temperatura do ambiente. Quanto mais baixa a temperatura e mais seco o grão, mais tempo ele pode ser conservado.
Não deve haver alimentos ou rações para animais, medicamentos ou produtos químicos domésticos perto do exterminador de roedores. É necessário restringir o acesso ao armazém de crianças e animais. Ao final do prazo de validade, o medicamento é descartado.
O que pode ser substituído?
Não existem análogos do Baktorodencid contendo salmonela para a agricultura.Para uso doméstico e sanitário, é utilizado Denisyuk. A isca funciona de forma semelhante à ferramenta principal.
“Bactorodencid” é uma isca de grãos contra camundongos e ratos. Pode ser usado para cultivar campos, pastagens, palheiros e palha. Pode ser utilizado em ambientes internos, em armazéns. A isca é totalmente segura para humanos e animais de estimação. Destrói roedores parecidos com ratos, infectando-os com salmonelose. A morte dos animais é garantida dentro de 1-2 semanas. A droga mantém o número de pragas em um nível mínimo e ajuda a proteger a cultura contra danos.