Recentemente, os jardineiros ficaram interessados em plantar árvores exóticas. Eles também estão envolvidos na propagação do pêssego de jardim. As frutas têm excelente sabor. Eles são cultivados por sementes e métodos vegetativos: estacas, estratificação, enxertia. Cada método tem lados positivos e negativos. Com pouca experiência, os jardineiros, pelo método da enxertia, melhoram o sabor e obtêm vários frutos de uma mesma árvore.
Características da criação de pêssegos
O pêssego é uma planta que gosta de calor. O local de plantio foi escolhido para ser ensolarado e protegido dos ventos do norte.A cultura adora solos bem drenados e não tolera solos encharcados e acidificados. Na hora de escolher uma muda, a região é levada em consideração. As árvores enraízam-se melhor na área onde são cultivadas.
Os pêssegos são plantados na primavera e no outono. Nas regiões quentes, as mudas são plantadas no outono. O sistema radicular é aparado, a parte aérea não é tocada. A planta consegue se adaptar antes do início das geadas. Na primavera eles começam a crescer ativamente. Se o plantio foi feito na primavera, use material respirável e proteja-o dos raios solares escaldantes. O solo é mantido úmido.
O plantio de primavera é realizado em áreas com primavera longa. A terra precisa aquecer. A temperatura ideal é de 12 a 15 graus. O topo das mudas é cortado em 80 centímetros, os brotos laterais são aparados em 1/3 e o sistema radicular é aparado.
Após o plantio, os pêssegos precisam de cuidados: rega, adubação, formação de copa, poda sanitária. Também luta contra doenças e pragas. Para fins de proteção, são tomadas medidas preventivas.
Métodos de propagação de pêssego
Os pessegueiros são propagados por sementes, vegetativamente: por alporquia, enxertia, estacas de pêssego em pomar.
Método de semente
O material de plantio é retirado recém-colhido. A germinação das sementes dura 1 ano. Ao semear na primavera, a estratificação das sementes é necessária por 3 meses.
O caroço do pêssego é mergulhado em água. A solução é alterada todos os dias. Após 5 dias, a semente é liberada da casca e plantada em terreno aberto a uma distância de 10 centímetros da cerca, profundidade - 7. O solo é desenterrado e fertilizado antes do plantio. As plantações são cobertas por uma camada de grama.
Os brotos aparecerão na primavera. Ao longo da temporada, as mudas são regadas e alimentadas periodicamente, as ervas daninhas são removidas e as doenças e pragas são controladas. A planta jovem se estende por 1,5 metros durante o verão e aparecem brotos laterais.
No outono, as mudas são transplantadas para um local permanente. Prepare uma cova de 40x40x40 centímetros. O guia de tamanho é o sistema radicular da muda. Uma placa plana é inserida no buraco. Usado como proteção contra queimaduras.
O fundo é coberto por uma camada de drenagem (15 centímetros): areia, brita. Uma camada de solo fértil é colocada por cima. Endireite a raiz, polvilhe o tronco até 2/3 da profundidade. Entornar água. Assim que o líquido penetra no solo, o tronco é borrifado com a próxima camada. O colo da raiz deve sobressair 3-4 centímetros acima do nível do solo. O arbusto é regado novamente e coberto com uma camada de cobertura morta. Com o método da semente, os frutos aparecerão em 5 a 6 anos.
Estacas
A propagação do pêssego é feita a partir de estacas verdes lignificadas. Os ramos são colhidos pela manhã, em dias nublados. As mudas verdes são colocadas imediatamente na água. Para garantir o sucesso do enraizamento, use um estimulador de formação de raízes: mel, Heteroauxina, ácido succínico.
Ramos com 3-4 folhas são plantados no substrato para que fiquem em pé. As folhas são cortadas ao meio. Cubra as mudas com potes. As mudas são plantadas em casa. Para um enraizamento bem-sucedido é necessário realizar as seguintes ações:
- manter em local bem iluminado, proteger da luz solar direta;
- manter a temperatura do solo entre 18 e 25 graus;
- manter a umidade. Para fazer isso, coloque água na panela. Assim que ocorre o enraizamento, a quantidade de água na panela é reduzida. O aparecimento de novas folhas será um sinal de que as mudas criaram raízes;
- ventile periodicamente os cortes;
- mantenha o substrato úmido, mas não molhado.
Após o enraizamento, os recipientes são levados para o jardim e enterrados no solo. O local de plantio deve ser sombreado ou “a céu aberto”. As mudas são regadas conforme necessário.Após 30 dias, eles retiram com um torrão de terra e plantam em local permanente. O local de plantio é preparado com antecedência: é desenterrado e adicionado adubo orgânico.
Vacinação
Um resultado positivo da propagação por enxertia é obtido se certos requisitos forem atendidos:
- levar em consideração a compatibilidade do porta-enxerto e da copa;
- a temperatura do ar não cai abaixo de +5 graus durante a vacinação;
- selecionar o tempo de maturação do porta-enxerto e da copa;
- O porta-enxerto deve estar em estado de fluxo de seiva antes da enxertia, a copa, ao contrário, deve estar em repouso.
Ameixa selvagem e cereja de feltro são escolhidas como porta-enxerto. Mudas para porta-enxerto são adequadas com 1 a 2 anos de idade. As estacas são colhidas no outono, com 35-40 centímetros de comprimento e 2-3 botões. A parte inferior fica imersa em água e areia até a primavera. Local de armazenamento: cave.
O sucesso da enxertia depende do corte oblíquo. O vapor é cortado em ângulo. Não pode ser corrigido. Para fazer isso, prepare uma faca afiada. O comprimento deve ser três vezes o diâmetro das estacas. A copa e o porta-enxerto são conectados e envoltos em filme plástico.
Após 30 dias, o galho é cortado acima do enxerto. O procedimento estimula o crescimento dos rins. Assim que o corte atingir 20 centímetros, o curativo é retirado.
Camadas de ar
Para propagar o pêssego no campo por alporquia, escolha um galho forte. Idade – 2-3 anos, espessura – cerca de um lápis. Uma amostra meio lignificada é selecionada. No galho selecionado, uma camada de casca é cortada em forma de anel. Os botões das frutas acima do corte são removidos. Coloque a garrafa de cabeça para baixo. Despeje o substrato: musgo, serragem, terra. A incisão é colocada a um terço do fundo do frasco. A estrutura é protegida com meios improvisados.
Você deve monitorar a importância do substrato e regá-lo periodicamente.Assim que aparecem as raízes, a estrutura é desmontada e o pêssego transplantado para um local definitivo.
Qual método devo escolher?
A propagação do pêssego por semente não requer nenhuma habilidade especial. As árvores crescem resistentes e são resistentes a doenças. Desvantagem - nem sempre herdam características maternas, a colheita ocorrerá em 5 a 6 anos.
Quando retirados de mudas, os pêssegos começam a frutificar mais cedo (2 a 3 anos) e mantêm suas características maternas. A desvantagem são os rigorosos requisitos de cultivo.
A enxertia aumenta o rendimento, melhora a qualidade e aumenta o tamanho dos frutos. Uma árvore produz diferentes tipos e frutos. Variedades raras também são preservadas. A desvantagem são as altas exigências para seleção de copa e porta-enxerto.
O método de estratificação permite obter frutos em 3-4 anos e não requer habilidades especiais.
A escolha do método de propagação é influenciada por fatores: preservação das características maternas, obtenção de colheita rápida, cultivo de várias espécies em uma mesma árvore, excelente sabor.
Quais variedades devem ser propagadas?
É dada preferência às variedades zoneadas.
- Na Rússia central, as variedades Belgorod e Dnieper são famosas.
- Nas regiões do sul, a variedade Juicy, Reliable, White criou raízes.
- Entre as variedades de maturação precoce, as árvores baixas e extensas são populares: White Swan, Redhaven.
- Variedades de meia temporada: Collins, Zolotaya Moskva, Sibiryak, Kremlevsky.
- Entre os pêssegos colunares propagam-se as variedades Golden Triumph e Anniversary of the Capital.