Todo apicultor sabe que a eclosão da rainha é considerada um elemento importante para manter a viabilidade do apiário e o desenvolvimento das abelhas. Isso ocorre porque a principal função da abelha rainha é botar ovos. As abelhas operárias estão empenhadas na criação da abelha rainha no caso de sua perda, na preparação para a enxameação ou no caso de um turno silencioso. Isso pode ser feito por meios naturais ou artificiais.
O que é uma abelha rainha?
A abelha rainha é a mãe de todas as abelhas que vivem na colméia. Em condições naturais, sua vida útil pode chegar a 8 anos. Porém, na apicultura, a rainha precisa ser substituída a cada 2 anos. Isso se deve ao fato de que é nesse período que ocorre a semeadura ativa dos ovos. Posteriormente, a reprodução diminui.
A abelha rainha difere das outras operárias em forma e tamanho. A rainha é caracterizada por um corpo alongado, que atinge de 2 a 2,5 centímetros. O abdômen do inseto se projeta além das asas. No final há um ferrão, que serve para proteção de outras abelhas rainhas.
A rainha é caracterizada por olhos menores. O peso e as dimensões dependem da raça. É importante notar também que os úteros podem ser férteis ou inférteis. As primeiras realizam a semeadura com abelhas operárias e as segundas com zangões.
Quando as rainhas devem ser criadas?
Recomenda-se criar rainhas na primavera e no início do verão. Não é recomendado criar tais indivíduos no final da temporada. Isso só pode ser feito nas regiões do sul, que apresentam boa colheita de outono.
Regras para escolher e preparar uma família
Antes de criar o útero, é necessário selecionar a família parental. As características da prole dependem disso. Os principais critérios de seleção incluem o seguinte:
- Produtividade do mel. Este parâmetro é considerado básico do ponto de vista de todo apicultor.
- O poder da família. Deve permanecer estável ao longo do ano.
- Resistência ao gelo.
- Forte imunidade e resistência a patologias.
Recomenda-se iniciar os trabalhos preparatórios 1 ano antes da criação pretendida dos indivíduos. Isso permite aumentar a força das colônias de abelhas que passam o inverno.Além disso, antes do início do frio, é importante realizar uma série de medidas preventivas:
- Avalie a qualidade do mel.
- Tome medidas para prevenir a narizmatose. Isso requer limpeza e desinfecção da colmeia. O uso de alimentação estimulante também é importante.
- Forneça às abelhas alimentos que não cristalizem.
Com a chegada da primavera, as jovens abelhas rainhas só podem nascer depois de substituir completamente os insetos que hibernaram por novas abelhas que acabaram de nascer. Esse processo termina nos primeiros dez dias de maio.
Se quiser iniciar a criação mais cedo, é recomendável estimular os insetos com alimentação com proteínas e carboidratos. Otimizar as condições de vida na colmeia não é de pouca importância. Precisa ser isolado e protegido do vento.
Métodos para criar rainhas
Todos os métodos de criação de novas rainhas são divididos em 2 grandes categorias - naturais e artificiais. Cada um deles possui características próprias.
Natural
A maneira mais fácil de criar abelhas rainhas é naturalmente. Isso requer que a colônia entre em um estado de enxameação. Se você criar condições confortáveis para isso na colméia, o processo será significativamente acelerado. Neste caso, devem ser colocados 3 quadros com cria na colmeia e a entrada deve ser coberta. É importante garantir que não haja quadros sem ninhada.
Então você precisa aguardar a colocação das células reais. Depois disso é necessário formar camadas sobre eles e sobre os novos quadros. Vale ressaltar que não será possível prever corretamente a postura das realeiras, o que é considerado a principal desvantagem desse método.
Outro método natural de criação são as abelhas-rainhas fistulosas. A principal vantagem deste método é a obtenção de insetos no prazo necessário. Este método é agora muito popular entre os apicultores.Para implementá-lo, os insetos devem ser forçados a colocar células-rainha fistulosas.
Requer sacudir as abelhas de vários quadros. Como resultado, você poderá obter uma camada pronta que precisa ser colocada em uma colmeia permanente.
As abelhas sem rainha de uma colmeia anterior devem colocar realeiras fistulosas. Nesse caso, você precisa ter certeza de que eles estão apenas em larvas maduras ou cortá-las. Este método permite obter rainhas de maior qualidade.
Artificial
Os métodos artificiais são considerados bastante simples. Portanto, qualquer um deles é adequado até mesmo para um apicultor novato. Para fazer isso, você precisa selecionar um quadro com ninhadas jovens e ovos da família mais forte. Então você precisa fazer um buraco no topo. Seu tamanho deve ser de 3 por 4 centímetros. Todas as paredes inferiores do corte devem ser removidas. Como resultado, vale a pena deixar 2 larvas.
A moldura deve ser instalada no ninho de uma colônia sem rainha. Depois de alguns dias, você pode verificar a colocação das células reais. Quando as abelhas tiverem posto a quantidade necessária, recomenda-se cortar as rainhas fistulosas. Se não houver realeiras, então há uma rainha na colméia, mas há algo errado com ela.
O segundo método é usado em casa se você quiser obter de 5 a 10 insetos de uma vez. Nesse caso, você precisa colocar a abelha rainha em uma família forte. Deve ser colocado em um isolador de dois quadros. Lá você também precisa inserir uma moldura com ninhada madura e uma moldura com células. O topo da estrutura deve ser coberto com molduras. Recomenda-se instalar o isolador novamente na colônia, colocando-o entre as armações e a cria.
Depois de alguns dias, pode-se proceder à formação do núcleo. Inclui 3 molduras - com mel, ração seca e ninhada. Então você precisa adicionar insetos de vários quadros e instalar uma rainha do isolador.
Depois disso, recomenda-se levar para dentro de casa a moldura com ninhada fresca e cortar a parte inferior do início do aparecimento das larvas. A moldura pode então ser instalada de volta na família da qual a rainha foi removida. Depois de alguns dias, resta verificar o botão e remover as células-rainhas fistulosas. 2 dias antes do aparecimento das abelhas rainhas, vale a pena retirar as células rainhas cortando tiras e colocando-as novamente para amadurecer. Após a liberação dos indivíduos maternos, é necessário alocá-los em núcleos.
Estágios, ciclo, momento do desenvolvimento uterino
A remoção do útero é caracterizada pelas seguintes etapas:
- no 7º dia a cela da rainha é selada;
- no 16º dia surge um indivíduo estéril;
- após 3-5 dias de permanência na colmeia, ocorre a fuga;
- uma semana depois ocorre a fuga nupcial;
- após 2 semanas é possível determinar a qualidade do útero.
O tempo de desenvolvimento das abelhas depende do microclima da casa, do clima e da força da colônia. Portanto, o útero pode sair um dia antes ou mais tarde. O tempo geral de eclosão de uma abelha rainha pode variar de 26 a 30 dias ou até mais.
Como remover uma rainha sem larva?
Para iniciantes, você pode usar o método de remoção da rainha sem transferir as larvas. Para fazer isso, você precisa escolher uma colônia de abelhas forte. Em seguida, instale um isolador no centro do corpo onde ocorrerá a postura dos ovos. Se não houver isolador, é permitido usar favo de mel. Quando as larvas aparecem nos favos de mel, elas podem ser plantadas nas camadas preparadas.
Então você precisa fazer o seguinte:
- Após 6 horas, é necessário pegar o favo de mel com os ovos e retirá-lo da colmeia.
- Usando uma faca aquecida, corte uma tira com os ovos postos.
- De um lado, corte na metade da altura. Como resultado, de 3 células, 1 permanecerá.
- Nas células restantes com larvas, alargue cuidadosamente os buracos. As células rainha serão construídas aqui.
- Anexe a tira preparada a uma moldura de favo de mel vazia.
- Faça um furo com no máximo 5 centímetros de tamanho.
- Cole a tira com cera derretida e faça furos. Seu número é selecionado dependendo do número necessário de rainhas.
Crescendo a rainha
A abelha rainha é criada onde as larvas são selecionadas. Neste caso, a moldura deve ser colocada no local onde foi retirada. As abelhas operárias vão se acumular aqui e controlar o pedido, a entrega do leite e a construção da realeza. Isso permite que as famílias se tornem educadoras. Antes da rainha emergir, a célula da rainha deve ser cortada e colocada no núcleo.
A reprodução das abelhas rainhas pode ser realizada de diversas maneiras - naturais ou artificiais. Eles têm seus prós e contras, o que permite a cada apicultor escolher a melhor opção.