Os apicultores iniciantes geralmente estão interessados em saber por onde começar neste negócio. Uma das questões mais importantes e significativas é a escolha do projeto dos apicultores. Hoje, as colmeias Vladimir são consideradas uma opção muito popular e conveniente. Eles são frequentemente usados nos estágios iniciais de construção de seu apiário. Tais estruturas são caracterizadas por certos prós e contras.
História de origem
A história desta colmeia começa no século XIX. Foi durante esse período que os apicultores começaram a mudar ativamente dos decks para os frames. A colmeia Vladimir foi concluída apenas em 2014. Isso foi feito por Andrey Yakimov.O apicultor melhorou a cama clássica e aumentou o número de armações de 24 para 32.
Em vez de torneiras com fenda, ele sugeriu fazer torneiras redondas e colocá-las em uma fileira. Como resultado, 5 a 9 furos começaram a ser usados ao longo de todo o comprimento. Esta abordagem permite intervir na vida das abelhas com perdas mínimas.
As colmeias Vladimir são feitas de madeira macia. Isso ajuda a reter o calor no interior. Na maioria das vezes, essas estruturas são feitas de choupo, amieiro, salgueiro e tília. O telhado pode ser inclinado, em empena ou plano.
Prós e contras da colmeia Vladimir
Este tipo de colmeia não requer muita atenção. Portanto, pode ser utilizado por iniciantes ou pessoas que não têm muito tempo para cuidar das abelhas e do apiário. As principais vantagens de uma espreguiçadeira colmeia incluem o seguinte:
- Fácil de usar. Isto é devido às características de design da colmeia.
- Conseguindo muito mel.
- Excelente sistema de aquecimento.
- Segurança do processo de coleta de mel.
- Possibilidade de utilização de molduras grandes.
- Não há necessidade de alimentar as abelhas. Além disso, não há necessidade de construir um omshanik - uma estrutura especial isolada para insetos no inverno.
Apesar do grande número de vantagens, o design também apresenta uma série de desvantagens. Portanto, muitos apicultores se recusam a usar essas colmeias e preferem outros métodos de criação de insetos.
A principal desvantagem do projeto é considerada a má ventilação das casas. Esta desvantagem está associada à presença de um espaço relativamente pequeno na subestrutura. Portanto, as colmeias devem ser equipadas com dispositivos de ventilação na tampa. Isso garantirá um fluxo total de ar para a colônia de abelhas.
Outras desvantagens incluem o seguinte:
- Dimensões do projeto.Por causa disso, é necessário alocar mais espaço dentro de casa para o inverno.
- Impossibilidade de expansão da colmeia. Se a colmeia for feita com 32 molduras, não será possível utilizar mais elementos desse tipo.
- A necessidade de bombeamento mais frequente do mel. Isto também se deve ao espaço limitado. O design das colmeias Vladimir não permite a construção de níveis adicionais.
Recursos de uso
O uso das colmeias Vladimir é perfeito para famílias em crescimento. Tudo se resume à divisão oportuna da colméia em várias partes, instalando partições. Assim, para fortalecer a colônia de abelhas, uma divisória é colocada na colmeia. Isso ajuda a forçar as abelhas sem rainha a criar uma para si. Graças ao uso de duas rainhas, é possível aumentar rapidamente a força da família.
Antes da coleta principal do mel, a divisória deve ser removida. No entanto, primeiro é importante certificar-se de que o útero antigo ainda é bastante jovem. Também é necessário capturar uma jovem rainha para encontrar uma nova família para ela. Se isso não for feito, uma rainha será destruída ou ambas morrerão.
Auto-montagem
Para construir a colmeia Vladimir, são utilizadas espécies de madeira macia - salgueiro, pinheiro, abeto, abeto, choupo. Esses tipos de materiais retêm bem o calor e são resistentes à umidade e ao sol.
Vale a pena usar as seguintes ferramentas:
- grampeador para confecção de molduras;
- serra;
- Máquina para trabalhar madeira;
- avião, roteador, quebra-cabeças;
- furar;
- chaves de fenda e martelos;
- Chave de fenda;
- parafusos e parafusos auto-roscantes;
- cola marcada com D-4.
A colmeia Vladimir é montada usando tecnologia de moldura. Primeiro você precisa fazer 6 escudos para as paredes, tampa e fundo. Eles precisam ser colocados em uma moldura acabada. Para montar as paredes, são necessárias 4 barras de 450 milímetros.
Ao terminar, cada escudo deverá ter 10 centímetros de espessura. Se necessário, é permitido aumentá-la, mas neste caso a massa da colmeia aumentará significativamente.
Recomenda-se conectar a tampa ao corpo por meio de dobradiças. Deve inclinar-se para trás para não interferir no trabalho do apicultor. Na parede frontal vale a pena fazer furos com diâmetro de 50 milímetros.
Conselhos de apicultores experientes
Para tornar a apicultura um negócio de sucesso, você deve seguir as seguintes regras:
- Primeiro você precisa comprar insetos. Eles podem ser encomendados em pacote ou adquiridos de um apicultor. Na hora de escolher uma raça, deve-se dar preferência às opções não híbridas. Você mesmo pode criá-los.
- Certifique-se de adquirir o equipamento necessário. Isso exigirá uma rede de proteção ou traje completo. Também vale a pena usar um fumante. Além disso, é necessário levar um clipe para pegar a rainha e pincéis para as abelhas.
- Compre um extrator de mel. É necessário para produção em larga escala. Se a fazenda consistir em 1-3 colmeias, não há necessidade de tal dispositivo.
As colmeias Vladimir são consideradas dispositivos bastante convenientes e com muitas vantagens. São fáceis de usar e permitem coletar muito mel. No entanto, ao construir tal estrutura, é importante levar em consideração uma série de recomendações.