Setembro é considerado um período importante do ano na vida de todo apicultor. Este mês marca o último vôo das abelhas. Isso ocorre por volta dos anos vinte. Neste ponto, é importante que o apicultor realize todas as atividades necessárias e permita que as abelhas se preparem para a estação fria de setembro. Nesse período, vale fiscalizar as famílias, alimentá-las e finalizar a formação dos ninhos.
O que fazer com as abelhas em setembro
O cuidado das abelhas no outono é de grande importância. Com a chegada de setembro, os apicultores precisam realizar uma série de atividades que os ajudarão na adaptação ao inverno.
Inspeção de colônias de abelhas
O trabalho de outono no apiário deve incluir a inspeção das colônias de abelhas. Recomenda-se que este procedimento seja realizado em uma noite quente de setembro. Durante o dia, você deve usar uma barraca especial para esse fim. A fiscalização de outono na apicultura é sempre realizada em setembro e é considerada a última antes do inverno.
Este procedimento ajuda a detectar todos os problemas nas colônias de abelhas e dá a oportunidade de eliminá-los. Uma vez que as colmeias já estejam seladas para o inverno, nada pode ser alterado.
Durante a inspeção, é necessário reduzir o número de quadros até que cada um dos restantes esteja completamente preenchido. Os quadros vazios devem ser removidos. Os dados obtidos como resultado da inspeção devem ser registrados. Isso inclui o seguinte:
- informações sobre o útero;
- número de abelhas e ruas;
- volume de ração;
- número de quadros.
Alimentação em setembro e crescimento das abelhas
Para que a manutenção das abelhas no inverno seja bem-sucedida, é importante avaliar o seu número e o fornecimento de alimentos de qualidade. No início de setembro, o açúcar não deve ser utilizado na alimentação das abelhas, pois elas não terão tempo de processá-lo e selá-lo no favo de mel. Isso pode fazer com que a ração azeda. O consumo desse produto levará ao desenvolvimento de doenças e à morte de abelhas.
Portanto, recomenda-se a utilização de mel pronto, selado em molduras, como cobertura. A última vez que deve ser aplicado é de 10 a 20 de setembro.
A principal tarefa de um apicultor no outono é garantir colônias fortes, nas quais existam muitos jovens. Eles sobreviverão facilmente ao inverno e se desenvolverão bem na primavera.Para aumentar a postura da rainha no início do outono, a ninhada deve ser bem alimentada. Neste caso, você precisa fazer o seguinte:
- isolar colmeias em climas frios;
- liberar os favos de mel para a postura dos ovos;
- fornecer comida suficiente aos insetos;
- trazer abelhas para subornos de outono.
Quando as abelhas estiverem crescendo o suficiente, você precisa fazer o seguinte:
- remova o isolamento;
- aumentar a ventilação;
- Não dê alimentação de incentivo.
Formação e montagem do ninho
Para criar condições de conforto para as abelhas e fornecer-lhes alimento, você pode utilizar as seguintes opções de formação de ninho:
- Dupla face - adequada para colmeias com colônias fortes nas ruas 9-12. Neste caso, na parte central é necessário colocar molduras com mel e pão de abelha, 2 a 4 peças cada. Devem incluir 2 quilos de mel. As molduras Honey devem ser instaladas em ambos os lados. Eles devem conter até 4 quilos de mel. No total, deve haver de 25 a 30 quilos de mel na colmeia.
- Unilateral ou de esquina - utilizado para famílias de média resistência, que criaram de 7 a 9 ruas antes do inverno. Neste caso, de um lado você precisa instalar uma moldura de mel completa. Recomenda-se colocar os quadros restantes em ordem decrescente. O último deve conter de 2 a 2,5 quilos de mel. O resto está em estoque.
- Barba - este método é adequado para famílias fracas. Neste caso, vale a pena colocar molduras totalmente em cobre na parte central e depois organizá-las em ordem decrescente. As reservas de ração devem ser de 10 a 15 kg.Para que as abelhas se movam corretamente em busca de alimento, elas precisam instalar blocos de madeira perpendicularmente, que servirão de guias.
Recomendações e dicas
Após a montagem, recomenda-se isolar o ninho com almofadas e instalar barreiras de entrada. Isso deve ser feito para proteger contra a entrada de ratos ou outros roedores.
Neste ponto, no final de setembro, estão concluídos os trabalhos de formação da colmeia para o inverno. Não é recomendado inspecioná-los até a primavera. Só é permitido ouvir as colmeias com um tubo de borracha. Precisa ser introduzido na entrada superior. Também é permitido o uso de um dispositivo acústico especial - um apiscópio. É importante que o zumbido seja calmo e uniforme. Se as abelhas ficam alarmadas com alguma coisa, os sons se intensificam.
Com a chegada do frio constante, as colmeias precisam ser transferidas para a cabana de inverno. Os apicultores precisam ir até lá para verificar a temperatura e a umidade. Para isso, vale colocar termômetros e psicrômetros em locais diferentes.
Cuidar das abelhas em setembro tem muitos recursos. Para que os insetos sobrevivam bem ao inverno, é importante examinar cuidadosamente as colônias e proporcionar-lhes condições de conforto. Fornecer alimentos às pessoas é de grande importância.