O conceito de “tinder” inclui uma colônia de abelhas, um inseto individual e uma rainha não fertilizada. No entanto, esses termos estão intimamente relacionados. A colônia se transforma em isca se as tarefas da rainha forem executadas por uma abelha. Nesse caso, uma abelha individual só pode aparecer em uma família se uma fêmea adulta tiver sido perdida. A correção de abelhas poliporosas pode ser feita de várias maneiras.
Quem são os tinders?
Se a rainha da colônia morre, depois de algum tempo as abelhas começam a se alimentar de geleia real.Como contém hormônios que induzem a oviposição, as abelhas individuais são degeneradas.
Um indivíduo comum é uma fêmea subdesenvolvida que não é capaz de botar ovos. Contudo, os insetos estimulados com geleia real desenvolvem ovipositores. Seu número pode chegar a 12.
Nesse caso, a fêmea que põe óvulos não contém espermatozóides ou espermatozóides. Esses ovos contêm um conjunto haplóide de cromossomos e, portanto, os drones nascem deles. Tais indivíduos não são úteis em termos de recolha de mantimentos e subsequente sobrevivência da família.
A população existente de trabalhadores não poderá trabalhar para todos. Com a chegada do inverno, essa colônia morrerá de fome. Uma colônia sem rainha, que inclui uma operária degenerada, costuma ser chamada de material inflamável.
Às vezes, uma colônia se transforma em uma isca mesmo na presença de uma fêmea adulta. Isso significa que a rainha está muito velha e não consegue botar ovos normalmente. De qualquer forma, o aparecimento da semeadura de drones é considerado um motivo para estudar a colônia.
Como é e como identificá-lo?
O fungo tinder pode ser encontrado na colmeia por meio da chamada semeadura jubarte. Depois disso, é necessário estabelecer os motivos de sua ocorrência. A formação de tal família pode ser consequência da presença de um útero não fertilizado. A rainha tem uma aparência especial e por isso não é muito difícil encontrá-la.
Você pode se livrar do Tinder de uma forma mais simples, sem sequer identificá-lo. Além disso, pode haver várias dessas abelhas na colméia.O enxame precisa ser recolhido, retirado e sacudido no chão. As operárias voltarão para a colmeia, mas os pólipos se perderão.
Razões para formação
Existem vários fatores na formação de uma família Tinder. Às vezes ocorre uma situação em que a rainha começa a vermifugar e a pôr ovos exclusivamente não fertilizados, dos quais emergem os zangões. Os seguintes fatores levam a isso:
- o útero não foi fertilizado - por exemplo, devido ao clima desfavorável;
- a fêmea envelheceu;
- a rainha tem uma quantidade insuficiente de espermatozóides;
- os zangões não fertilizaram bem a rainha;
- A inseminação do útero foi realizada incorretamente - neste caso, as reservas de espermatozoides esgotam-se mais cedo do que o necessário e o útero começa a pôr óvulos não fertilizados.
A formação de uma família tinder também pode ser causada pelo desaparecimento do útero. Os seguintes fatores levam a isso:
- a rainha voou para acasalar com zangões e foi pega pela chuva ou comida por um pássaro;
- a rainha foi plantada pelo apicultor, mas as abelhas não a aceitaram e a mataram;
- as abelhas foram atacadas por vespas e mataram a rainha;
- a colmeia foi alvo de roubo de abelhas, o que levou à morte da rainha.
Como consertar uma família tinder
Para corrigir uma família Tinder, é permitido usar métodos diferentes. Uma dieta de fome, uma cela de isolamento e um porão são adequados para esse propósito.
Dieta de fome
Para usar esse método, os indivíduos da família Tinder precisam ser assustados em um escudo colocado na frente da colmeia. Recomenda-se fazer isso das 15h às 18h. A casa precisa ser esvaziada e apenas a moldura vazia deve ser colocada dentro. Às 9 horas, após o retorno dos insetos para casa, as entradas devem ser fechadas e os habitantes da colméia deixados em cativeiro.
No porão
Nesse caso, à noite, os insetos precisam ser sacudidos para uma caixa bem ventilada e colocados no porão. Após 2 dias, eles precisam ser devolvidos à colmeia. Lá você precisa colocar antecipadamente 3 molduras vazias, 2 molduras com mel e uma gaiola com uma rainha.
Na ala de isolamento
Um isolador deve ser instalado no centro da colmeia. Recomenda-se colocar nele a abelha rainha e colocar uma moldura com comida e ninhada. Depois que todas as abelhas deixaram a ninhada e a rainha completou a semeadura de todo o quadro, os insetos precisam ser movidos para a colmeia. Isso precisa ser feito com molduras. Recomenda-se fechar a colmeia por 5 dias. Como resultado, uma família normal será formada.
O método mais simples
Este método só é adequado para uma família fraca que ocupe no máximo 5 ruas. Nesse caso, é preciso tirar a colmeia do apiário, sacudir as abelhas e depois guardá-la. Os insetos voarão e irão morar com outras famílias.
Como prevenir o problema?
Para evitar tal problema, recomenda-se tomar medidas oportunas:
- É importante evitar o aparecimento de colônias sem rainha no apiário. A substituição das rainhas deve ser realizada exclusivamente em turno silencioso.
- Se houver família sem útero, é necessário monitorar sua saída da célula rainha no 16º dia. Após 10 dias, é importante verificar se ela está fértil.
- Em uma colônia sem rainha, você pode instalar uma moldura uma vez por semana com semeadura de um dia de outra colônia. Isso evitará que ela se torne uma isca.
- Você pode comprar na loja preparações especiais que emitem o cheiro do útero e instalá-las em famílias sem rainha.
As abelhas poliméricas são consideradas um problema sério que resulta em drones. Como resultado, a família fica mais fraca e pode morrer. Para lidar com este problema, é permitido usar métodos diferentes.