As famílias de abelhas criadas por humanos devem ser devidamente coletadas para o inverno. Os preparativos no apiário começam com os trabalhos de outono. É importante se familiarizar com antecedência com os processos necessários, escolher roupas e equipamentos adequados. Se você pular pelo menos uma etapa, poderá perder sua colônia de abelhas e, no próximo ano, terá que começar tudo de novo (comprar e criar famílias).
Por que você precisa do trabalho de outono no apiário?
Os meses de inverno são o período mais desfavorável para as colônias de abelhas domésticas.Independentemente da região e das condições climáticas, a partir do outono a temperatura cai e o frio se instala. Isso significa que a quantidade de alimento para os insetos é significativamente reduzida ou desaparece completamente.
Atenção! Com a ajuda do trabalho de outono, o apicultor prepara as abelhas e as casas para o difícil período do inverno, protegendo as famílias de abelhas da extinção. As abelhas selvagens não precisam de tais procedimentos e, das abelhas domésticas, os humanos retiram a maior parte dos alimentos coletados durante o verão.
Cobertura
Cuidar das famílias de abelhas é impossível sem fornecer alimentos adicionais aos insetos. Os apicultores usam xarope de açúcar:
- pegue 1,5 partes de açúcar;
- misture com uma parte de água;
- diluir até dissolver completamente.
Anteriormente, a proporção usada para o xarope era de dois para um. Porém, a solução revelou-se espessa, o que impediu que as abelhas a digerissem totalmente.
O proprietário do apiário também precisa determinar o método de alimentação:
- comum - um comedouro para todas as colônias de abelhas do apiário;
- individual - os alimentos são expostos separadamente para cada casa, o que elimina a competição entre famílias e a morte em massa de insetos.
Qual opção é mais adequada depende da natureza das colônias de abelhas (a primeira opção é adequada para as menos agressivas).
Tratamento
Para que o inverno seja bem-sucedido, é necessário não apenas alimentar as colônias de abelhas, mas também tratar as casas contra pragas e algumas doenças. Durante os meses frios, a imunidade diminui devido ao estado de animação suspensa em que os indivíduos entram para sobreviver ao frio. Medidas preventivas são tomadas contra as seguintes doenças:
- varroatose;
- desenvolvimento de depósitos de fungos;
- o aparecimento de loque;
- narizmatose
Atenção! Uma característica distintiva do uso de produtos químicos é o vício em sua ação. A imunidade das colônias de abelhas se adapta à influência dos produtos químicos ao longo do tempo, por isso é recomendável escolher novas uma vez a cada dois ou três anos.
Além de substâncias criadas artificialmente, são usados remédios populares. Estes são considerados gentis e seguros. Por exemplo:
- solução de álcool de lavanda - adicione 6 a 7 gotas de óleo de lavanda a 100 g de álcool (96%), despeje a mistura em um pires, que é colocado em casa, e espere até que o líquido evapore completamente;
- tomilho verde - vários ramos recém-cortados precisam ser picados finamente, distribuídos uniformemente sobre uma gaze e colocados nas grelhas por cima, após a secagem é necessário repetir o processo, na maioria dos casos é necessário fazê-lo 2 a 3 vezes;
- solução de ácido alazão - você precisa comprar um concentrado e diluí-lo até 2% com água, depois borrifar as molduras (cerca de 10-12 ml por elemento).
Para não agravar a situação, recomenda-se realizar regularmente a prevenção. Para fazer isso, você pode pulverizar as casas com produtos químicos, certifique-se de inspecioná-las antes de transferir os jovens para ver se há parasitas ou sinais de sua atividade vital.
Atenção! Além desses métodos, é necessário monitorar a força das famílias que crescem no apiário. Colônias de abelhas fracas precisam ser eliminadas - unidas entre si ou destruídas.
Larvas e pupas são mais suscetíveis a doenças fúngicas.Eles não possuem um sistema de defesa desenvolvido, portanto há uma grande probabilidade de desenvolver uma infecção. A razão muitas vezes são as condições de vida desfavoráveis das casas. Por exemplo:
- localização das casas em sombra constante;
- umidade natural ou artificial;
- ventilação insuficiente.
Se for detectado fungo, as grades infectadas devem ser removidas e os favos de mel devem ser derretidos e transformados em cera. A família doente é transferida para uma casa limpa e tratada, e a rainha é substituída. A próxima etapa é o tratamento com fungicidas (Askotsin, Mikoask, Unisan e outros são adequados). Para esterilizar uma casa infectada, use cloro, manganês ou outro desinfetante doméstico.
A loque e a narizmatose são doenças bacterianas. O perigo é o seguinte:
- difícil de reconhecer nas fases iniciais;
- causa putrefação das larvas, odor desagradável e descoloração da prole;
- os esporos podem permanecer no ninho por até 30 anos, aguardando condições favoráveis.
As famílias doentes devem ser destruídas e depois eliminadas, e a casa deve ser desinfectada com um produto doméstico disponível que contenha cloro. Detalhes no vídeo.
Isolamento
Para passar o inverno, as abelhas precisam de um local aquecido. Não é recomendado mudar as famílias de suas casas - apenas inteiramente, para um porão fresco. Caso contrário, é importante concluir uma série de medidas de preparação a tempo. Esses incluem:
- a utilização de materiais fibrosos (possuem a respirabilidade necessária, o que não permite que a umidade se acumule e desça para o fundo da casa);
- As paredes das casas precisam ser revestidas com o material selecionado, o principal é deixar pequenos furos nas partes superior e inferior para entrada de ar fresco e retirada de dióxido de carbono.
A ventilação adequada ajudará a eliminar o excesso de umidade, que pode matar a família das abelhas antes da primavera.
Auditoria
O apicultor deve realizar este procedimento todos os anos, no início do outono - aproximam-se os primeiros dias de novembro. Cuidar de um apiário significa, entre outras coisas, identificar prontamente colônias inviáveis e insetos enfraquecidos, após o que podem ser:
- liquidar;
- unir várias famílias fracas;
- adicione descendentes à família para aumentar a família das abelhas.
Atenção! A última opção só é possível se a família tiver uma rainha suficientemente forte, que produza descendentes resistentes na quantidade necessária para a reprodução (geralmente rainhas jovens).
Construindo colônias de abelhas
É importante que o número necessário de abelhas entre em hibernação. Portanto, o apicultor precisa realizar trabalhos para aumentar o número de colônias de abelhas. Ações necessárias:
- realizar alporquias de indivíduos no outono para que a rainha continue botando ovos mesmo após a última coleta de mel;
- fornecer xarope de açúcar ou outros alimentos à família em tempo hábil;
- Isole as casas das abelhas a tempo de absorver a queda de temperatura.
Medidas preparatórias para aumentar o número de insetos no ninho ajudarão a fortalecer a família das abelhas. Você pode ver mais detalhes no vídeo.
datas
O trabalho de preparação das famílias de abelhas para o inverno é realizado de acordo com um determinado cronograma. Para melhor gradação, utilize a designação mensal dos períodos - setembro, outubro e novembro.
Setembro
Na maioria das regiões do país, a última colheita de mel ocorre no início de setembro. Então você precisa executar rapidamente as seguintes etapas:
- tratar a casa da família das abelhas contra a varroatose;
- alimentar famílias;
- impedir a rainha de botar ovos.
Se no final do mês as leituras do termômetro caírem drasticamente, você deve isolar rapidamente as casas das famílias de abelhas ou preparar cabanas especiais de inverno (omshaniks).
Outubro
Nesse período, não é mais possível encontrar crias nas casas das colônias de abelhas, os insetos começam a formar um clube para o inverno. É necessário retirar todos os meios previstos para combater os carrapatos. As casas das famílias de abelhas precisam ser reforçadas com barras de metal para protegê-las dos roedores, que se tornam ainda mais incômodos no inverno.
novembro
Este mês marca o fim da temporada de apicultura. O apicultor precisa de:
- inspecionar regularmente as casas das famílias de abelhas;
- verifique a integridade das casas;
- inspecionar o isolamento instalado e a proteção contra roedores.
Se você planeja transportar casas, você precisa determinar corretamente o dia - geadas fortes não são adequadas. É melhor esperar que a temperatura esteja o mais próxima possível de zero.
Preparar famílias de abelhas para o inverno é um dos processos mais importantes no cuidado de um apiário. Seguir essas etapas ajudará as colônias a sobreviver ao frio e a receber a primavera com abelhas fortes e prontas para a nova estação.