Comprar um enxame inteiro de abelhas é uma tarefa problemática e bastante cara. Na apicultura, existem várias maneiras de ajudar a criar uma colônia de abelhas e aumentar o número de insetos. É útil para um apicultor novato saber como fazer camadas de abelhas existentes da maneira mais simples e eficaz. Cada opção tem certas vantagens e desvantagens, com as quais é melhor familiarizar-se com antecedência.
O que são e para que servem?
Os apicultores iniciantes não entendem o que são camadas, por que são feitas e se são realmente necessárias para a realeza e a colmeia. Explicações:
- a estratificação é uma forma de renovar uma colônia de abelhas após o abate de indivíduos fracos e velhos na primavera e, como resultado, rejuvenescer o enxame de abelhas e criar insetos reprodutores;
- esse isolamento da colônia de abelhas deve ser realizado toda primavera;
- o procedimento permite aumentar a coleta de mel e aumentar a produtividade geral das colmeias. Atenção! O procedimento de obtenção de alporquias auxilia no início da enxameação de insetos, o que pode atrapalhar o apicultor na coleta do mel e nos cuidados com o apiário. O processo é descontrolado, por isso causa tantas dificuldades;
- A técnica permite fortalecer a família das abelhas.
Os efeitos adicionais incluem livrar-se de insetos fracos, de uma rainha estéril e reabastecer o enxame com indivíduos jovens. Os apicultores iniciantes precisam se familiarizar com os principais requisitos e princípios da criação de insetos.
Preparando o equipamento necessário
Para trabalhar no processo de obtenção de camadas, você precisará preparar as seguintes ferramentas:
- casa de abelha e meios de isolamento. Atenção! Os materiais de isolamento podem ser completamente diferentes - lã mineral, espuma de poliestireno, junco, estopa e muito mais. Os apicultores escolhem o que melhor se adapta ou simplesmente está disponível. É importante deixar orifícios de ventilação na parte superior e inferior;
- 12 molduras para disposição interna e prateleiras;
- xarope de açúcar preparado, embalado em sacos;
- células rainha;
- gaiola para o útero selecionado;
- enxame adequado para transferir a colônia de abelhas.
As ferramentas são preparadas com antecedência, a integridade e resistência de cada elemento são verificadas.
Formação de camadas
O procedimento exige não só a preparação dos equipamentos necessários, mas também o cumprimento de um determinado conjunto de condições.Isso inclui os seguintes pontos:
- os trabalhos de formação das estratificações começam na primavera (os meses adequados são abril-maio, mas é melhor focar na temperatura e nas condições climáticas; nas regiões frias esse momento muda para o início do verão - junho-julho), o adequado o nível está mais próximo de +20 ° C. Atenção! Após a animação suspensa do inverno, as abelhas precisam ganhar força. Não há necessidade de perturbar uma família de abelhas enfraquecida - desta forma a colônia de abelhas pode morrer no início da estação de produção de mel;
- Para que a fertilização de uma família recém-formada seja bem-sucedida, é necessário rastrear e, se necessário, adicionar um certo número de drones;
- as abelhas devem ser bastante ativas, voar bem e se alimentar de néctar;
- novas colônias de abelhas precisam ser criadas antes da colheita (após o que os insetos geralmente enfraquecem);
- a ninhada é selecionada de famílias fortes de abelhas;
- Você não pode tirar mais do que duas fotos da casa da mãe por vez;
- Vale a pena incluir insetos não voadores na nova família (os voadores podem mostrar agressividade para com a jovem rainha);
- desde o início da primavera, é necessário organizar grupos de indivíduos daquelas colônias de abelhas que já iniciaram o processo de enxameação;
- as colmeias selecionadas devem possuir favos de mel - o apicultor deve verificar este ponto com antecedência.
Atenção! O apicultor precisa preparar adequadamente os novos apicultores. As habitações precisam ser inspecionadas, isoladas e instaladas molduras selecionadas (são necessários mel e cera nas grades). As paredes podem ser pintadas em diferentes tonalidades para ajudar as abelhas a se orientarem melhor.
As novas casas devem ser mantidas em áreas sombreadas. É importante coletar rainhas estéreis a tempo - mais de 30% são perdidos durante os voos e a coleta de mel. Depois de concluir as medidas preparatórias, você precisa se familiarizar com os métodos de formação de camadas e escolher a opção adequada.
Camadas na primavera
Recomenda-se fazer o processo toda primavera – isso ajudará a aumentar a produtividade do enxame em 70%. Instruções para formar camadas:
- selecione várias famílias de abelhas (fortes o suficiente para separar), 6 quadros são selecionados para ninhada;
- de um apicultor você não pode tirar mais do que 2 molduras com mel e cera;
- para um novo apicultor, é melhor escolher colmeias com vários cascos;
- colocar os indivíduos selecionados em uma nova casa;
- Assim que as abelhas voadoras voam para coletar o néctar, a rainha deve ser colocada na colmeia.
Camadas no outono
Esta opção não é recomendada, mas ainda é utilizada em apiários com indivíduos debilitados ou doentes. Metade da colônia de abelhas é separada e conectada a uma família de abelhas saudáveis, depois a outra metade é tratada da mesma forma, conectando-a a outro enxame forte. O método permite preservar as abelhas enfraquecidas até a primavera, permitindo-lhes crescer mais fortes e recuperar forças para a nova época de colheita do mel. Você pode ver claramente os detalhes no vídeo a seguir.
De abelhas jovens
Este método de estratificação é adequado para trabalhar em climas quentes. Ações necessárias:
- faça um do antigo e do novo - mova os quadros;
- coloque uma xícara de comida (mel ou uma mistura de néctar e pão de abelha) no centro do futuro apicultor;
- anexe 2 prateleiras com pupas (descendentes) ao novo apicultor, instale larvas de um dia no meio;
- coloque divisórias e isole o apiário de vários lados;
- abra um pouco a entrada.
A rainha estéril deve ser substituída por uma rainha fértil.Depois de alguns dias, você pode mover o apiário atualizado para o apiário. Nos primeiros dias é melhor instalar um comedouro adicional com calda ou água. O útero é colocado à noite e liberado no dia seguinte.
De abelhas velhas
Neste caso, é necessário complementar a colônia de abelhas com indivíduos idosos e com descendentes jovens. Desta forma, a família crescerá e camadas adicionais serão formadas.
De abelhas jovens e velhas
A principal tarefa da formação de camadas é renovar a família das abelhas e aumentar o número de indivíduos fortes. A maioria dos apicultores considera ideal a opção de combinar insetos jovens e velhos. Peculiaridades:
- o procedimento é realizado em agosto (dependendo do clima e da temperatura);
- as abelhas devem ser enérgicas, produtivas (para suportar com tranquilidade o assentamento e a formação de camadas);
- Será necessário levar em consideração as características da raça (nuances de alimentação, cuidado, reprodução).
A associação é feita da mesma forma - primeiro prepara-se a casa das abelhas, distribui-se a alimentação e os filhotes e depois soltam-se os indivíduos selecionados.
Com útero fetal
Para que uma nova família se una e comece a produzir descendentes (e, portanto, para que o número de indivíduos no enxame aumente), é necessário um útero fértil. Existem várias opções:
- comprar um útero num viveiro especial (começam a vender em maio, o custo varia consoante a raça, algumas outras características e começa nos 100 euros);
- remova independentemente a abelha rainha, escolhendo uma das abelhas adultas.
Para formar uma camada com útero fertilizante, você precisa selecionar um inseto fertilizante e colocá-lo sob uma pequena tampa. Uma rainha que deixou de ser fértil deve ser colocada em uma gaiola separada.Dois dias depois, uma célula real madura deve ser colocada na colmeia.
Atenção! Para que a nova rainha seja integrada com sucesso no enxame, é necessária uma preparação preliminar. As camadas começam a ser preparadas 5 a 6 semanas antes da colheita do mel em julho.
Camadas em colmeias multi-casco
A formação de famílias atualizadas de abelhas em colmeias compostas por vários edifícios é um pouco diferente. Instruções para o apicultor novato:
- inspecione o alojamento vazio em busca de danos e infecções;
- coloque 6-7 molduras com mel, 3-4 favos de mel cheios dentro;
- adicione vários quadros com filhos de diferentes idades (não mais que três);
- deixe a rainha na família parental;
- 8 horas após a organização da colméia, é adicionada uma rainha jovem ou madura;
- onde fica a velha rainha, é necessário colocar um comedouro e fechar a entrada.
Atenção! Colmeias acabadas com novas colônias de abelhas são colocadas de forma que as entradas fiquem em direções diferentes. É importante isolar os ninhos por cima (frequentemente usam-se travesseiros).
Após um mês, o ninho precisa ser ampliado, para o qual você deve realizar as seguintes etapas:
- limpar o apicultor, realizar medidas de desinfecção;
- colocar 5 molduras com favos de mel e base (alternativas);
- a rainha da principal família de abelhas é transferida para o segundo apicultor.
Qual método escolher
Para escolher um dos métodos listados, você precisa determinar as condições do apiário e de cada colmeia separadamente. Recursos a serem considerados:
- construção de uma casa de abelhas - multicamadas, estrutura única ou outra;
- o número de insetos enfraquecidos na família das abelhas;
- a capacidade do útero de criar descendentes;
- o apicultor possui certas habilidades;
- temperatura da região (algumas camadas são formadas em abril-maio, outras opções podem ser iniciadas somente em junho).
Atenção! Caso o apicultor não tenha experiência suficiente, é melhor escolher opções pré-fabricadas para formar novas famílias de abelhas. É importante determinar o número de indivíduos fracos e fortes e preparar adequadamente as suas casas.
A formação de estratificação é uma etapa necessária no desenvolvimento de um apiário. O procedimento ajuda a aumentar a produtividade das colônias de abelhas e, consequentemente, a aumentar a quantidade de mel coletado em cada colmeia. É importante se familiarizar com antecedência com o processo de dispersão dos insetos para escolher o método adequado.