Às vezes, os ursos podem entrar furtivamente no apiário em busca de mel. Depois de experimentar um doce uma vez e saber onde está a guloseima, o animal voltará novamente. Para proteger as colmeias, você precisa saber como e como espantar um urso do apiário, quais métodos eficazes podem ser usados, o que é melhor escolher e por quê. Como se comportar corretamente se de repente você encontrar um animal selvagem.
Por que os ursos atacam o apiário?
O território das terras selvagens está diminuindo, os animais estão perdendo locais de alimentação e começam a buscar outras oportunidades para encontrar alimento, o que muitas vezes os leva a aldeias e casas de veraneio. Aos poucos os animais se acostumam e deixam de ter medo.
Os ursos atacam os apiários porque lhes falta comida, principalmente plantas com sabor adocicado. Se a caça for bem-sucedida, é difícil evitar que o animal ataque os apiários. A fera destrói quantas colmeias forem necessárias até que estejam cheias. Casas destruídas e famílias destruídas permanecem no local.
Os ursos atacam com mais frequência os apiários no outono, quando estão estocando para o inverno. O mel é um excelente produto energético e é fácil retirá-lo da colmeia; os animais percebem isso rapidamente.
Maneiras de se proteger de animais selvagens
Para evitar que o animal chegue às colmeias, não deve entrar no território do apiário. É assim que você pode deter o urso e evitar que ele destrua as colmeias.
Cães e guardas
Guardas especialmente contratados e cães treinados são a melhor opção para afastar o predador, pois o território estará sob controle. Cães treinados para guarda podem facilmente sentir um animal selvagem e avisar seus donos latindo. Não precisam ser cães de raça pura, o principal é que os cães sejam despretensiosos e responsáveis. Se houver muitas colmeias, é recomendável contratar um vigia, embora ele tenha que pagar, mas você não precisa se preocupar que os animais possam se aproximar das colmeias impunemente.
cerca forte
O urso é um animal de grande porte, para evitar que ele entre no território do apiário é necessário cercá-lo com uma cerca alta e forte que o animal não possa derrubar ou quebrar, como uma cerca de madeira. Uma malha de metal também não é adequada, o animal pode escalar ou cavar sob as seções.
Uma opção adequada é uma cerca feita de chapas de ferro - as chapas de metal são fortes e podem suportar o peso do animal. A altura da cerca deve ser superior a 2 m, de preferência 2,5-3 m, o que é necessário para que o urso não fique preso nas garras e suba por cima. Do lado de fora, perto da cerca, você pode colocar tábuas com pregos cravados.
Cerca elétrica
Uma cerca elétrica é um meio confiável de repelir animais selvagens. A cerca consiste em fios esticados entre os postes; os fios são energizados. Basta que o animal sinta um choque elétrico ao tocar nos fios. Na maioria dos casos, isso é suficiente para evitar que ele volte a ter esse desejo. A altura recomendada da cerca é de 3 M. Para evitar que a cerca elétrica se torne uma fonte de ferimentos às pessoas, são pendurados sinais de alerta de perigo ou cercados por uma cerca de madeira adicional.
Sinalização
Os animais não gostam de sons altos; os agudos os assustam e fogem. Isso pode ser usado contra eles configurando um alarme. Quando você toca o arame com o qual a cerca é feita, um apito alto ou um tiro certeiro soará. O alarme assusta igualmente qualquer animal, não só ursos, mas também pessoas indesejadas, portanto, em qualquer caso, não será supérfluo no local.
Regras de conduta ao encontrar um urso
Se houver um encontro casual com um predador, você não deve correr, isso só provocará o ataque do animal. Pode abandonar as colmeias e perseguir uma pessoa. Você não precisa correr, mas recuar lentamente. Se o animal estiver próximo, você não precisa olhar nos olhos dele. Ele pode interpretar um olhar direto como agressão e atacar primeiro.
Se o urso já está destruindo as colmeias, não há necessidade de tentar tirar a presa dele, isso o deixará furioso.Você não pode apenas correr, mas também dar as costas ao animal, é melhor não chegar perto. Se ele se aproximar, você precisa tentar afastá-lo com um grito alto. Você não deve fazer movimentos bruscos; o melhor a fazer seria recuar gradualmente.
Em algumas regiões onde as florestas estão próximas dos assentamentos, os ursos podem visitar os apiários para obter mel. Ao mesmo tempo, os animais destroem todas as colmeias que alcançam, quebram e afastam as abelhas. É difícil restaurar a economia mais tarde.
O método mais eficaz de proteger um apiário é um guarda com cães, mas se for difícil contratar um, é necessário instalar uma cerca no local. Mas não apenas uma cerca, mas uma cerca forte e estável, para que um animal forte não possa quebrá-la. Uma opção de cerca mais moderna é a cerca elétrica ou a cerca com alarme, que também estão disponíveis para instalação em apiário particular.