Os apicultores iniciantes precisam aprender muitas informações - métodos de criação de abelhas, raças de insetos, técnicas de propagação, construção de apicultores e muito mais. Um papel importante na colméia é desempenhado pela entrada – sua forma, localização e tamanho. O apicultor precisa se familiarizar previamente com as características deste elemento, sua finalidade e nuances de instalação.
O que é uma entrada de colmeia?
Na literatura sobre apicultura você pode encontrar a seguinte definição: entrada é um buraco na parede frontal da colmeia, que se destina a realizar as seguintes tarefas:
- as abelhas melíferas podem sair livremente de casa e retornar;
- o pequeno tamanho do elemento permite proteger insetos, descendentes, mel e outros produtos de predadores, pequenos roedores e outras pragas;
- Com a ajuda da entrada e pequenos orifícios laterais, são garantidas a ventilação e a troca de ar adequada na casa da abelha. Atenção! A ventilação adequada protegerá os insetos e tudo dentro de possíveis doenças (mofo, desenvolvimento de bactérias nocivas e outros problemas). A umidade causa a deterioração do mel, da prole e de outros produtos;
- em colmeias padrão (por exemplo, o tipo Dadan), usando um orifício de torneira, você pode limpar rapidamente os detritos das colmeias.
Pequenos buracos ajudam a impedir que os insetos se aproximem e saiam de casa (especialmente importante quando a abelha retorna com suborno). As entradas devem permitir acesso ao ar em qualquer época do ano (inclusive no inverno), mas não devem permitir correntes de ar.
Mais detalhes no vídeo.
Classificação
Existem vários tipos de torneiras, cada um dos quais difere em características externas e finalidade. A opção adequada depende da raça de abelhas escolhida, da estrutura das colmeias e de muitos outros fatores.
Por forma
O buraco pode ter um formato diferente - a escolha depende do desenho da casa da abelha, do clima regional, das preferências do apicultor e de alguns outros parâmetros. Use as seguintes opções:
- redondo - a maioria dos apicultores considera o formato universal porque permite que os insetos voem para fora e entrem na colmeia com conforto. A localização pode ser diferente (nos elementos laterais, partes centrais ou inferiores do corpo);
- retangular - geralmente de 6 a 7 cm de comprimento e 1 cm de altura, mais frequentemente usado em apiários nas regiões sul, fornece um nível adequado de ventilação ao longo dos elementos dos ombros do apiário;
- quadrado - raramente utilizado pelos apicultores, não há proibições ou desvantagens diretas, encontrado em colmeias da região sul;
- em toda a largura da parede da casa - geralmente instalada nas paredes Colmeias Dadanovsky.
Por localização
Os furos são instalados por baixo ou por cima. Características distintivas de cada opção:
- as inferiores são recortadas um pouco acima do nível do “chão” (a distância aproximada é de 6 a 7 cm), às vezes as entradas inferiores são chamadas de “lixo” porque os insetos levam lixo, comida morta e outras coisas através delas, enquanto através desses orifícios eles permitem a maior parte do pólen e do néctar; para casas com vários cascos, é feito ao longo de toda a largura da parede frontal;
- os superiores protegem a colmeia contra insetos ladrões e garantem a troca de ar correta e oportuna dentro do apiário. Na maioria dos casos são redondos (até 2,5 cm de diâmetro), às vezes são retangulares (cerca de 1,2 cm por 1 cm). No verão o tamanho é regulado por meio de uma barreira especial; no inverno a janela é fechada.
A torneira é instalada em locais diferentes, mas na parede frontal. Isso permitirá que as abelhas (e principalmente as rainhas) não procurem a janela enquanto voam.
Tamanhos padrão
Os apicultores estão constantemente experimentando tamanhos, formas e designs de colmeias.Mas para iniciantes é melhor usar valores padrão (recomendados). As seguintes características são usadas para o taphole:
- diâmetro para janela redonda – 2 cm;
- retangular - 6,5-7 cm de largura e 1 cm de altura. Atenção! Recomenda-se ajustar furos retangulares e furos de torneira em toda a largura da parede da casa. Os parâmetros dependem da força da família, do número de insetos e da época do ano. Na primavera recomenda-se cobri-lo até 5 cm de comprimento, e no verão pode ser aumentado para 15 cm;
- as janelas abrangem toda a largura da colmeia - não mais que 1,5 cm de altura.
Se o buraco não for grande o suficiente, será difícil para os insetos entrarem e saírem em busca de néctar. Se as abelhas precisarem se espremer por uma pequena janela, os pelos das pernas podem ser danificados e as asas podem quebrar. A troca de ar também será difícil e poderão aparecer mofo e bolor.
Fazendo você mesmo
Os apicultores podem montar eles próprios colmeias de diferentes designs. Durante a montagem, você precisará cortar ou instalar uma janela adequada para insetos.
Redondo
Esse furo é feito com uma broca, não há necessidade de instalar elementos adicionais na casa. Instruções:
- selecione uma broca com diâmetro não superior a 2 cm (diâmetro recomendado), instale-a na ferramenta;
- se a furadeira for pequena, configure o modo manual e recorte a janela desejada;
- Anexe uma válvula ao longo das bordas (geralmente é usado um design de válvula).
Atenção! Após o furo ser cortado, as bordas precisam ser lixadas para garantir que não haja cortes, irregularidades ou lascas. Os insetos podem se machucar ou danificar as pernas, asas e corpo.
Quadrado
Os parâmetros são determinados em função do número de abelhas na colmeia e das características climáticas da região.O comprimento lateral recomendado é de 2,5 cm.O princípio de corte é o mesmo - o tamanho apropriado da broca é selecionado, um furo é feito e, em seguida, o corte é feito nas dimensões exigidas. Para eliminar erros, recomenda-se primeiro desenhar um quadrado na parede da colmeia.
Retangular
Essas torneiras são cortadas por cima e por baixo ao mesmo tempo. O de cima deve ter 6 a 7 cm de comprimento, 1 cm de altura, o de baixo deve ter cerca de 20 cm de comprimento e 1 cm de largura. Etapas da ação:
- use uma serra afiada para fazer um buraco;
- faça cortes de acordo com as dimensões selecionadas;
- lixe as bordas;
- instale a válvula.
No verão a entrada pode ser aberta em toda a sua extensão, no inverno pode ser fechada para não criar correntes de ar.
Triangular
Essa entrada de voo raramente é escolhida. Parâmetros recomendados - parte inferior - 3-4 cm, laterais - 1-2 cm As características finais são selecionadas em função da raça dos insetos e do seu número. O corte é feito de acordo com o esquema geral - faça um furo, dê o formato desejado, lixe as bordas e instale uma válvula.
Largura completa
Este tipo de entrada é montada de acordo com um princípio diferente. Etapas da ação:
- monte a parte inferior do corpo da colmeia;
- prenda uma folha de compensado na moldura, coloque mais 3 elementos em cima;
- instale os seguintes alojamentos.
A distância entre a parte inferior da camada superior e o pedaço de madeira compensada se tornará o buraco para as abelhas voarem. A estrutura deve ser coberta por uma válvula.
Instalação de uma barreira de torneira
Para este elemento você pode usar diferentes materiais - metal, madeira, plástico e muito mais. Instruções:
- selecione uma peça e dê-lhe o formato de uma janela instalada (um pouco maior para que a torneira possa ser fechada);
- dobre um lado em 180°;
- fixe o elemento na placa de chegada (instalada para “pousar” as abelhas).
Para facilitar o plantio, alguns apicultores recomendam fixar pequenas tábuas inclinadas. Instruções detalhadas estão no vídeo.
A entrada é um elemento essencial da colmeia. O elemento desempenha diversas funções diferentes - permite que as abelhas naveguem pela casa, estabelece um modo adequado de troca de ar e ventilação. Existem vários tipos de elemento, a versão final depende do número de abelhas, região e algumas outras características.