A coleta de abelhas é um fenômeno bastante comum que afeta muitos apicultores. Ocorre na primavera e no outono. No primeiro caso, a coleta lembra a saída de um enxame e, no segundo, a família deixa suprimentos de mel em casa e sai de casa. Ao mesmo tempo, nem todo apicultor sabe exatamente por que as abelhas voam para longe da colmeia no verão. A razão para isso são vários fatores - doenças, condições climáticas desfavoráveis, ataques de pragas.
Razões para o vôo das abelhas
A fuga repentina das abelhas de sua casa é chamada de enxameação. Os insetos saem da colméia em multidão junto com a rainha. Neste caso, o enxame e a ninhada impressa permanecem. Pode não haver razões visíveis para a enxameação.No entanto, na maioria das vezes isso ocorre sob a influência dos seguintes fatores:
- falta de espaço para armazenamento de néctar devido à superpopulação;
- superaquecimento das colmeias ou correntes de ar;
- falta de plantas melíferas perto da colmeia;
- escolha incorreta do material para construção da colmeia;
- envelhecimento do útero;
- deadhead no mel, que é armazenado para o inverno;
- campo eletromagnético desfavorável.
Doenças
O problema pode ser causado por um vírus ou infecção. Na maioria das vezes, as patologias são acompanhadas por deformação das asas. A doença infecciosa mais comum característica das abelhas é a melanose. A patologia provoca a morte do útero, o que leva à interrupção da reprodução do enxame.
A doença é causada por fungos mofados. Freqüentemente, eles se acumulam no epitélio do oviduto e inibem a postura de ovos. Nesse caso, o útero perde a mobilidade e o abdômen aumenta. Como resultado, o enxame empurra a rainha para além dos limites da colméia e ela morre. Também existe o risco de enxameação.
Temperatura
Em climas anormalmente quentes, os insetos começam a se mover ativamente. Como resultado, eles desperdiçam substâncias armazenadas no corpo. Além disso, ocorre desgaste prematuro das abelhas. Como resultado, as abelhas morrem em massa. Também existe uma grande probabilidade de sua fuga.
Pragas
No final do verão, a atividade do ácaro varroa aumenta. Eles suprimem o sistema imunológico das abelhas e levam à propagação de patologias perigosas. Para evitar a enxameação, é necessário tomar medidas preventivas. Para fazer isso, a colmeia precisa ser tratada com produtos químicos especiais. Para eliminar carrapatos, deve-se usar Timol ou Fumagol.
Nutrição incorreta
A causa dos problemas pode ser a alimentação excessiva com xarope de açúcar.Isso afeta negativamente o sistema imunológico dos indivíduos e aumenta sua suscetibilidade à influência de fatores externos. Os especialistas aconselham alimentar os insetos com xarope de açúcar o mais tardar no terceiro décimo dia de agosto, quando suas glândulas faríngeas continuam a trabalhar ativamente e a saturar a substância com enzimas.
Como evitar que as abelhas voem
Se as abelhas voarem para fora do ninho, medidas devem ser tomadas imediatamente. Para isso, é necessário monitorar sistematicamente o comportamento da família nos diversos ciclos de vida. Também é necessário assumir a construção da colmeia com muita responsabilidade. A utilização de materiais de qualidade é de grande importância. Você também deve verificar periodicamente se há melada na colmeia.
Com o aumento da atividade dos ácaros, são necessários tratamentos preventivos. Isso ajuda a evitar que o enxame enfraqueça devido a doenças. É importante não superalimentar as abelhas. Se houver suspeita de enxameação, recomenda-se reduzir a dieta várias vezes.
Certifique-se de verificar a área ao redor em busca de odores estranhos. Eles podem provocar uma mudança na localização do enxame. Se houver fatores irritantes ao redor do ninho, a colmeia deverá ser transferida para outro local.
O voo das abelhas é considerado um problema bastante comum que muitos apicultores enfrentam. Para lidar com a enxameação, é importante identificar e eliminar as causas de sua ocorrência.