Os zangões têm ferrão e podem morder uma pessoa? Eles morrem após um ataque?

O zangão é um parente próximo das abelhas melíferas. Os insetos vivem em famílias, alimentam-se de néctar e são capazes de produzir mel. Este é um inseto grande, não agressivo e difícil de irritar, e é por isso que muitas pessoas se perguntam se uma abelha pica. Certamente será interessante que os leitores conheçam os motivos dos ataques de insetos aos humanos, suas consequências e formas de evitar ataques.


Os zangões têm ferrão?

Este elemento perigoso está presente nas fêmeas dos insetos. A natureza não dotou os machos desse método de proteção, mas os machos têm mandíbulas poderosas e são capazes de morder a pele.Isso causa uma dor significativa, razão pela qual muitas pessoas acreditam que os insetos não picam, mas picam uma pessoa.

A picada dos zangões difere em estrutura da das abelhas. Não é irregular e é facilmente removido da ferida após a injeção do veneno; sua estrutura é semelhante a uma agulha de injeção. Só pode permanecer na ferida por acidente, então precisa ser retirado com uma pinça. O veneno do zangão consiste em vários componentes:

  • bombilina;
  • fosfolipases;
  • serotonina.

É menos agressivo e doloroso que o veneno de abelha, mas pode causar sérios problemas.

O inseto ataca humanos?

Grandes insetos peludos podem picar se sentirem perigo vindo de uma pessoa. A causa do ataque é um odor pungente que emana do corpo (álcool, fumaça, tabaco, notas de metal oxidado). Os zangões também ficam irritados com a cor azul. Ao sair da cidade nas férias, evite tons azuis nas roupas. O cheiro do perfume também pode causar um ataque.

Normalmente, uma abelha pica se você acidentalmente perturbar sua casa ou se instalar perto dela para descansar. As bebidas doces presentes nos piqueniques, o aroma da carne e das frutas atraem insetos, e a tentativa de afastar visitantes indesejados é percebida como um ataque à família das abelhas.

Vermelhidão, inchaço - é assim que se parece uma picada de inseto.

Se uma pessoa é propensa a reações alérgicas, uma criança ou um idoso é afetado, é necessário procurar ajuda médica.

Primeiros socorros para uma mordida

É necessário examinar a área afetada. Se ainda houver uma picada na ferida, ela deve ser removida com uma pinça. A pinça deve primeiro ser tratada com álcool, solução de clorexidina ou água oxigenada. Uma picada deixada na ferida pode causar supuração.

Depois disso, o local da picada é tratado com solução de álcool 1:3 ou solução de amônia 1:5 (amônia), peróxido de hidrogênio. Se não estiverem à mão, a coceira e a queimação são aliviadas com uma rodela de limão, um pedaço de cebola fresca ou uma maçã. Salsa esmagada ou folhas de bananeira aliviam o desconforto. Esta compressa é substituída por uma nova a cada 1,5-2 horas.

Especialista:
Use compressas frias ou cubos de gelo para aliviar o inchaço. A pasta de bicarbonato de sódio atua contra a dor e o inchaço.

Você pode amarrar um guardanapo com um pedaço de açúcar refinado na área afetada, pois o açúcar pode neutralizar rapidamente os componentes do veneno.

A temperatura pode subir ou podem começar calafrios, às vezes ocorre inchaço da laringe e a respiração fica difícil. Possíveis náuseas e vômitos, aumento da frequência cardíaca e convulsões. Esses sintomas geralmente aparecem após um ataque de abelha em crianças pequenas e idosos.

Importante: consumir álcool após um ataque de abelha potencializa o efeito das toxinas e piora o quadro.

Você pode aplicar uma pasta de comprimidos de validol triturados ou carvão ativado na área onde o inseto picou. A vítima recebe repouso na cama e chá doce. Eles lhe dão bastante líquido. A consulta com um médico é necessária se a condição do paciente piorar, o inchaço progredir ou a temperatura aumentar significativamente.

Se o ataque ocorreu no pescoço, rosto, olhos danificados, um inseto voou acidentalmente para a boca ou vários indivíduos atacaram ao mesmo tempo, é necessário levar a pessoa ao hospital. Pessoas alérgicas e pais com filhos pequenos devem levar anti-histamínicos recomendados pelo médico.

Prevenção

Os zangões não atacam as pessoas; a razão do ataque é:

  • local de férias próximo a habitats de insetos;
  • movimentos bruscos;
  • tentar matar ou capturar um inseto;
  • destruição acidental do ninho.

Você deve levar para a natureza um kit de primeiros socorros repleto de anti-histamínicos, antipiréticos e anti-sépticos. Monitore as crianças com cuidado; elas não apreciam o perigo e podem perseguir a abelha e tentar capturá-la. Ao viajar, você deve usar roupas justas e fechadas. Antes de descansar, você deve examinar cuidadosamente o local e seu entorno imediato. Uma abelha não morre após ser mordida e raramente (ao contrário das vespas) ataca novamente.

Os zangões picam tão raramente que muitas pessoas nem sabem se são capazes disso ou não. No entanto, cada criatura viva protege a si mesma, a sua própria casa e família. Portanto, quando ameaçados, podem atacar e causar sérios problemas a uma pessoa.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim