A maioria das plantas cultivadas necessita de polinização para dar frutos, o que depende diretamente da atividade dos insetos. Para aumentar o rendimento e as características de sabor das frutas futuras, alguns jardineiros e jardineiros instalam uma colmeia caseira de abelhas em seu terreno. Por que precisamos de abelhas domésticas e como usar os insetos corretamente, examinaremos mais detalhadamente.
Características da criação de abelhas
A produtividade das culturas frutícolas e hortícolas depende diretamente da intensidade da polinização das plantas.É geralmente aceito que os insetos mais trabalhadores são as abelhas, que coletam pólen e néctar das plantas melíferas, polinizando-as assim. Mas em caso de mudanças climáticas e precipitações, sua atividade diminui, o que afeta negativamente o rendimento.
- Os zangões são caracterizados por excelente resistência às baixas temperaturas e às mudanças climáticas.
- Os insetos têm a capacidade de manter a temperatura necessária de seu corpo, que é coberto por muitas vilosidades.
- As trabalhadoras baleias minke não têm medo de baixas temperaturas: elas voam para fora da colméia a uma temperatura de +2 graus, quando a maioria dos insetos ainda está hibernando.
- Devido à sua pelagem densa, os zangões não têm medo da chuva e também conseguem enxergar bem no escuro.
- As operárias listradas trabalham quase 18 horas por dia, polinizando 4 a 5 vezes mais plantas do que as abelhas.
- Os insetos não são nada agressivos e não requerem cuidados.
Importante! Os zangões são criados tanto em fazendas agrícolas quanto em terrenos privados para aumentar o rendimento das culturas de vegetais, frutas silvestres e frutas.
Fazendo uma colmeia com suas próprias mãos
Para criar baleias minke trabalhadoras de forma independente, eles criam condições de vida confortáveis para elas. Você mesmo pode fazer uma colmeia de abelhas.
Para funcionar, você precisará de tábuas comuns, compensado, várias ripas de madeira, um pequeno pedaço de espuma, isolamento e uma furadeira. Palha, estopa ou musgo são usados como isolamento.
Etapas de fazer uma casa para abelhas:
- as tábuas são cortadas e utilizadas para fazer a base de uma caixa quadrada sem fundo nem tampa;
- então o compensado é pregado como parte inferior;
- para a tampa utiliza-se o segundo pedaço de contraplacado, previamente fixadas 4 ripas de madeira;
- em uma das paredes da casa é necessário fazer 2 furos, um dos quais bem tapado com rolha;
- a espuma de poliestireno é colocada na parte inferior da caixa acabada, coberta com qualquer isolamento natural na parte superior.
Conselho! Por conveniência, pernas altas são pregadas na colmeia de abelhas e colocadas em um terreno pessoal, próximo às plantações floridas.
Escolhendo um local para instalação
O momento da remoção das casas para o local depende diretamente dos indicadores meteorológicos e climáticos da região de reprodução dos insetos. Nas latitudes meridionais, o trabalho é realizado em meados ou final de abril, quando começa o período ativo de crescimento das plantas. Em climas temperados, as colmeias são transportadas 2 a 3 semanas depois.
As casas estão situadas junto a árvores de fruto e arbustos. Os zangões são mais atraídos por matagais de framboesas, groselhas ou groselhas. A colmeia é colocada de forma que os buracos nela contidos estejam sempre voltados para o lado sul. Para obter o máximo efeito do trabalho dos trabalhadores listrados, serão necessárias de 4 a 6 casas, colocadas a uma distância de 4 a 5 metros umas das outras. Algumas das colmeias podem ser enterradas no solo. Para garantir que os insetos possam entrar facilmente na casa, um tubo com comprimento de 70 cm a 1 m é trazido da colmeia para a superfície.
Importante! Para atrair insetos, as paredes internas da colmeia são esfregadas com erva-cidreira ou folhas de hortelã.
Como mover abelhas para uma nova casa
Para criar uma colônia de abelhas, em primeiro lugar, você precisará de uma rainha. A fêmea do inseto é adquirida em um apiário especial ou capturada de forma independente em condições naturais.
- A fêmea se diferencia pelo tamanho, é 2 ou 3 vezes maior que os insetos comuns.
- Na primavera, as rainhas voam acima do solo em busca de um local adequado para fazer um ninho.
- Durante a captura, os membros posteriores da baleia minke são examinados.Se não houver vestígios de pólen, significa que o inseto ainda não adquiriu casa própria e está apto para constituir família.
- A rainha é colocada em uma colmeia preparada, onde recebe nutrição protéica.
- O próximo passo da rainha é organizar um ninho e atrair operárias e zangões.
Terminada a colônia, a casa fica cheia de dióxido de carbono liberado pelos insetos, o que ativa as funções reprodutivas dos zangões. A etapa de criação da família termina com o aparecimento das larvas na casa e a seleção das fêmeas inférteis da colmeia.
Importante! A colmeia de abelhas deve ser mantida limpa, devem ser retirados indivíduos mortos e elementos estranhos que provoquem o desenvolvimento de parasitas.
Principais diferenças da apicultura
Ao contrário das abelhas, os zangões não têm um enxame altamente organizado, não estão sujeitos a controlo externo e não estão ligados às suas próprias colmeias. A vida útil dos zangões é curta, durando apenas uma estação de cultivo, após a qual a maioria dos indivíduos morre de causas naturais. Só têm viabilidade as rainhas dos zangões, que no final do outono conseguem ser fecundadas. Também sobrevivem as jovens fêmeas que nascem no final do verão ou início do outono; são elas que trarão descendentes para a família no ano seguinte.
Importante! Uma colmeia de abelhas é um mecanismo complexo no qual vivem os insetos, o néctar curativo amadurece, a própolis e outros produtos apícolas são produzidos.
Agricultura de abelhas como negócio
O negócio de criação de abelhas está em um estágio inicial de desenvolvimento, mas já atraiu o interesse de grandes complexos agrícolas e fazendas. Com a ajuda de insetos trabalhadores, o rendimento de várias culturas aumenta significativamente, suas propriedades gustativas e características do produto são melhoradas. Muitos agricultores celebram contratos específicos para o fornecimento de colmeias povoadas de abelhas durante a estação de crescimento.
Importante! Os insetos polinizam ativamente as plantas não apenas no ambiente natural, mas também em complexos de estufas, o que aumenta a demanda por sua criação.
De que depende a renda?
A lucratividade desse tipo de negócio é bastante alta. Com um custo mínimo, o criador de abelhas recebe uma abundante colheita de hortas e hortaliças, além de poder implementar um projeto de venda de insetos para fazendas e complexos agrícolas. E como a família das abelhas tem vida curta, essas vendas serão anuais e trarão estabilidade financeira ao criador.
Cultivo de abelhas em números
Antes de criar um apiário de abelha, você precisa se familiarizar com os custos aproximados. O custo de uma família completa varia de 3 a 5 mil rublos. Se você adquirir 10 ou mais famílias de abelhas por temporada, durante a estação de cultivo poderá ganhar mais de 50 mil rublos.
Os custos de construção de casas para insetos são mínimos, pois são utilizados materiais improvisados.