Para se proteger dos inimigos naturais, as abelhas utilizam um órgão especial localizado na parte inferior do abdômen. Glândulas especiais produzem substâncias tóxicas que entram na picada e, se necessário, são injetadas no corpo do inimigo. De que outra forma os insetos usam uma picada e por que as abelhas morrem depois de usá-la, examinaremos mais detalhadamente.
Onde está localizada a picada de uma abelha e como ela se parece?
A picada é um órgão reprodutivo modificado, localizado na parte posterior do abdômen dos insetos. Se os indivíduos que trabalham o usam para se proteger de inimigos externos, a rainha da colmeia põe ovos com a ajuda de um ferrão e, em casos raros, usa-o para lutar contra outras rainhas.
Dependendo da idade, sexo e raça dos insetos, a picada da abelha pode variar em desenho e tamanho de 2 a 4 mm.
- O ovipositor pontiagudo possui serrilhas. Nos espécimes de trabalho existem até 10 desses entalhes no ferrão, na rainha não existem mais do que 4.
- A parte fixa consiste em placas alongadas, trenós, seus processos e palpos.
- A parte móvel do processo pontiagudo possui uma estrutura mais complexa, composta por uma grande placa triangular, glândulas venenosas, muitas placas quadradas, estiletes, músculos e uma seção especial para acúmulo de substâncias tóxicas.
A rainha da colméia possui o maior ferrão, que o utiliza para a finalidade pretendida de postura de ovos.
Importante! Apenas indivíduos do sexo feminino possuem um ovipositor, portanto este órgão está completamente ausente nos zangões.
Funções do ferrão e características do veneno
Inicialmente, as funções do ovipositor destinavam-se exclusivamente à produção de descendentes. Mas no processo de evolução, o órgão mudou e passou a ser usado pelos insetos para proteger seu ninho, néctar e ninhada.
A parte abdominal das baleias minke mel é móvel e dobra-se facilmente, o que facilita a liberação rápida da picada e um golpe direcionado ao inimigo com uma substância venenosa. Durante o processo de defesa, o órgão protetor de um indivíduo libera até 0,3 mg de veneno, que penetra no corpo do inimigo. Se uma pessoa for atacada por um enxame inteiro de abelhas, a concentração de substâncias tóxicas chega a 0,2 g, o que pode ser fatal.
Devido às inúmeras farpas, os insetos não conseguem remover o ferrão da camada da epiderme do inimigo, de modo que a agulha afiada permanece na pele e continua a liberar substâncias tóxicas por muito tempo.
A substância tóxica é incolor, tem odor agradável e é intensamente utilizada na medicina popular e tradicional para a fabricação de diversos medicamentos e pomadas.
Interessante! Ao contrário das operárias, a rainha da colméia usa o órgão para aumentar a prole como ovipositor. Para proteção, a rainha usa seu ferrão apenas quando luta com outras fêmeas que disputam o domínio da colméia.
Processo de picada
As mandíbulas dos insetos melíferos não estão adaptadas para morder e se defender contra oponentes. Portanto, para sua proteção, as abelhas utilizam um ferrão localizado na parte posterior do abdômen. Se as baleias minke estiverem calmas, a picada fica em um canal especial e bem coberta com placas protetoras.
Após uma mordida, os insetos voam para longe, mas com um puxão forte, o órgão venenoso denteado se rompe e permanece no corpo do inimigo.
Diferenças de uma picada de vespa
Ao contrário das abelhas, o ferrão das vespas não possui dentes, que o prendem na superfície da pele do inimigo. Portanto, as vespas são capazes de infligir várias mordidas ao mesmo tempo.
As principais diferenças entre as picadas de vespas e abelhas:
- o órgão pungente das vespas não é dotado de glândula com substância venenosa, o veneno entra no corpo do inimigo por meio de um duto localizado entre a agulha e o trenó;
- após uma mordida, a vespa remove facilmente o órgão que irrita a pele do inimigo, sem consequências para sua saúde;
- as abelhas usam órgão de proteção apenas em caso de perigo, e as vespas podem picar sem motivo específico, respondendo a movimentos bruscos ou odores fortes com comportamento agressivo.
Facto! Durante o ataque, a vespa pode usar seu ferrão até 5 vezes sem retirar o órgão pungente de dentro do abdômen. Além disso, o aparelho bucal dos insetos é equipado com uma mandíbula poderosa e forte, que as vespas usam para morder.
Quanto tempo vive uma abelha depois de ser picada?
No processo de ações defensivas, o órgão denteado permanece no corpo do inimigo e as abelhas voam com a ferida aberta. Devido aos graves danos após uma picada, as abelhas vivem várias horas e morrem.
Se as baleias minke se defendem de insetos cobertos por uma casca quitinosa dura, o órgão que pica é removido livremente do corpo do inimigo e a abelha permanece viva e ilesa. Mas se outras abelhas ou vespas atacarem e forem picadas, as baleias minke melíferas morrem.
O que fazer se for picado por uma abelha
Em caso de picada de abelha, é necessário retirar a picada da pele e tratar a ferida com antissépticos. Se você tem tendência a reações alérgicas, deve tomar anti-histamínicos.
Você também pode aliviar os efeitos das picadas de insetos com compressas frias, analgésicos e bicarbonato de sódio.