Sem melhorar a produtividade dos ovinos e caprinos, é impossível aumentar a rentabilidade de uma exploração agrícola ou de uma empresa agrícola. Para isso, utilizam a classificação de ovinos e caprinos, ou seja, um exame abrangente de diversas características, após o qual são divididos em vários grupos. O procedimento é realizado anualmente para selecionar as condições ideais de alojamento e dieta alimentar, selecionar os exemplares de animais mais valiosos e selecionar os melhores carneiros para o rebanho.
Classificação de ovelhas significa
O processo de avaliação individual abrangente do desempenho animal com posterior classificação, para fins de posterior utilização na criação, e criação de uma tecnologia de produção racional e útil é denominado classificação de ovinos.
Este é um processo importante na produção agrícola, pois o valor genético do rebanho é determinado pelo profissionalismo do boniter. O procedimento é normalmente utilizado para lã fina e semifina, após o que as ovelhas são divididas em classes.
Finalidades da classificação:
- selecione carneiros produtivos para acasalar;
- organizar corretamente o processo de criação e alimentação dos animais, criando as melhores condições para os grupos mais valiosos;
- dividir as ovelhas em classes com base em características produtivas úteis.
Importante! Ao examinar o gado, é dada muita atenção à área de especialização da fazenda. Na direção de lã fina, distinguem-se ovelhas valiosas para a produção de lã, na direção smushkovo, distingue-se a direção smushkovo, e na direção pele de carneiro, distingue-se a direção pele de carneiro.
Variedades
O procedimento de avaliação é realizado individualmente ou em grupo (turmas). Individual é um procedimento aplicado à criação de carneiros para posterior acasalamento. Os resultados são registrados em um diário e em uma ficha de criação personalizada de um animal individual.
Os exames individuais são realizados por pecuaristas de fazendas e criadouros para identificar animais que:
- cultivado para transferência para fazendas de terceiros;
- destinados à “reparação” do próprio gado;
- vêm daqueles carneiros que são testados para seus descendentes.
Às vezes, o exame leva em consideração qualidades dos animais como raça, produtividade e características constitucionais.Nesse caso, cada responsável é atribuído à turma de avaliação correspondente, sem inserir informações ou avaliações no diário. Isso é chamado de classificação de classe (grupo).
Regras
A avaliação obrigatória, realizada uma vez para cada animal, determina a sua posterior utilização. O procedimento é obrigatório para a idade em que já é possível a avaliação pericial:
- 8 ou 9 meses é a idade de classificação das ovelhas para produção de peles;
- 1 ano – exame de rebanhos de lã fina e semifina, realizado na primavera, antes do início da primeira tosquia;
- 18 meses – avaliação em grupo de rebanho não especializado em carne e gordura, realizada no outono, antecede o acasalamento.
A parte reprodutora da pecuária começa a ser classificada ainda mais cedo para acompanhar a trajetória de desenvolvimento das ovelhas, classificá-las para engorda e uso reprodutor.
Assim, ao serem desmamados do útero, os cordeiros de três meses são avaliados pelo desenvolvimento, pelo peso vivo, e aos cinco meses, antes da primeira tosquia, pela qualidade da lã.
Cuidados adicionais com o animal
Após o processo de classificação, os animais são cuidadosamente monitorados. O monitoramento do desenvolvimento, crescimento dos animais, seu comportamento e relações dentro do rebanho é responsabilidade dos especialistas agrícolas: boniters, pecuaristas e criadores. É importante proporcionar às ovelhas engorda e cuidados de saúde de qualidade.
Importante! Resultados, desvios da norma, velocidade de desenvolvimento e outros indicadores da pecuária são inseridos em um diário especial para melhor acompanhamento.
A classificação de ovinos é considerada um processo complexo mas necessário na pecuária, pois simplifica a criação dos animais e também, através da classificação, permite abranger todas as áreas da ovinocultura.