A chicória é uma planta com flores azuis suaves que cresce à beira das estradas e nos campos. A cultura é conhecida por vários motivos. Algumas pessoas conhecem a planta como uma erva com lindas flores, outras gostam dela como um substituto picante do café e outras ainda prestaram atenção às propriedades medicinais da chicória. Ao mesmo tempo, você não só pode comprar chicória na farmácia ou loja, mas também começar a cultivá-la no seu jardim sem muito esforço.
- Características
- Variedades de culturas
- Quais são os benefícios da chicória?
- Métodos de propagação de plantas
- Momento para plantar chicória
- Cultivo de sementes de chicória em terreno aberto
- Preparação de sementes
- Preparando o local de pouso
- Semeando sementes
- Características do cultivo de chicória em casa
- Como replantar chicória
- Regras para cuidar das colheitas
- Fertilizantes
- Rega
- Proteção contra doenças e pragas
- Capina e afrouxamento
- Colheita
- Como preparar flores de chicória
- Como secar erva de chicória
- Como colher raízes de plantas
- Como fazer café com sua própria chicória
Características
A cultura bienal é comum na Europa, Rússia, Ásia Central e Sibéria Ocidental. No primeiro ano, forma-se um sistema radicular com tubérculos de até 400 gramas. No segundo ano, a chicória produz folhas e sementes.
Raiz maciça, caule longo, de até 100-170 centímetros, com pequenas fibras, folhas, flores azuis com diâmetro de 3 a 5 centímetros distinguem a planta das demais da família Asteraceae. Os frutos oblongos, castanhos claros, atingem 3 milímetros.
A colheita floresce de julho até o final do outono. Flores delicadas desaparecem rapidamente e são substituídas por novas. A colheita pode chegar a 20 mil sementes.
Variedades de culturas
Segundo várias fontes, existem de 8 a 12 variedades de chicória. Mas apenas dois tipos de plantas são cultivados, como:
- Salada. As folhas frescas são usadas para preparar saladas, acompanhamentos e guloseimas de carne. 3 variedades são populares:
- Escariole, Witloof - possuem cabeças suculentas com folhas largas;
- A endívia tem aparência semelhante à alface comum, com folhas encaracoladas esculpidas.
- Variedade comum. A cultura é adequada para o preparo de bebidas medicinais. A planta é plantada como flor decorativa.
Se você cultiva a planta como alternativa ao café, é melhor tirar raiz de chicória. A variedade Yaroslavsky é popular no território da Federação Russa, que recebeu o nome do nome da região que produz grãos saudáveis há mais de duzentos anos.A planta, que na verdade veio do Sul da Europa, deveria ser semeada anualmente para maior rendimento.
Quais são os benefícios da chicória?
Apesar da poderosa parte aérea, sementes e raízes são utilizadas para fins medicinais e alimentares. A substância intibina confere às raízes um sabor amargo específico. A inulina torna a planta necessária no cardápio dietético dos diabéticos. Além disso, o sistema radicular é rico em frutose, caroteno, vitaminas C, grupo B e microelementos: cálcio, ferro, magnésio, sódio. As decocções curativas são feitas na parte inferior da planta.
A chicória é usada na medicina como meio de tratamento de doenças da pele, rins, baço renal e inflamação dos olhos.
Os grãos são de grande importância como substituto da bebida do café. A infusão ajuda a remover cálculos biliares, melhora a circulação sanguínea e tem efeito restaurador. Durante o dia, a chicória revigora, tonifica, acalma o sistema nervoso e à noite alivia a insônia.
Um documento datado do 4º milênio aC foi encontrado no Antigo Egito, confirmando informações sobre a chicória como remédio para doenças do estômago, fígado e intestinos.
Métodos de propagação de plantas
A planta se reproduz de duas maneiras ao mesmo tempo: semente, raiz. As raízes são divididas em partes, cada uma das quais é a base de um novo arbusto.
A chicória é chamada de planta relógio. Em uma manhã clara, a flor se abre, mas com o início do tempo nublado ou à noite, as flores fecham instantaneamente. A cultura é uma boa planta de mel, floresce por até 3 meses, dando muito pólen e néctar.
Para preparar as sementes, é necessário “embalar” os caules das flores com tampas de gaze, envelopes de papel ou sacos por 21 dias após a floração. No início da colheita, corte as inflorescências com o caule e pendure-as em local aquecido e ventilado para amadurecer.Como resultado, as sementes cairão nos recipientes preparados.
Momento para plantar chicória
As espécies medicinais são plantadas no início da primavera, assim que o solo descongela. É melhor plantar variedades de salada não antes de meados de maio. Não há necessidade de semear antes do inverno, pois muitas plantas com flores aparecerão.
As baixas temperaturas do ar provocarão o florescimento precoce da cultura e o sistema radicular não se formará.
Cultivo de sementes de chicória em terreno aberto
Até um jardineiro novato pode cultivar chicória no campo, porque o processo é semelhante ao cultivo de qualquer hortaliça. A planta resiste a mudanças de temperatura, dias quentes no jardim, geadas de curta duração e temperaturas frias de até 10 graus abaixo de zero.
Preparação de sementes
Antes do plantio, as sementes de alface devem ser germinadas em algodão úmido ou guardanapo. Para acelerar o processo, coloque o pacote em um radiador quente e deixe por 2 a 3 dias. Verifique constantemente se o tecido está quente e úmido. Se necessário, polvilhe o saco de sementes com água morna.
Você pode mergulhar a chicória em um estimulante especial por 5-6 horas para aumentar o rendimento.
Plante sementes da variedade comum imediatamente, sem pré-embebição.
Preparando o local de pouso
Antes de plantar, é necessário preparar as sementes e o próprio solo:
- A área é previamente desenterrada, nivelada e abundantemente umedecida. Se necessário, a área é fertilizada.
- O solo da planta não é ácido, argiloso. Solo ácido é corrigido antecipadamente.
- A área deve ser iluminada e não cheia de árvores. A flor adora a luz solar direta, tão brilhante quanto possível.
- É aconselhável preparar o local para a semeadura a granel com fertilizantes de húmus e turfa. A área escavada é fertilizada com solução mineral na proporção de 3 colheres de sopa por 1 metro de área.Os fertilizantes de turfa com húmus e nitrofos são misturados ao solo e nivelados, soltando o solo.
- Depois disso, encha a área com água.
- Em seguida, são feitos sulcos a uma distância de 30-35 centímetros um do outro, onde são plantadas variedades de chicória - salada e comum.
Além disso, na hora do plantio é importante levar em consideração que o forte aroma do café atrai pragas. Portanto, o local deve ser escolhido o mais longe possível de culturas valiosas.
É ideal cultivar chicória na parte de trás de canteiros combinados, canteiros de várias fileiras - mixborders. É melhor combinar flores com culturas anuais, pois o quadro geral não se perde quando a raiz é removida. Flores azuis claras com violetas, centáureas e margaridas são lindas. Ervas picantes como manjericão, endro ou salsa são os vizinhos mais adequados.
No Antigo Egito, a chicória era usada como antídoto para picadas de cobras e insetos venenosos. À base de chicória, as pessoas preparavam infusões curativas para indigestão e inflamação ocular.
Semeando sementes
As sementes devem ser plantadas a uma profundidade não superior a 1-1,5 centímetros. A distância entre as mudas é de no mínimo 8 centímetros. É importante manter as proporções do espaçamento entre linhas, deixando uma distância de até 40-60 centímetros por planta adulta.
O plantio profundo de sementes reduzirá a taxa de germinação da planta e o tempo de germinação.
Os primeiros brotos serão visíveis nos dias 7 a 14. À medida que cresce e se desenvolve, é necessário desbastar a colheita. Caso contrário, as plantas jovens irão destruir-se umas às outras (a distância mínima entre os espécimes adultos é de 30 centímetros).
Características do cultivo de chicória em casa
Você pode cultivar a variedade de salada em sua casa de verão, no jardim e no parapeito da janela de seu apartamento. Para cultivo doméstico:
- No final de setembro, as folhas de alface junto com as raízes são retiradas dos canteiros.A colheita é armazenada e deixada vários dias para secar e secar.
- Em seguida, as verduras são cortadas e o sistema radicular, sem limpar o solo, é guardado para armazenamento (a uma temperatura de +1*+2 graus).
- Rizomas com cabeça não cortada e botões cortados a 10 milímetros de altura são plantados em uma caixa para o inverno.
- O solo escolhido é franco-arenoso ou uma mistura de turfa e areia. A camada de solo deve atingir 40 centímetros de altura.
- As raízes são plantadas 25-30 dias antes da colheita. Coloque as raízes a uma profundidade de pelo menos 15 a 20 centímetros.
- Para maior rendimento, o substrato é constantemente umedecido com água em temperatura ambiente. A temperatura do ar é mantida entre 16 e 18 graus.
- Corte as cabeças da couve com parte do rizoma para que as folhas não se esfarelem. As frutas são armazenadas de 2 a 3 semanas na geladeira, utilizadas em saladas e para decorar pratos.
Você pode cultivar a variedade de salada em vasos de plástico:
- As raízes são colocadas de forma que as cabeças fiquem 1 a 1,5 centímetros acima do nível do solo.
- O solo é abundantemente umedecido.
- Cubra a panela com polietileno preto e guarde por 10 a 12 dias em uma sala com temperatura de 13 a 14 graus.
- A planta passa os próximos 12 a 24 dias em uma sala com temperatura mais alta - 16 a 18 graus. Todo o período de crescimento levará de 22 a 24 dias. Durante esse período, as cabeças de repolho crescerão para 150-180 gramas cada. Como as raízes são privadas de luz, as cabeças do repolho terão uma cor branca.
Como replantar chicória
Quando a chicória tem 3 folhas, é aconselhável desbastar a colheita, descartando o excesso. A planta não pode ser transplantada.
Regras para cuidar das colheitas
Cuidar da chicória é muito simples, como qualquer outra planta da família Asteraceae.Todos os cuidados se resumem em desbastar as plantas (com intervalo de 8 a 15 centímetros), capinar, afrouxar, regar adequadamente e moderadamente, fertilizar o solo e proteger a planta de pragas.
Fertilizantes
Alimente a chicória com fertilizantes minerais na proporção de 1 grama por 1 metro. Para a alimentação, utilizam-se cinzas de madeira, composto e húmus. Em quantidades moderadas, o solo é aromatizado com superfosfato, sal de potássio e solução de nitrato de amônio.
A cultura é alimentada em intervalos de 14 a 21 dias, alternando fertilizantes minerais e orgânicos.
Rega
Apesar de a chicória tolerar bem o calor e o frio, para uma colheita suficiente é necessário realizar regas moderadas e adequadas:
- Não regue demais a planta, caso contrário as folhas apodrecerão.
- Você pode conservar a umidade aplicando cobertura morta.
- Em dias quentes é permitido borrifar as folhas.
- No inverno, não umedeça a planta.
A umidade ideal do solo é de 75%, a umidade do ar é de 80%.
O cronograma de rega também depende da quantidade de precipitação, da temperatura do ar e da variedade da planta. A espécie de salada não tolera secas prolongadas e precisa de umidade constante do solo. A variedade medicinal é mais resistente ao calor e só precisa ser regada na ausência de chuva por muito tempo.
Proteção contra doenças e pragas
A chicória comum é resistente a várias doenças e pragas. Variedades de chicória para salada são mais suscetíveis a doenças como manchas e podridão nas folhas.
As pragas incluem lesmas, pulgões das folhas, ácaros das raízes e vermes. As lesmas são retiradas manualmente e o solo ao redor da chicória é polvilhado com cascas de ovos trituradas ou areia.
Para prevenção, é necessário remover prontamente as ervas daninhas, destruir as plantas com podridão e regar moderadamente a cultura.Todas estas atividades contribuem para o crescimento e floração da chicória.
Capina e afrouxamento
A planta também precisa ser protegida de ervas daninhas e do acesso constante de oxigênio às raízes. Para tanto, o solo é constantemente capinado e solto.
Colheita
A chicória medicinal floresce apenas no segundo ano após o plantio, por se tratar de uma planta bienal. No primeiro ano, as raízes são coletadas. As folhas são cortadas no final do outono, deixando a colheita “nua” para o inverno.
A chicória para salada é colhida em outubro. As cabeças do repolho são cortadas com uma faca afiada. Guarde as folhas de alface na geladeira ou na adega.
Como preparar flores de chicória
Preparando flores de chicória Da seguinte maneira:
- As flores são colhidas durante a floração abundante, de junho a setembro.
- Escolha plantas longe de rodovias e estradas.
- O clima para a coleta deve ser seco e quente.
- Não colha flores de manhã cedo, pois o orvalho ainda não secou.
- Corte apenas as flores delicadas sem a parte do caule para secar.
Como secar erva de chicória
Seque os caules cortados da planta à sombra, sob uma cobertura. Espalhe a matéria-prima em uma camada sobre um pano e seque no sótão.
Mexa a secagem periodicamente para garantir uma secagem uniforme. Assim que os caules começarem a quebrar, a matéria-prima estará pronta.
Como colher raízes de plantas
No início da primavera ou no final do outono, após a morte da parte aérea, as raízes começam a ser colhidas. O sistema radicular fica saturado de minerais enquanto se prepara para o inverno.
Prepare as raízes da seguinte forma:
- Desenterre as raízes da planta.
- Os rizomas são limpos de terra e lavados. Raízes laterais finas são removidas.
- Inicialmente, as raízes são secas.
- Os rizomas são cortados longitudinalmente em pequenos pratos, os grandes são cortados transversalmente.
- Seque as peças em secadora, forno, à temperatura de 60 graus, em ambiente ventilado.
A colheita é armazenada por no máximo 3 anos em caixas de papelão, caixas de madeira ou sacos de papel.
Como fazer café com sua própria chicória
É muito fácil preparar um substituto do café a partir da safra colhida. Por esta:
- Corte as raízes em cubos de 1 a 1,5 centímetros de espessura.
- Seque a colheita secando a uma temperatura de aquecimento de 100 graus por 12 horas.
- Frite os preparativos em uma frigideira, deixe esfriar.
- Moa as raízes com um liquidificador, moedor de café ou pilão.
- Use como bebida natural na proporção de 1 colher de chá por copo de água fervente.
Para aroma, misture chicória com grãos de cevada, sorveira, aveia, centeio, amêndoa ou bolota.