O que fazer se houver mariposas nas nozes? Cada pessoa enfrenta esse problema em sua vida. As mariposas não se instalam apenas neles. Freqüentemente afeta cereais, farinha, frutas secas, roupas, produtos de pele e tapetes. Quero preservar o produto e me livrar da praga. Se as nozes foram armazenadas com casca, elas podem ser salvas.
Descrição da praga
A borboleta tem cerca de 2 cm de comprimento. Pertence à ordem Lepidoptera. As asas são marrom-acinzentadas. Há um par de antenas na cabeça.Possui 2 pares de pernas. O inseto põe ovos em cereais, frutas secas, farinha e outros locais. Os ovos são pequenos, com até 0,5 mm de diâmetro, e quase impossíveis de serem notados. Deles emergem larvas e causam os principais danos aos produtos. Após a fase larval, a mariposa se transforma em pupa e depois em borboleta.
Importante! O principal dano aos produtos é causado por larvas de borboletas.
Danos causados por traças
A borboleta em si não prejudica a noz. Ela põe ovos no saco, mas não se alimenta deles. Quando as larvas eclodem na superfície, contaminam a superfície da casca com fezes e partículas quitinosas. Se a fruta estiver com casca, ela pode ser salva.
Se armazenados descascados, provavelmente você terá que se livrar deles. O inseto ataca os alimentos em qualquer época do ano.
Produtos estragados pelas mariposas podem prejudicar o corpo humano:
- intoxicação;
- envenenamento;
- diminuição da imunidade.
Causas e sinais de aparecimento
As mariposas aparecem na cozinha por vários motivos:
- trazer comida infestada de insetos para dentro de casa;
- armazenar nozes em ambiente com alta umidade;
- ventilação rara da sala;
- encontrar recipientes abertos perto da janela, trazendo-os dos vizinhos.
Para determinar se há mariposas na casa, você precisa prestar atenção a alguns sinais:
- uma pequena borboleta voa no apartamento principalmente à noite;
- há movimento em cereais ou nozes;
- detecção de larvas em nozes;
- as larvas rastejam nas paredes.
Importante! As mariposas aparecem em locais onde cereais velhos, nozes ou frutas secas são armazenados por muito tempo.
O que fazer se houver mariposas nas nozes
Não espere que as mariposas infectem todos os alimentos da casa. Assim que aparecerem os primeiros sinais, é necessário começar imediatamente a combater o inseto.Para exterminar completamente a população de mariposas, primeiro jogue fora todos os produtos afetados e depois trate os recipientes e os móveis.
Produtos químicos
Os produtos químicos são usados para combater borboletas não apenas em produtos, mas também em tapetes, roupas e artigos de pele. Os medicamentos mais eficazes são:
- Raptor. Aplicar nas superfícies de móveis de madeira. O cheiro repele borboletas;
- Armol. Spray utilizado para tratar superfícies de móveis;
- Comandante de batalhão Utilizado em locais de difícil acesso onde as mariposas e suas larvas ficam escondidas;
- Antimol. Pulverize tecidos e roupas localizados próximos ao habitat do inseto.
As próprias nozes não são tratadas com produtos químicos. Eles só podem ser salvos se a mariposa for descoberta rapidamente e as nozes estiverem na casca. Para isso, as nozes são lavadas em água morna, escorridas e calcinadas no forno a 100°C durante 2 a 3 minutos.
Importante! Os produtos químicos são absorvidos mesmo através da densa casca das frutas, os produtos alimentícios não podem ser tratados com eles, pois isso pode causar envenenamento.
Aplicação de métodos tradicionais
Os remédios populares são indicados para quem não quer recorrer ao uso de produtos químicos. São preparados à base de ervas cujo cheiro é difícil de tolerar pelas mariposas. As melhores receitas são consideradas:
- Folha de louro. Este método serve não só para combater, mas também para prevenir a infestação de traças. As folhas são colocadas em armários e recipientes por onde o inseto entrou.
- As armadilhas são preparadas com farinha e ácido bórico. Misture os ingredientes na proporção de 1:3, depois coloque-os em um recipiente e coloque-os em um armário onde vão parar as larvas e os adultos.
- As paredes do armário e dos móveis onde o inseto apareceu são lubrificadas com óleo de lavanda ou abeto. Além disso, galhos secos dessas plantas podem ser colocados nas prateleiras.
- O cheiro do tabaco repele efetivamente as mariposas.Para isso, esmigalhe vários cigarros em um prato e coloque-os no cômodo onde vive a praga.
- Casca de laranja. Depois de descascada a laranja, ela é colocada dentro do móvel.
- Para matar os ovos, limpe as prateleiras com amônia.
Importante! Os remédios populares não apenas eliminam as mariposas, mas também são meios de prevenção.
Características de prevenção
Para evitar o aparecimento de mariposas no apartamento, é necessário seguir medidas preventivas. Este inseto aparece em ambientes fechados em qualquer época do ano. Assim que se criam na divisão as condições óptimas para o mesmo, instala-se imediatamente em cereais, frutos secos ou nozes. Para prevenir a infecção, você precisa:
- Limpe as paredes dos móveis da cozinha com vinagre alimentar 2 vezes por ano. O odor pungente da solução será parcialmente absorvido pelos móveis e repelirá a praga.
- Não crie desordem na sala. Limpe e classifique itens antigos de vez em quando. Jogue fora e retire roupas velhas, frutas secas estragadas, cereais velhos.
- Separe as nozes e jogue fora as danificadas.
- Para armazenar cereais, frutas secas e outros produtos, é necessário utilizar recipientes com tampas herméticas. Isso criará um vácuo adicional e impedirá a entrada de insetos. Se aparecessem em tal jarro, os frutos já estavam infectados.
- Limpe as paredes do gabinete com amônia.
- Os produtos secos são calcinados uma vez por ano no forno a 100°C.
- As folhas das plantas são colocadas em armários e prateleiras para repelir borboletas.