Já se tornou norma que as variedades de pepino da nova geração sejam capazes de resistir a doenças comuns. Como exemplo, tomemos o pepino Dvoryansky, que, apesar do seu excelente sabor, é dotado de resistência a uma série de infecções virais e bacterianas. Um conjunto tão harmonioso de características de produtos e consumidores está presente na maioria das variedades e híbridos modernos. Muitos deles aumentaram a resistência ao oídio e ao míldio, as infecções fúngicas mais comuns dos pepinos.
Durante o processo de melhoramento, tecnologias modernas são utilizadas para criar variedades que não são suscetíveis ao patógeno.Esta proteção funciona especialmente com sucesso em híbridos F1 de primeira ordem.
Atenção! A taxa de reprodução e plasticidade genética dos fungos do oídio é tal que muito rapidamente os próprios herbicidas se tornam alimento para uma nova geração de parasitas.
Pepinos fracamente suscetíveis ao oídio
Se os surtos de infecções fúngicas se tornaram mais frequentes no seu jardim ou terreno pessoal, então você deve optar por variedades de pepinos resistentes ao oídio. Selecionar variedades para o seu site não é difícil. Podem ser variedades partenocárpicas ou polinizadas por abelhas para salada e decapagem. Deve-se também prestar atenção aos híbridos resistentes a doenças para uso comercial, zoneados nas principais zonas de cultivo de hortaliças.
Categoria de híbridos profissionais
A resistência das plantas híbridas a doenças comuns é um dos critérios básicos na escolha de uma variedade para fins comerciais. Qualquer pessoa que já tenha plantado esses híbridos reconhece sua confiabilidade e excelente produtividade.
- Cucumber Arctic F1 é um híbrido superprecoce para estufas e campo aberto, capaz de frutificar 35 dias após a germinação, com excelentes características comerciais.
- Pepino Sigurd F1 é uma variedade híbrida de meia temporada muito produtiva. A produtora de sementes, a empresa holandesa Enza Zaden, recomenda o pepino Sigurd para produção industrial. Pelo excelente sabor, os pepinos Sigurd F1 receberam a maior pontuação de degustação.
- Outro híbrido comercial, Leaf F1, pertence a criadores holandeses. Sua vantagem é considerada o tamanho, cor e estrutura ideais das verduras para salga e decapagem.
- A vantagem dos pepinos Lenara F1 é o rendimento de até 17 kg por metro quadrado. metros de área de plantio.Os frutos crescem rapidamente e são transportáveis.
- O híbrido holandês Fuga F1 destina-se ao cultivo em terreno aberto. Juntamente com os benefícios para o consumidor, o Fuga é capaz de resistir ao míldio de natureza inespecífica.
- O híbrido “ZKI 104 F1” foi criado para tecnologias de cultivo intensivo, com períodos de cultivo muito curtos. O pepino ZKI tem um ovário do tipo bouquet e é adequado para cultivo em terreno protegido e aberto. No nível genético, o ZKI apresenta comercialização estável de frutas.
Todas as variedades de partenocárpicos listadas têm ótimas qualidades comerciais, mas exigem conformidade com regimes nutricionais e de cuidados.
Variedades polinizadas por abelhas
As variedades polinizadas por abelhas são adequadas para o cultivo de pepinos em solo desprotegido:
- Amurchonok é uma variedade de pepino zoneada às condições do Extremo Oriente e da Sibéria, de meia temporada, de alto rendimento, que recebeu medalha de prata pelo excelente sabor e características do produto;
- o pepino Golubchik F1 é um híbrido de maturação precoce, cujas verduras são ideais para alimentação e qualquer tipo de preparação caseira ou industrial;
- Krokha F1 é uma variedade híbrida, com capacidade parcial de autopolinização, e frutos pequenos do tipo maxixe, pesando 80-90 g;
- o pepino Dvoryansky F1 é um híbrido de alto rendimento e maturação média, adaptado às condições da Rússia central, com excelentes características comerciais.
As variedades polinizadas por abelhas têm um sabor bom e tradicional de pepino, tanto fresco quanto em conserva. Aos novos produtos apresentados você pode adicionar Pepinos Khabar, Erofey, Mig, Extremo Oriente, zoneado para as difíceis condições do litoral. As plantas são tolerantes a uma série de doenças fúngicas.
Atenção! Para prevenir o míldio e o oídio, é necessário selecionar híbridos de pepino resistentes a patógenos.
Variedades autopolinizadoras
As plantas partenocárpicas ou autopolinizadoras prosperam em solo protegido. Um dos problemas do cultivo em estufas é o alto teor de microrganismos patogênicos. O plantio de híbridos garante uma colheita mesmo em condições adequadas ao ataque de fungos.
- O pepino Babayka F1 é uma planta com alto grau de resistência a infecções fúngicas e podridão radicular. O pepino Babayka se diferencia pelo tipo de buquê de ovários, que garante um rendimento de até 12 kg por metro quadrado. metros de pousos.
- O híbrido Neto F1 é capaz de crescer plenamente e frutificar em solo protegido e desprotegido. O pepino Neta tem um período de frutificação prolongado. Produtividade de até 33 kg por metro quadrado. metros em estufa e 19 kg ao ar livre, com as verduras pesando apenas 65-70 g.
- O híbrido de maturação precoce Gerasim F1 é adequado para coleta diária de picles, ou coleta de pepinos, na modalidade colheita a cada dois dias.
- A cama crocante F1 é uma variedade precoce e produtiva, com ovários tipo buquê, capaz de produzir até 7,5 kg de verduras em um arbusto.
- O Cabo Híbrido F1 pertence à chamada “série militar” e se diferencia pelo enchimento simultâneo de verduras e rendimento uniforme da colheita. “Corporal” é uma variedade de maturação precoce e de alto rendimento que produz colheitas em quaisquer condições climáticas.
- O híbrido de meia temporada Neta do Avô F1 tem boa imunidade a doenças e ovários em buquê proporcionam maior produtividade.
- Cucumber Spring capricho F1 é um híbrido de longo período de frutificação, com verduras, pesando até 150 g, cerca de 20 cm de comprimento, para salada.
- O pouco robusto F1 é um pepino de maturação precoce, resistente às mudanças de temperatura. O peso das verduras é de 110-130 g e o tipo bouquet dos ovários garante uma boa colheita.
- Cucumber Thumbelina F1 é um híbrido superprecoce, produtivo e com longo período de frutificação. Todos que plantaram a variedade apreciam muito as características gustativas dos pepinos do tipo maxixe. Thumbelina merece críticas exclusivamente positivas pelas qualidades de consumo e de produto. Os Zelentsy pesam 80-90 g, têm 7 a 9 cm de comprimento. “Eu cultivo pepinos na varanda, são ideais para fazer conservas no inverno”, escreve uma dona de casa da região de Moscou.
A descrição de qualquer variedade de pepino demonstra suas melhores características. Ao enfrentar problemas de doenças, opte por uma forma confiável de combater infecções fúngicas. Isso economizará tempo e esforço durante a jardinagem de verão.