Um exemplo do trabalho bem-sucedido dos criadores foi toda uma série de variedades de pepino adaptadas às difíceis condições das regiões setentrionais. O pepino Miranda F1, tradicionalmente apreciado pelos siberianos, é um exemplo de cultura com maior resistência ao frio. O pepino pode crescer mesmo em solo desprotegido. Existem muitas variedades maravilhosas. É impossível contar sobre todos. Mas chamamos sua atenção para uma descrição de alguns.
Híbridos de nova geração
São variedades híbridas que podem ser plantadas com segurança em baixas temperaturas e cultivadas com sucesso em ambientes fechados.Já no nível genético f1, o pepino é resistente a muitas doenças e fatores naturais instáveis.
Os híbridos, via de regra, apresentam períodos de maturação mais precoces e altos rendimentos, qualidades mais relevantes nas condições de curto verão do oeste e leste da Sibéria. Além disso, ao cultivar híbridos, você não precisa se preocupar em atrair insetos para polinizar os ovários. A maioria dos híbridos são partenocapianos e não requerem polinização para formar frutos. As melhores variedades para qualquer tipo de estufa são as híbridas.
Ao contrário das plantas varietais, as plantas híbridas apresentam características económicas e comerciais mais importantes: produtividade, uniformidade das características varietais em todas as plantas, curto período de crescimento. Particularmente relevantes são a resistência a mudanças de umidade, temperatura e resistência a patógenos de doenças virais e fúngicas. Portanto, os híbridos são ideais para cultivo em estufas.
Miranda F1
O híbrido universal de maturação precoce é caracterizado pela resistência ao frio e às principais doenças do pepino. Pode ser cultivada ao ar livre e em terreno protegido. Não requer polinização. A planta é alta e bem frondosa.
Os Zelentsy têm 11-12 cm de comprimento e pesam até 120 G. A produtividade é boa. Até 6,5 kg de pepinos por 1 metro quadrado. M. Os frutos são de cor verde oblonga, com manchas claras e listras brancas até o meio do fruto, com espinhos brancos. Os pepinos Miranda são saborosos e suculentos. Adequado para decapagem e decapagem.
A tecnologia agrícola não difere do processo de cultivo da maioria das variedades. Quando o solo aquece até 15 graus, as mudas são plantadas em local permanente. Na maioria das vezes, são os últimos dez dias de maio. Plante no máximo 3-4 plantas por 1 quadrado. m. É necessária uma liga ou fixação em treliças.
Buquê siberiano F1
Híbrido de alto rendimento e de maturação precoce, não requer polinização e está adaptado às baixas temperaturas da Sibéria. Distingue-se pela produção amigável de frutas. Pode ser cultivada em qualquer tipo de estufa e em campo aberto, resistente a doenças comuns. A planta é de porte médio, com ovários incomuns de 3-4 pepinos, que parecem um buquê.
Os pepinos têm até 10 cm de comprimento, formato alongado e pesam de 45 a 50 g.O híbrido tem excelente comercialização. Sua característica mais significativa é a capacidade de produzir um rendimento de até 30 kg por metro quadrado. m Os frutos são uniformes em tamanho e formato, possuem polpa densa, sementes pequenas, não têm sabor amargo e são ideais para decapagem.
O buquê siberiano de pepino f1 é bastante exigente em termos de cuidado. Para obter o rendimento máximo, deve-se seguir os regimes de rega e fertilização e retirar as verduras maduras em tempo hábil.
Restina F1
Muitas explorações de sementes e empresas agrícolas estão a desenvolver variedades e híbridos para áreas com clima desfavorável. Como resultado do trabalho dos criadores da empresa agrícola Biotechnika, um híbrido superprecoce, de alto rendimento e polinizado por abelhas, Restina f1, apareceu no mercado de sementes.
A planta possui resistência genética às principais doenças fúngicas, virais e bacterianas do pepino. Da germinação à colheita, passam apenas 39-40 dias. A planta tem ovários em buquê, por isso parece incomum. Os pepinos são colhidos em cachos de 3-5 peças. Eles podem ser cultivados não apenas em uma estufa ou em uma horta.
A variedade é plantada em caixas ou vasos em varandas e galerias. A planta parece muito impressionante. Os pepinos são pequenos, do tipo maxixe, com 5 a 6 cm de comprimento e a superfície dos pepinos é finamente tuberosa, verde com listras claras.A polpa é densa, crocante, adequada para enlatados e preparo de saladas de verão e inverno.
A planta adora calor, para áreas de clima frio recomenda-se o cultivo de mudas. A cultura é plantada em local permanente quando o perigo de geada tiver passado.
Importante! Ao cultivar variedades polinizadas por abelhas e híbridos com tipo de flor feminina, é necessário plantar até 10-15% das plantas com variedades polinizadoras que produzem flores masculinas. Eles são plantados em cada linha a cada 7-8 plantas da variedade principal.
Variedades de pepinos polinizados por abelhas
O pepino é uma cultura que adora calor e requer cultivo em estufa. Mas as plantas polinizadas por abelhas crescem melhor ao ar livre. Para os adeptos dos métodos clássicos de cultivo de vegetais, existem muitas culturas vegetais adequadas.
Quase todas as variedades de pepino têm características próprias, mas a maioria é resistente ao frio e amadurece precocemente.
As variedades polinizadas por abelhas apresentam algumas diferenças importantes. Devido à formação das sementes, os frutos acumulam maior quantidade de substâncias biologicamente ativas e vitaminas. Eles são mais úteis e geralmente têm sabor e aroma vegetais característicos e pronunciados. Os vegetais verdes dessas variedades são mais adequados para decapagem. Todas as variedades são adaptadas ao norte e testadas ao longo dos muitos anos de existência. Um de variedades de pepino são consideradas as melhores para decapagem Cascade, que já se tornou um clássico na horticultura.
Cascata
A variedade é antiga, criada e registrada por criadores do Extremo Oriente em 1982. Pertence à categoria de maturação precoce com período de crescimento de até 45 dias. Pepino com flores femininas, polinizado por abelhas, destinado ao cultivo em terreno protegido e aberto. Possui resistência ao oídio.Os frutos são lisos, com 13-15 cm de comprimento, pesando 90-120 g, com casca verde. Os pepinos em cascata são famosos pelas suas características de bom gosto, sem amargor, densos e crocantes. Considerado o melhor para decapagem.
A variedade recebeu apenas críticas positivas por suas qualidades de consumo. Produtividade de até 8 kg por arbusto por temporada. A variedade é bastante termofílica, prefere áreas com solos férteis, bem aquecidos e protegidos do vento. Pode ser cultivado por meio de mudas ou semeando diretamente em local permanente. As sementes germinam a 13-15 graus. As plantas são plantadas em estufa no início de maio e as mudas com 25 dias são plantadas em meados de maio.
Densidade de plantio de até 4 plantas por metro quadrado. metro. A temperatura mais adequada é de 25 a 30 graus. O cuidado se resume a regar, remover ervas daninhas e fertilizar em tempo hábil.
Altai cedo
A variedade de alto rendimento foi criada em 1958, mas ainda hoje é popular, destinada ao cultivo ao ar livre em solo desprotegido. A variedade é resistente a doenças fúngicas. A planta é resistente ao frio, bem adaptada ao cultivo nas regiões Norte e tolera quedas de temperatura de curto prazo.
O pepino Altai é uma variedade precoce de polinização por abelhas, de maturação precoce, com uma estação de cultivo de 37 a 39 dias. A planta é fortemente frondosa, com vinhas encurtadas. Os frutos são pequenos, com cerca de 10 cm de comprimento e pesando até 80 G. A superfície do pepino apresenta pequenos tubérculos e espinhos brancos. São coletados até 6 kg de frutas por metro quadrado, que são consumidas in natura.
Altai
Outra variedade de pepino polinizado por abelhas, Altai, pode ser cultivada ao ar livre ou em estufa. A planta possui resistência média ao frio e resistência a alguns tipos de doenças do pepino. Sua vantagem é o amadurecimento precoce.Sujeito às normas agrotécnicas, a primeira colheita começa no início de julho. Os frutos do pepino Altai são bastante grandes, de formato oval e com superfície tuberosa.
O peso das verduras varia numa pequena faixa de 90 a 118 g e comprimento de 9 a 13 cm.Os pepinos da variedade Altai têm sementes pequenas, para fins de decapagem.
As recomendações dos produtores de sementes sugerem semear as sementes diretamente no solo no início de maio, quando cultivadas sob cobertura de filme. Se for escolhido o método de muda, os prazos são adiados para meados de maio. Mudas com 20 a 25 dias devem ter de 3 a 5 folhas. Esquema de plantio 70 x 40.
Pepino requer calor. As raízes da planta estão localizadas a uma profundidade rasa de 20 a 30 cm. Em solos com temperatura de 17 a 19 graus durante o dia e 12 a 14 à noite, as plantas de variedades de maturação precoce começam a dar frutos após 40- 45 dias, variedades de maturação intermediária após 45-55 dias. A planta exige especialmente calor durante os períodos de floração e frutificação.
Cultivo de pepino
O pepino cresce bem em solos quentes, leves, ricos em húmus e férteis. Não tolera bem solos ácidos e salinos.
- As sementes de pepino germinam a uma temperatura de 13-15 graus. A temperatura ideal para a germinação rápida das sementes é de 25 a 30 graus.
- A cultura responde especialmente à umidade do solo e à umidade relativa do ar. O sistema radicular da planta está localizado nas camadas superiores do solo, que secam rapidamente. E as folhas grandes requerem muita umidade e nutrientes.
- Pepinos são culturas de dias curtos que gostam de luz. Os dias curtos são especialmente favoráveis durante o período de crescimento das mudas.
- As mudas são plantadas quando o solo aquece até 15 graus, quando já passou o perigo de retorno das geadas. As plantas em estufas são amarradas ou presas a treliças.
- A planta é formada pinçando-a na altura da estufa. As variedades de maturação precoce não necessitam de pinçamento, pois as flores masculinas e femininas se formam simultaneamente, no caule principal e nos brotos laterais.
- Antes do início da frutificação, a temperatura deve ser de 22 a 24 graus durante o dia e de 17 a 18 graus à noite.
- A umidade do solo é mantida dependendo do nível de luz em 75% a 90%. Em dias particularmente quentes, realizam-se regas refrescantes.
- Após a rega, o solo é solto, garantindo assim o acesso do ar ao sistema radicular. Remova as folhas da parte inferior do caule. Removendo verduras maduras em tempo hábil.
Estas regras são bastante tradicionais e válidas para variedades e híbridos com diferentes períodos de maturação.