A colheita de pepinos não é um procedimento necessário durante o seu cultivo. Além disso, a maioria dos jardineiros prefere passar sem ele. O sistema radicular das hortaliças é superficial e fraco, por isso é difícil para os pepinos tolerarem o replantio.
É necessário colher pepinos?
Sempre houve debate entre os horticultores sobre se é possível colher mudas de pepino. As discussões sobre este tema continuarão, pois cada um tem sua opinião e experiência crescente no assunto.
Informações sobre como plantar mudas de pepino podem ser do interesse dos residentes de verão que não têm experiência em seu cultivo. Um jardineiro experiente terá uma boa colheita em ambos os casos. Para quem sabe bem colher pepinos corretamente, não há problemas.
Para informação dos jardineiros novatos: o termo “mergulho” é simplesmente traduzido para a linguagem comum. Este é o transplante usual de plantas plantadas com sementes em caixas ou estufas para um novo local (vaso separado, canteiro).
Sobre quando escolher faz sentido
Aliás, não há necessidade de replantar a própria planta se as sementes do pepino forem semeadas imediatamente em copos separados. Mudas de pepino, plantadas em recipientes separados, desenvolvem-se bem e após 25 dias estão prontas para serem transferidas para local permanente.
Nisso, as mudas de pepino são radicalmente diferentes das mudas de tomate. O tomate precisa ser replantado, graças a isso seu sistema radicular fica melhor formado. A colheita de mudas de pepino justifica-se nos seguintes casos:
- Tem muita semente de pepino, há dúvidas sobre germinação, mas não dá tempo de germinar. As sementes secas podem ser semeadas em um recipiente. Plante as mudas mais fortes em copos separados após a formação das folhas completas dos cotilédones.
- Se você tiver uma estufa de policarbonato, poderá plantar várias sementes em um buraco de cada vez. Na fase de cotilédone ou 2 folhas verdadeiras, os pepinos podem ser colhidos em estufa. Plante as mudas excedentes em outras covas, uma em cada.
- Faz sentido salvar uma planta doente replantando-a. Use solo novo e um novo recipiente para isso.
- O transplante de mudas de pepino crescidas é justificado. A falta de luz solar faz com que as plantas se estiquem.Se você transplantar mudas frágeis e alongadas para outro recipiente e aprofundá-las quase até os cotilédones, poderá retardar o crescimento da parte aérea e estimular a formação de raízes adicionais. Estimula o crescimento de novas raízes apertando a raiz central em um terço do seu comprimento.
Como colher pepinos
Em primeiro lugar, você precisa determinar claramente o momento do trabalho de separação. As sementes de pepino germinam rapidamente. As folhas cotiledonares maduras são formadas 7 dias após a semeadura. Jardineiros experientes preferem plantar pepinos em xícaras durante este período.
Preparando-se para uma escolha
Prepare recipientes para transplante com antecedência. Você pode usar copos descartáveis com volume de 0,5 litro, potes de turfa do mesmo volume são adequados. Você pode usar caixas de leite para cultivar mudas. Faça um furo de drenagem nos copos a uma distância de 1 cm do fundo. Você pode colocar uma casca de ovo ou um pedaço de casca de banana seca no fundo.
Muitos jardineiros preferem copos de turfa, que são convenientes porque não é necessário remover a planta. Plante um pepino junto com um copo.
Ao regar, os copos ficam molhados e não interferem no crescimento das raízes. Há uma desvantagem nos copos de turfa: o solo neles seca mais rápido, os pepinos precisam ser regados com mais frequência.
Você pode encher os copos com terra comprada. Tomemos como exemplo o solo vegetal universal, composto por solo de turfa, húmus, turfa de várzea e um complexo de fertilizantes minerais. O solo de turfa não é adequado para estes fins, deve ser misturado com solo de jardim e húmus. Você pode retirar terra do jardim, de canteiros de raízes, repolho ou ervas.
Misture solo de jardim com húmus, serragem podre e turfa. Leve tudo em partes iguais.Você precisa adicionar 0,5 litros de cinzas a um balde de mistura de solo. Elimine o solo contra patógenos com uma solução de permanganato de potássio ou o fungicida “Fitosporin-M”.
O solo deve estar bastante solto e não coberto por uma crosta espessa após a rega. Guarde a terra do seu jardim no outono; no inverno, você pode congelá-la e, antes de despejá-la nas xícaras, aqueça-a no forno por 20 minutos a uma temperatura de 80–100 °C. É necessário colocar a terra nos copos 5 a 7 dias antes do transplante, na véspera do trabalho regar generosamente e marcar um buraco no centro para as mudas. A profundidade do furo é pequena, no máximo 3 cm.
Como escolher pepinos corretamente
Para facilitar a retirada das plantas do solo, elas devem ser regadas antes do transplante..
Regue 2 horas antes de iniciar o trabalho. Você pode remover as mudas do solo com uma colher de chá comum ou um garfo de mesa. Não toque nas raízes com a ferramenta, não toque no caule com as mãos e não espalhe a raiz do solo.
Antes de replantar a planta, ela precisa ser inspecionada. Jogue fora as mudas com os menores sinais de doença, sem poupar. Arranque a longa raiz central. Enterre a muda no solo, não atingindo 0,5 - 1 cm das folhas do cotilédone. Amasse levemente a terra ao redor do caule com dois dedos. Regue as mudas após o transplante.
Colheita em estufa ou terreno aberto
Ao crescer pepinos com efeito de estufa 3 a 5 sementes são semeadas em uma cova sem mudas. Após a germinação, não deve ser deixada mais do que uma planta na cova. É melhor colher pepinos em estufa na fase de 2 folhas verdadeiras.
O princípio do transplante é o mesmo das mudas caseiras. O principal é manter intacto o pedaço de terra nas raízes e replantá-lo em solo úmido.
Em terreno aberto, pepinos densamente plantados podem ser colhidos de maneira semelhante.Cubra os pepinos transplantados do sol por vários dias. O material de cobertura branco é adequado para cobertura.
No plantio de pepino em estufa, as mudas são plantadas em local permanente de acordo com o padrão de plantio recomendado. Ao cultivar híbridos em uma haste, os buracos são colocados a uma distância de 30 cm um do outro. A densidade ideal é de 3 arbustos por metro quadrado.
Cuidados após a colheita
Mudas estão sujeitas a estresse durante o transplante. Ajudá-los a enfrentar isso é a principal tarefa do horticultor. A primeira semana é a mais importante. As mudas ficam confortáveis a uma temperatura de 18 – 20 °C; temperaturas mais altas são indesejáveis, pois reduzirão a taxa de sobrevivência.
A umidade do ar na região de 80 a 85% aumentará a taxa de sobrevivência. Agora não é difícil consegui-lo. É necessário colocar um umidificador doméstico próximo às mudas, e a umidade necessária será fornecida.
Coloque recipientes com mudas onde não haja correntes de ar. Mesmo as plantas maduras não toleram bem as correntes de ar. O parapeito de uma janela no inverno não é o melhor lugar para mudas enfraquecidas pelo transplante. Um rack equipado com lâmpadas fluorescentes (fitolâmpadas) é o local mais confortável para mudas jovens.
A luz do dia para mudas deve durar de 8 a 12 horas. Não há necessidade de adicionar iluminação adicional além deste período. O pepino é uma cultura de dias curtos. Depois das 20h, as mudas precisam ficar em total escuridão.
Rega
É necessário verificar a umidade do solo antes de regar as mudas. O excesso de umidade pode causar doenças fúngicas da canela preta.
Mudas de pepino geralmente morrem por causa disso. A frequência da rega e o volume de água dependem da umidade e da temperatura do ar no ambiente.
A água da torneira deve ser deixada em repouso por pelo menos 12 horas antes de regar. A temperatura da água deve ser igual à temperatura do ar ou ligeiramente superior (20 - 25 °C).Com uma rega bem organizada, o solo fica sempre moderadamente úmido.
Alimentando
É melhor alimentar as mudas 2 vezes. A primeira vez foi após o transplante, uma semana depois. A segunda vez - após 2 semanas. Os fertilizantes minerais convencionais são adequados para alimentação: nitrato de amônio, sal de potássio, superfosfato. Despeje 1 colher de chá de cada fertilizante em um balde de água.
Alimente as mudas de pepino com solução fertilizante na primeira metade do dia, de preferência pela manhã. Regue primeiro e aplique fertilizante um pouco depois, para não queimar as raízes tenras. A solução não deve entrar em contato com as folhas e caules dos pepinos.
Avaliações
Andrey, Volgogrado:
“Eu cultivo pepinos em uma estufa. Em abril, semeio diretamente no solo, 5 sementes por cova, e cubro com filme. Quando os pepinos brotam, deixo uma muda na cova e mergulho o resto na serra vizinha. Em junho colhemos a primeira colheita de pepinos frescos.”
Conclusão
No cultivo de mudas de pepino em casa se necessário, você pode transplantá-lo para outros recipientes. Um procedimento realizado corretamente não prejudicará as mudas. A qualidade do atendimento tem maior influência na saúde das mudas.