As framboesas Arbat são conhecidas pelo seu sabor e rebentos fortes. Em todos os aspectos, este híbrido atende aos padrões.
- História do desenvolvimento de variedades
- Descrição e características da variedade Arbat
- Arbustos
- Bagas
- Área de aplicação de frutas
- Resistência a doenças e pragas
- Resistência à seca, resistência ao gelo
- Frutificação e produtividade
- Aspectos positivos e negativos da variedade
- Cultivo de framboesas
- Quando plantar
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Plantando mudas
- Dicas para cuidar de framboesas
- Como regar
- O que alimentar
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Métodos de reprodução
História do desenvolvimento de variedades
Para criar o híbrido, foram utilizadas 2 variedades de framboesas escocesas.VV Kichina participou do desenvolvimento. A primeira cópia foi recebida em 1988 e adotada oficialmente em 1996.
Descrição e características da variedade Arbat
Esta variedade de framboesa chama a atenção dos jardineiros pelas suas boas qualidades. O rendimento das framboesas Arbat depende diretamente disso. O jardineiro tem interesse em obter os melhores exemplares, pois a variedade de variedades é muito grande.
Arbustos
A altura dos arbustos chega a dois metros. A variedade de framboesas Arbat tem rebentos bastante fortes e fortes que formam o próprio arbusto. A própria coroa está se espalhando. Não há espinhos, o que permite colher os frutos sem ferimentos ou danos. Os rebentos jovens são considerados ramos com 1 a 2 anos de idade. Normalmente sua cor varia do verde claro ao marrom claro. A frutificação inicia-se nos rebentos que atingiram os dois anos de idade, bem como nos ramos mais maduros.
As framboesas são dotadas de um grande número de folhas, o seu tamanho também depende da idade. Geralmente existem pequenos dentes ao longo das bordas da folha. A folhagem varia do verde escuro ao verde claro com uma camada cerosa.
Bagas
Os frutos da planta são grandes, com comprimento de 2 a 4 centímetros. Peso de 5 a 13 gramas. Os frutos são oblongos e lembram um cone. A cor dos frutos da framboesa Arbat é vermelho profundo ou vermelho escuro. As sementes são muito pequenas, por isso são difíceis de notar. Os frutos são suculentos e apresentam excelente sabor agridoce. Mas, infelizmente, quase não há cheiro.
Área de aplicação de frutas
Raspberry Arbat não é uma variedade remanescente. Em casa, as bagas são mais frequentemente utilizadas para torcer compotas, conservas e compotas. Também é muito útil comer frutas frescas ou adicioná-las a tortas e outros produtos assados.
Às vezes as frutas são secas ou congeladas no freezer para preservar mais ou menos sua aparência original.
Resistência a doenças e pragas
A planta é bastante resistente a diversas doenças e ataques de pragas, mas como outras variedades pode ser afetada por infecções. Os “convidados” mais importantes desta variedade são considerados o besouro da framboesa e o ácaro-aranha.
Esses insetos hibernam no solo, por isso é importante soltar o solo ao preparar as framboesas para o inverno. Além disso, de tempos em tempos, são realizadas pulverizações preventivas e tratamento de plantas com substâncias especiais para reduzir o risco de doenças.
Resistência à seca, resistência ao gelo
As framboesas da variedade Arbat necessitam de rega constante, pois disso dependem o tamanho e o sabor do fruto, bem como a produtividade global do arbusto. Falando em robustez invernal, nota-se que a planta tolera bem o inverno, por isso também é cultivada na região Norte do país. Somente neste caso, para aumentar as chances de sobrevivência, os arbustos são isolados. As framboesas são resistentes à seca, mas não devem ser usadas em demasia, pois a rega pouco frequente pode matar a planta.
Frutificação e produtividade
Arbat está incluído na lista de variedades de alto rendimento. A frutificação ocorre no meio do início, os primeiros frutos são colhidos do início de junho a agosto. A data varia dependendo da região de cultivo e das condições climáticas. A falta de sol nos primeiros meses do verão pode retardar o processo de amadurecimento.
Em geral, os jardineiros avaliam o rendimento da variedade como adequado de acordo com os padrões.
Aspectos positivos e negativos da variedade
Como qualquer outra planta, as framboesas têm seus prós e contras:
- A variedade é famosa pelo alto rendimento e frutificação regular.
- As framboesas são grandes e doces.
- Quase não há espinhos.
- As framboesas são resistentes a doenças, ao frio e à seca.
- Os frutos podem ser transportados, não perderão o sabor e a forma.
- As desvantagens podem ser fraquezas em relação a certas doenças.
Cultivo de framboesas
O plantio em si não é difícil, o cuidado com as plantas é uma parte muito importante aqui. Os jardineiros estão tentando fornecer aos campos de framboesa os fertilizantes necessários e a irrigação de alta qualidade.
Quando plantar
Para plantar na primavera ou outono, é importante escolher mudas com sistema radicular fechado. Se não houver tais mudas, o plantio será feito no outono. Escolha um dia ensolarado. É importante que não haja vento forte, pois a planta jovem pode não suportar rajadas fortes e o sistema radicular ainda não está estável no solo.
Seleção e preparação de um local de pouso
Escolha uma área com solo fértil, baixa acidez e terreno ensolarado. Se o solo carece de nutrientes, deve ser fertilizado e coberto com cobertura morta antes do plantio. A área não deve ser coberta com árvores ou muro, pois plantações altas protegem as framboesas do sol, fazendo com que seu crescimento seja muito lento e os frutos pequenos.
É importante plantar framboesas longe de outras plantas atacadas por pragas. Se as framboesas são cultivadas há vários anos, a área de plantio é alterada de vez em quando para que tenha a oportunidade de “descansar”.
Plantando mudas
As mudas são selecionadas sem danos e doenças características. Verifique o sistema raiz com antecedência. Antes de plantar a planta, ela é primeiro colocada em uma solução de permanganato de potássio. Antes do plantio, as raízes são colocadas em uma mistura de argila e esterco ou húmus.
O processo de plantio começa cavando um buraco de 45 a 50 centímetros de largura. Profundidade 30-35 centímetros. Lascas de madeira ou casca são colocadas no fundo do buraco. Você também pode adicionar turfa ou serragem podre. Em seguida, adicione uma camada de solo fértil.
A muda é colocada na cova, monitorando a posição das raízes.Para que as plantas fiquem mais fortes, às vezes duas mudas são colocadas em um buraco, que mais tarde crescem juntas e formam um arbusto. Depois, o buraco com as framboesas é preenchido com terra e bem compactado. O solo é levemente pisoteado e regado.
Dicas para cuidar de framboesas
O cuidado é a parte mais importante no cultivo de framboesas. É importante regar regularmente as plantas, fertilizar e podar.
Como regar
Embora a variedade possa ficar muito tempo sem água, isso, claro, prejudicará as framboesas. A rega não é feita com tanta frequência, mas este procedimento deve ser abundante, pois as raízes da variedade framboesa Arbat crescem muito profundamente.
Para garantir melhor absorção do líquido, após a irrigação o solo ao redor do arbusto é solto.
A rega é interrompida em novembro, quando começam os preparativos para o inverno.
O que alimentar
Os fertilizantes começam a ser aplicados no segundo ano de vida. A primeira alimentação é realizada na primavera. Normalmente são fertilizantes nitrogenados. Os fertilizantes inorgânicos são aplicados anualmente. Estrume e húmus são usados uma vez a cada dois anos.
Em maio é utilizado verbasco com água, que pode ser aplicado como irrigação. Em julho, é utilizado o medicamento “Ideal”. No último mês de verão, utiliza-se uma solução de sulfato de potássio e água.
Aparar
Galhos e brotos que já terminaram de dar frutos são podados para caber na base do arbusto. Na primavera, os brotos velhos são cortados na base e os jovens apenas no topo. As amostras são amarradas apenas quando necessário, nos casos em que a planta está fraca ou tem muitos frutos.
Preparando-se para o inverno
Nas regiões quentes do país, as framboesas não são isoladas, apenas cortadas. Em áreas onde a temperatura cai para 30 graus abaixo de zero, os brotos ficam dobrados e cobertos.
Controle de doenças e pragas
Pragas e doenças costumam causar a morte de um arbusto.Para evitar o ressecamento, as framboesas são tratadas de vez em quando com soluções diferentes. Para combater o besouro da framboesa, utiliza-se “Karbofos”. Para se livrar desse inseto, também são cortados arbustos velhos e doentes e, na primavera, o Arbat é tratado com calda bordalesa.
Em climas quentes, os ácaros podem aparecer nas framboesas. Sua invasão ameaça a morte das plantas no primeiro ano de vida. Para controle, utiliza-se o acaricida Actellik 500 EC. Isso é feito quando as flores estão apenas começando a se formar.
Colheita e armazenamento
Outra qualidade positiva deste híbrido é que após a maturação os bagos não caem. Os frutos são fáceis de colher devido à falta de espinhos.
Após a colheita, os frutos são utilizados para fins culinários. As frutas liberam suco apenas no segundo dia. Pode-se utilizar a secagem após a coleta, o que permitirá a utilização do produto como medicamento.
Métodos de reprodução
A reprodução é feita por divisão do arbusto, método que dá maiores chances de sucesso na reprodução. Sugadores de raiz também são usados.