Skazka é uma variedade de framboesa que permite obter uma colheita impressionante durante a temporada. É muito procurada no mercado porque as frutas têm sabor requintado e são grandes. A baga é adequada para vários tipos de processamento culinário. E para cultivar esse tesouro em seu próprio terreno, o jardineiro só precisa seguir regras simples.
Descrição e características da variedade
A framboesa Skazka não é conhecida como um arbusto comum, mas como uma árvore. Portanto, não é instalada uma treliça para seu cultivo.Uma característica distintiva desta variedade é a ausência de espinhos nos rebentos.
A história refere-se a variedades padrão de framboesas. Proporciona um alto rendimento - até 10 quilos de frutas podem ser colhidos em 1 arbusto. Mas, para isso, a cultura precisa de cuidados adequados com técnicas agrícolas modernas.
As framboesas toleram bem as geadas e a seca, são bem transportadas e podem permanecer frescas por muito tempo. Os frutos silvestres são doces, grandes, de cor rica e aroma pronunciado. Os frutos não caem dos arbustos mesmo após o amadurecimento final. Eles são adequados para armazenamento fresco e também para todos os tipos de processamento.
Vantagens e desvantagens
Vantagens do conto de fadas da framboesa:
- alta produtividade;
- resistência a condições climáticas adversas;
- ausência de espinhos nas hastes;
- brotos fortes e difíceis de quebrar;
- elevadas características organolépticas (sabor, cheiro, estrutura do fruto);
- possibilidade de cultivo em casa de veraneio ou em escala industrial;
- prazo de validade longo;
- resistência a muitas fitopatologias.
As únicas desvantagens incluem a impossibilidade de cultivo em regiões frias, onde a temperatura do ar no inverno cai para -30 °C ou menos, bem como a dificuldade de propagação.
Características do plantio de framboesas Conto de Fadas
Recomenda-se plantar framboesas desta variedade na segunda metade do outono ou início da primavera. O solo deve estar solto. Em solos argilosos ou argilosos, a planta cria raízes com dificuldade. As mudas não devem ser colocadas em áreas onde as águas subterrâneas estão próximas da superfície da terra. O excesso de umidade azedará os frutos ou causará o apodrecimento das raízes.
A área de framboesas deve ser suficientemente iluminada, mas protegida do vento.A distância entre as covas onde serão plantados os arbustos é de no mínimo 60 centímetros. Os intervalos entre linhas são de até 1,5 metros.
Em uma nota. Você pode plantar mudas em covas ou trincheiras separadas. Os recursos de pouso são idênticos em ambos os casos.
Cuidados adicionais
A frutificação abundante das framboesas só pode ser garantida com os devidos cuidados. Não requer muito esforço, mas se regras simples não forem seguidas, a planta não produzirá uma grande colheita.
Rega e fertilizantes
Recomenda-se regar as framboesas uma vez por semana e, durante a floração e a frutificação, a quantidade de umidade do solo sob os arbustos pode ser aumentada. Para cada arbusto bastam 10-12 litros de água, para plantas jovens - 5-7 litros. A fertilização é aplicada desde o início da floração até a poda de outono. Matéria orgânica líquida ou soluções minerais são utilizadas para esse fim. A frequência da alimentação é uma vez a cada 7 a 10 dias.
Em uma nota. As framboesas desta variedade não precisam de fertilização com nitrogênio na primavera. Isso levará a um aumento na massa verde desnecessária, com uma subsequente diminuição no rendimento.
Preparando-se para o inverno
As framboesas não precisam ser preparadas para o frio se no inverno a temperatura do ar não cair abaixo de 25-28 °C. A cultura suporta tais condições com firmeza; eles não são capazes de prejudicá-la. Mas por precaução, os arbustos podem ser cobertos com polietileno e as raízes isoladas com serragem.
Você também deve amarrar os brotos ainda verdes e dobrá-los levemente no chão. Fixe-os na base de um arbusto vizinho, se a distância entre as plantas permitir.
Aparar
A poda é realizada no outono, após a colheita. Todos os ramos doentes, secos ou quebrados são removidos. Além disso, os brotos de dois anos devem ser removidos pela raiz, formando um arbusto deixando no máximo 7 caules jovens e mais fortes.Devem ser distribuídos uniformemente e não concentrados em uma área da planta.
Reprodução
Para propagar a cultura você terá que trabalhar muito, pois ela possui um pequeno número de brotos de reposição. Para conseguir novos arbustos, eles usam o método de corte. São selecionados os exemplares mais fortes dos brotos, com várias folhas verdes brilhantes, saudáveis e densas. São plantados em covas pré-preparadas e cuidados.
Como proteger uma planta de doenças e pragas
As framboesas da variedade Skazka são pouco suscetíveis a diversas fitopatologias. Porém, ainda é necessário fortalecer sua imunidade. Para isso, todo outono, após a colheita, os arbustos devem ser tratados com calda bordalesa. É permitido o uso de fungicidas para esse fim para proteger a cultura de:
- antracnose;
- diferentes tipos de podridão;
- ferrugem nas folhas;
- oídio;
- local do anel.
Mas, mesmo que apareçam sinais de uma das fitopatologias acima, os especialistas não recomendam o tratamento dos arbustos. Se a área afetada não for muito extensa, basta retirar os galhos ou folhas danificadas. E em caso de invasão de parasitas, pode-se recorrer ao uso de venenos industriais vendidos em lojas especializadas.
Regras de limpeza e armazenamento
A colheita começa por volta de agosto e vai até meados de setembro. Porém, o tempo de amadurecimento dos frutos pode variar dependendo da região onde a planta é cultivada.
Recomenda-se armazenar a colheita resultante em pequenos cestos. O prazo de validade dos frutos silvestres frescos é de aproximadamente 7 dias em local fresco e de 3 a 5 dias (aproximadamente) em local quente.
As framboesas da variedade Skazka são adequadas para todos os tipos de processamento. Faz deliciosas geléias, conservas, pastilhas, sucos e até vinhos.É adicionado a produtos de panificação, smoothies, sorvetes e outras sobremesas são feitos a partir dele, por isso pode ser chamado com segurança de uma baga universal em termos de uso culinário.
Skazka é uma variedade de framboesa de alto rendimento adequada para cultivo doméstico e industrial. Possui excelentes qualidades organolépticas, é despretensioso no cuidado e resistente a fitopatologias e condições climáticas e climáticas adversas. A cultura frutifica de forma consistente e para obter o máximo rendimento deve-se dar preferência às variedades remanescentes da variedade.