A descrição da variedade de framboesa Ruby Giant diz que se trata de uma variedade remanescente que dá frutos duas vezes por temporada, pelo que é valorizada pelos jardineiros. Consideremos as características da variedade, as regras de plantio e cuidado, rega e alimentação, poda e preparação para o inverno. Como propagar as framboesas, de que doenças proteger, quando colher as bagas e como armazená-las.
Descrição e características das framboesas Ruby gigante
A variedade foi desenvolvida a partir de uma variedade chamada Patrícia e tem muito em comum com ela.Como todas as variedades remanescentes, os frutos do Ruby Giant amadurecem nos brotos do ano anterior e do ano atual. Frutas de julho a setembro.
É uma planta alta, os rebentos sem espinhos atingem 1,6-1,8 m e o topo pode inclinar-se para baixo. É resistente ao frio e pode tolerar geadas de até -30 graus. As framboesas têm boa imunidade a doenças e não são particularmente exigentes no solo e nas condições de cultivo.
Vantagens e desvantagens da variedade
O gigante rubi tem as seguintes vantagens:
- resistência a infecções;
- duração da colheita;
- produtividade e grande frutificação;
- resistência ao frio;
- excelente sabor e aroma forte;
- transportabilidade de bagas.
Desvantagens: exigente em nutrição e cuidados.
Regras para cultivo e cuidado
Devido ao seu alto rendimento e capacidade de produzir 2 colheitas, as framboesas Ruby Giant requerem cuidados adequados e constantes. Portanto, é adequado para jardineiros experientes que conhecem as necessidades da cultura e como cuidar dela.
Pousar
Framboesas gigantes rubi crescem melhor em áreas ensolaradas e planas, com umidade moderada e proteção contra ventos. Prefere solos leves, soltos, fertilizados e com reação neutra.
O plantio de framboesas é assim: as raízes da muda são colocadas no buraco logo abaixo do colo da raiz, cobertas com terra e regadas. Quando a água assenta, a zona radicular é coberta com cobertura morta para evitar o ressecamento e o crescimento de ervas daninhas. A cobertura morta pode ser feita de palha, feno, serragem, lascas de madeira finas e agulhas de pinheiro caídas.
Regar e fertilizar
O arbusto deve ser regado moderada e uniformemente para que não haja períodos de alagamento ou, inversamente, de ressecamento. As framboesas desta variedade podem ser cultivadas em sistema de irrigação gota a gota, o que é cómodo porque distribui uniformemente a água, com a sua ajuda pode não só regar, mas também fertilizar a colheita.
As plantas precisam ser alimentadas várias vezes por estação: no início da primavera, durante a fase de botão e quando os frutos atingem o tamanho, mas ainda não começam a encher. Infusões de esterco e infusões de ervas, solução de cinzas e fertilizantes minerais para frutas e bagas são usados como fertilizantes.
Recursos de corte
A primeira colheita de framboesas provém dos rebentos que cresceram no ano passado, a segunda - dos rebentos verdes do ano em curso. Após a frutificação, os rebentos de 2 anos são cortados pela raiz. Para que os próximos comecem a crescer, os arbustos precisam de nutrientes, por isso devem ser alimentados.
O segundo esquema de poda: corte todos os brotos no outono e faça apenas uma colheita daqueles que vão crescer na próxima safra.Será mais abundante do que se se formasse em rebentos de diferentes idades.
Preparando-se para o inverno
Nas regiões frias, as framboesas devem ser cobertas para o inverno. Para fazer isso, preencha o solo próximo às raízes com qualquer cobertura adequada para cobrir completamente o solo. Se o inverno for frio, é preciso cobrir os brotos com agrofibra.
Reprodução
As framboesas remanescentes são propagadas por camadas - os brotos são enterrados perto da mata-mãe no verão. As raízes aparecem neles até o outono. Eles são desenterrados e transplantados para novos canteiros. As framboesas estão cobertas com palha.
Doenças e pragas
As framboesas podem ser suscetíveis a doenças fúngicas infecciosas que estragam não só as folhas, mas também os frutos, reduzindo o rendimento. Após a formação do ovário, deve-se realizar pulverizações preventivas com fungicidas. Caso apareçam pragas, vale a pena usar inseticidas, se possível, biológicos não agressivos, para que substâncias tóxicas não entrem nos frutos.
Colheita e armazenamento
Os frutos da variedade Ruby Giant são colhidos após plena maturação. Eles são bastante densos e podem suportar transporte e armazenamento de curto prazo em local frio e seco. Guarde as framboesas em recipientes para alimentos na geladeira. Deve estar seco, limpo e sem danos. Itens abaixo do padrão devem ser processados dentro de 24 horas.
O Ruby Giant faz excelentes preparações caseiras - conservas, compotas, compotas. Os frutos silvestres são saborosos quando consumidos frescos, mas não permanecem frescos por muito tempo; depois de colhidos, devem ser consumidos o mais rápido possível.
A variedade Ruby Giant faz jus ao seu nome - os frutos vermelhos são muito grandes e não encolhem com o tempo. As plantas são resistentes ao frio e raramente adoecem. Para a agricultura familiar, as framboesas desta variedade serão uma boa compra.Vários arbustos maduros poderão proporcionar a toda a família deliciosos produtos aromáticos durante todo o ano, até à próxima colheita.