As framboesas são uma fruta muito procurada pelos jardineiros. A lista de variedades culturais impressiona, cada uma delas com características próprias. Não apenas os parâmetros externos podem diferir, mas também as especificidades do cultivo. Um tipo especial de framboesa é o Brigantine, a descrição da variedade deve ser cuidadosamente estudada antes de começar a propagá-la em sua casa de verão.
Descrição e características das framboesas Brigantine
Brigantine pertence às variedades de framboesa tardia, que são cultivadas em jardins privados e empresas agrícolas. Os arbustos são de tamanho relativamente compacto, sua altura varia de 1,5 a 1,8 metros. Os rebentos jovens são formados em 10-12 pedaços em cada arbusto. Os caules jovens são retos, de cor roxa e espinhosos. Depois de um ano, tornam-se marrons e de estrutura mais densa.
As lâminas das folhas são curvas com bordas descendentes, verde-escuras, onduladas. As laterais são de cor verde, às vezes mescladas com pigmentação antocianina vermelha. Os ramos frutíferos mais desenvolvidos podem conter até 16 ovários. O número de laterais pode chegar a 12 peças.
A frutificação da framboesa começa no ano seguinte após o plantio. O rendimento bruto de 1 arbusto, em média, é de 2 quilos de frutas vermelhas. Cerca de 55 centavos de fruta podem ser colhidos por hectare por temporada.
Vantagens e desvantagens
As vantagens das framboesas Brigantine são:
- resistência a doenças;
- cor saturada;
- adequação para uso não só fresco, mas também para preparações;
- bom rendimento;
- resistência ao gelo;
- imunidade forte que protege as framboesas de infecções fúngicas;
- facilidade de atendimento.
Entre as deficiências do Brigantine, os jardineiros observam:
- indicadores organolépticos médios (a classificação de degustação do produto foi de apenas 3,8 pontos em 5);
- aroma fraco;
- falta de manutenção.
Brigantine tem mais vantagens do que desvantagens. E se nem todos gostarem dele fresco, então será uma excelente conservação.
Aumentando a variedade
Para desembarcar o Brigantine, é preciso escolher o local certo. O processo de colheita das mudas não é complicado e não leva muito tempo.
Escolhendo um local e mudas
Para as framboesas desta variedade, são adequadas áreas suficientemente iluminadas pelo sol e protegidas do vento. O solo adequado é um solo argiloso leve ou médio, enriquecido com todas as substâncias necessárias ao Brigantine. E para obter uma rica colheita de frutas, os jardineiros recomendam a instalação antecipada de uma treliça.
Quando plantar
A melhor época para o plantio de framboesas da variedade Brigantine é no final de setembro, primeiros dez dias de outubro. Antes da colheita, recomenda-se encurtar as mudas: seu comprimento não deve ultrapassar 50 cm, a poda aumenta a probabilidade de sucesso no estabelecimento da cultura e na formação de um sistema radicular forte.
Algoritmo de pouso
Para plantar framboesas você precisa de:
- Faça buracos no chão em uma área pré-designada. A profundidade de cada buraco deve ser tal que as raízes da framboesa fiquem completamente escondidas nele.
- Polvilhe as raízes das mudas até o pescoço com terra e compacte levemente.
- Regue as plantas - cada arbusto necessita de até 5 litros de água.
A distância entre as mudas deve ser de 0,8-1 metro, entre linhas - 2 metros.
Cuidados adicionais com a colheita
A despretensão é a principal característica do Brigantine no que diz respeito ao cuidado. Para o crescimento e desenvolvimento normal, ela necessitará de cuidados que não requeiram medidas extraordinárias.
Regar e fertilizar
Se a estação for chuvosa, as framboesas terão umidade suficiente obtida com a precipitação.Mas durante a seca, a cultura certamente precisará de irrigação adicional. 1 arbusto vai precisar de 10-15 litros de água, é importante que o solo esteja umedecido com 30-40 centímetros de profundidade.
Para fertilizar a lavoura é aconselhável utilizar:
- húmus;
- composto;
- componentes vegetais triturados (serragem, folhas, botões);
- folhas podres.
Em uma nota. A primeira fertilização é aplicada na primavera, antes do início do período vegetativo. Fertilizantes nitrogenados são usados para estimular a planta a ganhar massa verde. No outono é aconselhável adicionar superfosfato.
Aparar
A poda é realizada na primavera, logo após o derretimento da neve. Os rebentos fracos ou mortos são removidos ao nível do solo. Em cada arbusto, restam 15-20 dos caules mais duros e saudáveis até o ponto superior mais forte.
Em julho, os brotos do caule principal precisam ser pinçados. A última poda é feita no outono. Então você deve remover os brotos quebrados, doentes ou esgotados. Como resultado, um arbusto com 15-18 hastes mais fortes permanece para o inverno.
Preparando-se para o inverno
Brigantine tolera bem o frio, por isso não requer preparação especial para o inverno. Mas desta vez você pode cobrir os arbustos com polietileno e cobrir as raízes com palha ou serragem.
Doenças e pragas
A cultura é resistente a muitas doenças, mas nem sempre é possível protegê-la completamente das fitopatologias. Na maioria das vezes, ela está exposta às seguintes doenças.
№ | Patologia das plantas | Como tratar |
1 | Mosca-caule | Mistura bordalesa, Confidor, Karbofos. |
2 | Gall midge - caule, broto | "Calypso", "Karbofos" ou poda de ramos danificados. |
3 | Besouro de framboesa | "Fufanon", solução de permanganato de potássio, infusão de erva tanásia. |
4 | gorgulho de jardim | “Bi-58”, “Karate”, infusão de camomila, solução de alho. |
A cultura é resistente a outras doenças devido à sua forte imunidade.
Colheita e armazenamento
O período de frutificação das framboesas Brigantine começa por volta de agosto. A partir desta altura, os frutos podem ser colhidos (enlatados) ou congelados. Desta forma, manterão as suas propriedades por um longo período de tempo - mais de 6 meses. As frutas frescas não podem permanecer adequadas por mais de 1 semana e somente quando armazenadas em local frio.
Brigantine é uma variedade popular de framboesa, caracterizada por uma frutificação estável e uma colheita rica. Para cultivá-lo em uma casa de veraneio, basta reservar um local ideal para os arbustos e dedicar periodicamente um pouco de tempo ao cuidado da colheita de frutas e frutos silvestres.