Descrição dos cavalos de raça encaracolada Transbaikalian, dieta e criação

Os cavalos encaracolados da Transbaikalia são uma raça indígena. Os nômades o criaram já no primeiro milênio AC. Os animais são caracterizados por baixa estatura e resistência incrível. Eles são pouco exigentes quando se trata de nutrição e não se cansam ao trabalhar sob a sela. Para que os animais se desenvolvam normalmente e não adoeçam, eles precisam de cuidados adequados.


Origem da raça

O padrão para esta raça foi desenvolvido em 1940. Além disso, sua formação ocorreu no final do século XIX e início do século XX.Os cavalos encaracolados do Transbaikal vêm da Mongólia. Até o século XVII, eles quase não eram diferentes de seus ancestrais.

O principal trabalho de seleção foi realizado em Transbaikalia - no território da região de Chita. Lá os animais adquiriram qualidades únicas que os distinguiram dos seus antepassados ​​mongóis.

Especialista:
Hoje esses cavalos são bastante raros. Eles são criados na Transbaikalia. Representantes da raça também podem ser vistos na Arábia Saudita e no Tadjiquistão. Várias dezenas de animais acabaram no Canadá e nos EUA.

Características e descrição do encaracolado Transbaikal

Os representantes desta raça são caracterizados por uma aparência incomum. O corpo do cavalo é coberto por pêlos encaracolados, que lembram os de ovelha. Os cavalos Transbaikal são caracterizados por uma disposição calma. São flexíveis e não requerem cuidados específicos. Os cavalos são orientados para as pessoas. Eles andam muito bem sob a sela. Se necessário, os cavalos podem ser usados ​​como animais de carga.

Os cavalos desta raça são considerados bastante atarracados. A altura dos garanhões na cernelha não ultrapassa 1,4 metros. Uma característica distintiva é considerada a pele encaracolada, que lembra a pele de astracã. O terno pode ser diferente. Ao mesmo tempo, os trabalhos de melhoramento visam restaurar as cores naturais. Implicam a presença de manchas e listras no corpo.

Os cavalos Transbaikal têm cabeça grande e testa larga. Eles são caracterizados por um pescoço curto e maciço. É complementado por um peito moderadamente largo e um torso alongado. Os representantes da raça Transbaikal se distinguem pelas pernas curtas e cascos largos.

Lados positivos e negativos

As principais vantagens da raça incluem:

  • capacidade de trabalhar, independentemente do âmbito de utilização;
  • facilidade de atendimento;
  • disposição calma;
  • resistência durante viagens longas;
  • resistência à geada - os cavalos adaptam-se rapidamente às condições climáticas.

A raça não tem desvantagens significativas. A única desvantagem é a necessidade de escovação regular.

Cavalo encaracolado Transbaikal

Âmbito de aplicação

Esta raça é versátil. Os animais são considerados muito resistentes. Portanto, são utilizados para trabalhos agrícolas em aldeias localizadas mais próximas da Sibéria. Os cavalos toleram bem os invernos rigorosos. Além disso, o clima de verão não muito quente é adequado para eles.

Os animais podem puxar arados ou carroças durante horas. Além disso, eles são capazes de funcionar mesmo quando a temperatura cai para -40 graus.

Os cavalos andam bem sob a sela. Eles são caracterizados por marchas suaves. Cavalos de pêlo encaracolado da Transbaikalia podem ser usados ​​​​para treinamento inicial em equitação. Os animais não despistam seus cavaleiros e se acostumam rapidamente. Ao mesmo tempo, não é recomendado o uso de cavalos para grandes esportes. Eles não podem saltar mais de 1 metro. No adestramento, apenas são possíveis transições do galope para o passo ou vice-versa. Portanto, representantes desta raça praticamente nunca são encontrados nos estábulos dos clubes equestres.

Requisitos para manutenção e cuidados

Os cavalos encaracolados da Transbaikalia são de baixa estatura. Portanto, eles não precisam de grandes barracas. Uma sala de 2x3 metros quadrados é suficiente para 1 pessoa. É importante garantir que o cavalo possa girar livremente.

Muitos estábulos estão equipados com as chamadas varandas. Eles representam saídas para a rua. Deverá haver uma área com campos de feno e um jardim composto por árvores de fruto. Não há necessidade de calçar os cascos desses cavalos. Isso deve ser feito à vontade. É importante levar em consideração as condições em que vive o cavalo.Para treinamento constante, são necessárias ferraduras. Em tal situação, é importante limpá-los da sujeira 2 a 3 vezes por semana.

Se o cavalo mora em uma aldeia, não são necessárias ferraduras. Para prevenir processos inflamatórios, basta lavar a parte inferior dos membros uma vez por mês. Para isso, recomenda-se o uso de refrigerante ou solução salina.

Os cavalos Transbaikal têm cabelos cacheados. No entanto, é bastante curto. Portanto, recomenda-se pentear apenas a cauda e a crina. Ao mesmo tempo, vale a pena retirar sistematicamente do corpo os espinhos e outras vegetações que os animais coletam enquanto caminham ou trabalham no campo. Recomenda-se lavar a lã em intervalos de 1 a 2 meses. Recomenda-se o uso de shampoos especiais.

Planejamento de dieta

A base da dieta do animal é feno, aveia e palha. Eles também devem receber suplementos. Isso inclui muesli e sal de cozinha comum. Vale a pena distribuir a ração levando em consideração a faixa etária, cargas e áreas de utilização dos animais. Os adultos necessitam de 8 a 10 kg de feno por dia.

Cavalo encaracolado Transbaikal

Recomenda-se que o muesli seja usado exclusivamente no inverno. Durante este período, os animais apresentam falta de vitaminas. Igualmente importante é a disponibilidade de água de livre acesso. Recomenda-se dar água aos cavalos pelo menos 3-5 vezes ao dia. Isso deve ser feito depois de comer.

Criação de animais

A época de acasalamento desses animais começa na primavera. Além disso, são capazes de se reproduzir durante todo o ano. O acasalamento é de natureza gregária. Vale a pena passar vários dias seguidos. A gravidez dura 11 meses. Nesse caso nascem no máximo 2 filhotes. Em 95% dos casos nasce 1 potro. A fêmea o alimenta com leite durante seis meses. Depois disso, os animais são colocados em baias diferentes.

Doenças frequentes

Uma característica dos cavalos encaracolados do Transbaikal é considerada pulmões fracos. Portanto, não podem receber água após treinos ou competições. Além disso, os animais podem sofrer de tuberculose, eczema, leptospirose, antraz e outras patologias características dos cavalos. A vacinação oportuna e os cuidados adequados ajudam a evitar problemas.

A raça de cavalos encaracolados Transbaikal tem muitas vantagens. Esses animais se distinguem por um alto grau de resistência e possuem uma aparência incomum. Para criar esses cavalos com sucesso, eles exigem cuidados de alta qualidade.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim