Entre as raças de cavalos, existem aquelas cujas características as diferenciam de todas as demais. Por exemplo, a altura dos animais da raça miniatura americana não ultrapassa 85 cm e são do tamanho de um cachorro grande. O pequeno tamanho do Cavalo Miniatura Americano o torna popular entre os proprietários de raças de cavalos exóticas. Consideremos a descrição, características da raça, criação e cuidado dos animais em casa.
História da raça
Apesar do nome – American Miniature – a história da raça começa na Europa.No século XVII, pequenos animais eram mantidos por pessoas nobres como animais de estimação. Desde o século XVIII, pequenos cavalos são utilizados para trabalhar nas minas.
Da Europa, os mini-cavalos vieram para a América. Os descendentes desses animais formaram o núcleo da raça, que foi registrada como raça separada em 1978. Hoje, os Estados Unidos são considerados o centro da criação: uma associação especialmente criada registra todos os indivíduos de raça pura.
Aparência e características do cavalo miniatura americano
De acordo com os padrões da raça, os animais devem ter entre 70 e 85 cm na cernelha. Os potros crescem até os 3 anos de idade. A principal diferença entre a raça miniatura americana e os pôneis são as proporções corporais características de um grande cavalo de montaria. Eles têm uma constituição regular e graciosa, cabeça pequena, pernas altas e finas e cabelo curto e liso.
Seu caráter é bem-humorado, os animais são sociáveis, não agressivos e adoram a comunicação com os humanos. Mesmo os garanhões raramente resolvem as coisas entre si, para que possam ser mantidos juntos. Os cavalos americanos em miniatura vivem até 35-40 anos e mantêm a capacidade de reprodução até os 21-23 anos.
Vantagens e desvantagens
Participação no espetáculo
Cavalos americanos em miniatura respondem bem aos elementos de treinamento; os animais são frequentemente usados para sessões de fotos e exposições. Eles não são agressivos com crianças, crianças menores de 4 anos podem ser montadas. Hardy, atrelado a uma carroça leve, capaz de transportar um adulto.
Para criadores e proprietários desses cavalos, existem campeonatos onde são avaliadas a constituição, a conformação e a elegância. São avaliados o movimento em diferentes marchas, o trabalho com arreios, a realização de um percurso com barreiras e também o traje do animal nas “aulas de fantasias”.
Manutenção, cuidado e nutrição
Um cavalo de raça pura pode ser mantido em uma propriedade privada, em um estábulo pequeno e isolado. Não deixe de levar seu animal para passear todos os dias. Alimente, como cavalos grandes, grama fresca e feno, grãos, cereais (20% da dieta), dê vegetais e frutas frescas. Comem pouco, mas mais do que cavalos grandes, dado o peso e o tamanho corporal. Os mini cavalos são propensos à obesidade, especialmente se não forem exercitados. O excesso de peso causará o desenvolvimento de doenças metabólicas e outras patologias.
No verão podem pastar no pasto, no inverno devem ser mantidos em baia, mas também levados para passear todos os dias, exceto nos dias de muito frio. Caminhar ajuda a manter os animais saudáveis e fortalece articulações e ligamentos.
Um estábulo para um cavalo em miniatura deve ser isolado, apesar de os animais ficarem cobertos de lã para o inverno, que retém bem o calor. Cuidar de um mini-cavalo envolve limpar a roupa de cama, escovar a pelagem e aparar os cascos pelo menos uma vez a cada 1,5-2 meses. Para tirar o cheiro inerente a qualquer cavalo, o animal precisa ser banhado ao ar livre ou mesmo no banheiro com água morna e xampu animal.
Isso deve ser feito no máximo uma vez por mês para não ressecar a pele. Um cavalo pequeno precisa de vacinas e desparasitação.
Recursos de reprodução
Garanhões adultos e éguas devem ser mantidos separadamente. Liberados juntos apenas para fins de acasalamento. Animais jovens de até 2 anos podem ser mantidos juntos. Então você precisa dividir por gênero. Garanhões jovens que cresceram juntos podem ser mantidos juntos, desde que não sejam agressivos entre si. Se eles começarem a brigar, separe-os em cercados separados. Para uma comunicação confortável, bastará que os cavalos se vejam.
A gravidez em uma égua da raça American Miniature dura 11 meses. Ao criar em casa, é necessário convidar um veterinário para realizar o parto, pois éguas dessa raça podem ter problemas com o parto.
Doenças frequentes
Assim como os cavalos grandes, os cavalos em miniatura costumam apresentar cólicas, que sem ajuda imediata podem resultar na morte do animal. Doenças dos cascos – inflamação reumática, laminite, apodrecimento da rã – ocorrem devido à manutenção inadequada e aos cuidados inadequados. Os cavalos podem ser infectados com doenças infecciosas, a vacinação é realizada para prevenção.
O American Miniature é um cavalo bem construído, de aparência atraente, que pode ser mantido em uma casa particular como animal de estimação. Cuidar e alimentar bebês não é diferente de cuidar de um cavalo comum. Um mini-cavalo pode se tornar um amigo da família, mas especialmente as crianças adoram esses animais. Mesmo aquelas crianças que têm medo dos irmãos maiores sentem-se confiantes com eles. Os cavalos são calmos, amigáveis e podem viver ao lado de seus donos por décadas.