Há apenas algumas décadas, quase ninguém usava incubadoras automáticas. Tais dispositivos eram considerados um luxo, pois muitos criadores de aves não tinham dinheiro para comprá-los. Porém, hoje eles se tornaram mais acessíveis e, portanto, todos podem começar a fazer uma incubadora caseira com viragem automática de ovos.
- Para que é necessário?
- Requisitos básicos para incubadoras caseiras
- Vantagens e desvantagens dos dispositivos caseiros
- Como fazer uma incubadora automática de ovos em casa?
- Cálculo de tamanho
- Ferramentas e materiais necessários para o trabalho
- Corpo da incubadora
- Sistema de bandeja
- Um elemento de aquecimento
- Fã
- Mecanismo de giro automático
- Colocando ovos no aparelho
- Condições de temperatura para diferentes aves
- Conclusão
Para que é necessário?
Muitos avicultores novatos não têm certeza se precisam de uma incubadora automatizada e não sabem para que serve. Este dispositivo é indispensável porque vira ovos de galinha de forma independente. Isso simplifica muito o processo de incubação dos ovos, pois a pessoa não precisará virá-los manualmente.
É necessário virar os testículos, pois isso contribui para o bom desenvolvimento do feto jovem. Se isso não for feito, a galinha ficará doente e logo morrerá. Biólogos profissionais dizem que devem ser virados pelo menos três vezes ao dia.
Requisitos básicos para incubadoras caseiras
O projeto de uma incubadora artesanal deve atender aos requisitos que possibilitarão a eclosão de novos pintinhos. As galinhas jovens eclodem em vinte e cinco dias. Neste momento, a umidade do ar na estrutura deve ser de 50 a 64 por cento. Quando os pintinhos começam a eclodir, o nível de umidade sobe para 75%. Nos últimos dias foi reduzido aos níveis originais.
Além disso, a temperatura na incubadora deve ser mantida. A temperatura interna não deve cair abaixo de 37 graus e subir acima de 39 graus.
Vantagens e desvantagens dos dispositivos caseiros
Projetos automatizados têm vantagens e desvantagens com as quais você deve se familiarizar antes de usá-los.
Entre as vantagens estão:
- compacidade;
- aparência atraente;
- fácil de usar;
- trabalho automatizado.
No entanto, tais dispositivos têm várias desvantagens, que incluem as seguintes:
- As incubadoras automatizadas devem estar completamente cheias.Isto cria dificuldades para quem pretende criar um pequeno número de frangos.
- Superaquecer periodicamente. Devido ao superaquecimento, alguns embriões podem morrer.
Como fazer uma incubadora automática de ovos em casa?
Antes de fazer uma incubadora com suas próprias mãos, você precisa se familiarizar com os recursos de criação do design.
Cálculo de tamanho
Recomenda-se compreender antecipadamente as dimensões da futura estrutura de incubação. Para determinar o tamanho, você terá que decidir com antecedência quantas galinhas serão criadas. A quantidade de ovos que serão colocados na incubadora depende disso. Além disso, as dimensões do dispositivo dependem do material de fabricação e das características do sistema de aquecimento utilizado.
Na maioria das vezes, os avicultores fazem estruturas que podem conter 100 ovos. Neste caso, cada óvulo deve ter um diâmetro de pelo menos 40 milímetros e uma profundidade de cerca de 75 milímetros.
Ferramentas e materiais necessários para o trabalho
Antes de fazer uma incubadora, é necessário preparar com antecedência os materiais e ferramentas para o trabalho. Para montar a estrutura você precisará de:
- Furar. Este é um dispositivo indispensável com o qual são feitos furos para a instalação de fixadores.
- Adesivo de montagem. Algumas peças estruturais não podem ser fixadas com parafusos ou pregos. Em vez disso, eles são conectados com um adesivo de montagem especial.
- Faca. Usado para cortar tecidos ou materiais de borracha.
- Lâmpada. É utilizado na organização do aquecimento dentro da incubadora.
- Geladeira. O corpo da estrutura é criado a partir dele.
- Higrômetro. É usado para monitorar o nível de umidade no dispositivo.
- Termostato. Parte indispensável dos sistemas automatizados de incubação que controlam os indicadores de temperatura.
Corpo da incubadora
A eficácia da operação adicional do dispositivo criado depende diretamente da preparação do caso. Portanto, é necessário se familiarizar com antecedência sobre como criá-lo corretamente.
O alojamento da incubadora pode ser feito a partir de uma geladeira velha e desnecessária. Para isso, retire o freezer e demais equipamentos que estão embutidos em seu interior. Em seguida, são feitos pequenos furos nas paredes da geladeira, por onde circula o ar. Depois de organizar o sistema de ventilação, você pode instalar bandejas para ovos em seu interior.
Sistema de bandeja
O sistema de bandejas instaladas no interior da estrutura é feito em forma de grade. Dentro dela está instalada uma pequena grade com células para ovos. Essas bandejas diferem no número de células. Os sistemas mais utilizados são aqueles que podem acomodar uma centena de testículos. No entanto, para designs mais compactos, são utilizados sistemas menos espaçosos, que contêm apenas 60-70 células.
Para sistemas automatizados, são utilizados modelos de bandejas equipadas com laterais especiais para apoiar os ovos. Eles são feitos de papelão durável ou espuma de borracha.
Um elemento de aquecimento
As pessoas que decidirem fazer elas próprias uma incubadora terão que equipar um sistema de aquecimento. Lâmpadas incandescentes de 40 W são usadas como elementos de aquecimento. Eles estão localizados na parte superior e inferior da geladeira. Ao mesmo tempo, devem ser posicionados de forma que as lâmpadas localizadas abaixo não interfiram. Portanto, antes de organizar um sistema de aquecimento, você precisa pensar cuidadosamente em tudo e fazer um diagrama de layout.
Você também precisa instalar um dos três tipos de termostato:
- barométrico;
- bimetálico;
- contator elétrico
Fã
Ao organizar um sistema de ventilação dentro da estrutura, será necessário instalar um pequeno ventilador. É necessário para melhorar a circulação de ar através dos furos. Para uma geladeira, escolha um ventilador que atenda aos seguintes requisitos:
- possibilidade de operação em rede 220V;
- o diâmetro da estrutura não é inferior a trinta centímetros;
- produtividade cerca de cem m3/h.
Avicultores experientes recomendam a instalação de filtros de tecido especiais no ventilador. Eles evitam que pedaços de sujeira, poeira e outros detritos entrem nas lâminas.
Mecanismo de giro automático
Para virar os ovos postos, é utilizado um mecanismo giratório especial, que deve funcionar pelo menos duas vezes ao dia. Existem dois tipos principais de sistemas usados em incubadoras:
- Quadro. Este mecanismo une os testículos usando uma pequena estrutura.
- Inclinado. Este é o sistema comum usado com mais frequência. Neste caso, todos os ovos viram devido à inclinação das bandejas cheias.
Colocando ovos no aparelho
Depois de criar uma incubadora para criação de galinhas, você pode começar a botar ovos. Devem ser colocados com muito cuidado, pois isso afeta o crescimento e desenvolvimento dos embriões. Testículos com no máximo dez dias são usados para colocá-los na incubadora.
Antes de colocá-los no interior da estrutura, sua superfície é completamente limpa de sujeira. Eles também precisam ser inspecionados com antecedência e verificados quanto a rachaduras ou outros danos mecânicos.
Condições de temperatura para diferentes aves
Ao criar aves, são observadas as seguintes condições de temperatura:
- Galinhas. Os indicadores de temperatura ideais são considerados uma temperatura de 37 graus Celsius. O período de crescimento dura de 20 a 25 dias.
- Patos.O período de incubação dos ovos de pato doméstico é de 28 a 30 dias. Neste caso, a temperatura dentro da incubadora deve estar em torno de 35-36 graus.
- Gansos. As leituras de temperatura não devem ser inferiores a 36 graus Celsius.
Conclusão
Muitos avicultores decidem fazer suas próprias incubadoras de ovos. Antes disso, é recomendável compreender as vantagens e desvantagens de tais estruturas, bem como as características de sua criação.