As galinhas são criadas há muito tempo para produzir carne e ovos. Existem raças de aves que podem produzir de 200 a 300 ovos por ano. O número de ovos depende das condições de criação e nutrição da ave. A utilização de aditivos especiais para galinhas poedeiras para melhorar a produção de ovos permite obter um produto de maior qualidade a partir de galinhas poedeiras domésticas em maior volume. Esses suplementos podem ser minerais, mas é possível aumentar a produção equilibrando adequadamente a ração.
O que alimentar as galinhas para aumentar a produção de ovos
Uma alimentação equilibrada é o principal, mas não o único, fator que permite aumentar a produção de ovos das aves. Depende também das condições de detenção, da raça e idade das galinhas e da duração do dia. Portanto, iluminação adicional é instalada no galinheiro. A alimentação em qualquer época do ano deve consistir em vários componentes.
Milho
Este é o principal produto da dieta das galinhas poedeiras. Os pássaros são alimentados:
- trigo;
- cevada;
- aveia;
- milho;
- leguminosas
O milho deve ser esmagado. Normalmente, uma mistura de grãos é usada para alimentação, incluindo vários cereais, cuja base (70-80%) é o trigo. O filme deve ser retirado dos grãos de aveia. Ervilhas e soja são fontes de proteína, mas os legumes não devem ser dados às aves em grandes quantidades para evitar causar obesidade.
Vegetais
São fontes de vitaminas e microelementos importantes. Devem estar presentes na ração das galinhas todos os dias, em qualquer época do ano. O pássaro recebe: batata cozida, cenoura, beterraba, repolho, abobrinha. Devem ser bem lavados e triturados. Não dê vegetais congelados ou podres aos pássaros.
Verdura
Os pássaros também não podem viver sem ele. No verão, eles recebem trevo, alfafa e copas do jardim. Se as galinhas forem caipiras, nesse período elas encontram as verduras por conta própria; caso contrário, o proprietário precisa coletar as verduras e picá-las antes de entregá-las aos pássaros. No inverno, as verduras para as galinhas são secas ou os pássaros recebem feixes de feno de alta qualidade.
Suplementos minerais
Giz, sal, farinha de ossos, casca de pedra, bolo e fermento para ração são adicionados à dieta do frango. Essa alimentação é fonte de cálcio; se houver falta desse mineral a casca ficará fina e frágil e, em casos críticos, mole. Além do cálcio, os suplementos contêm outros elementos úteis: magnésio, zinco, potássio, fósforo.
Importante: pequenas pedrinhas colocadas no galinheiro não são fonte de minerais para as aves, são necessárias para uma boa digestão.
Você pode usar complexos minerais prontos para galinhas poedeiras: “Ryabushka”, “Laying Layer”, “SilaKur”.
Alimentação composta
O uso de ração mista aumenta produção de ovos de galinhas em 25-30%. Você pode comprá-lo pronto ou prepará-lo você mesmo. Os alimentos compostos têm uma composição diferente, a escolha depende da idade do gado, do seu foco (as raças ovíparas precisam de um tipo, os frangos de corte precisam de outro). Além da mistura de grãos, a mistura finalizada contém um complexo de aditivos minerais: sal, giz, fermento alimentar, farinha de carne e ossos e outras variedades. Os aditivos alimentares economizam tempo na alimentação das galinhas, tornam a dieta balanceada, fornecem ovos e carne de aves de qualidade e aumentam a produção de ovos.
Características de aumento da produção de ovos dependendo da estação
As galinhas põem mais ovos no verão do que no inverno. Abundância de alimentos variados, aumento do horário de verão - tudo isso aumenta o número de ovos postos.
Dieta de verão
Para que a ave ponha bem os ovos, você deve alimentá-la ao mesmo tempo e fornecer acesso a água limpa. As galinhas são “madrugadoras”, a primeira alimentação é feita às 7 horas da manhã, a última – por volta das 21 horas. A norma diária per capita é de 120-130 gramas. No verão, a alimentação matinal consiste em purê úmido. Eles são preparados antes do uso. A composição inclui grãos esmagados cozidos no vapor, raízes e verduras picadas.
À noite, a ave recebe ração seca. É mais fácil de digerir, a quantidade é calculada para que não fique nenhum grão no comedouro.Durante o dia, no verão, as galinhas são soltas do galinheiro para que possam se alimentar sozinhas. Os insetos e vermes encontrados são fontes de proteínas, são muito úteis para os pássaros. Se não houver ração suficiente, as aves são suplementadas com grãos.
Dieta de inverno
No inverno, a dieta consiste em purê úmido, ração mista e silagem. Feixes de feno de alta qualidade são amarrados em comedouros, substituindo as verduras de verão. A falta de vitaminas é compensada com grãos germinados ou as aves recebem complexos vitamínicos e minerais prontos. No preparo do purê, pode-se usar leite desnatado e sobras de caldo.
Dicas sobre o que não alimentar galinhas poedeiras
As galinhas não recebem farinha de peixe ou óleo de peixe porque os ovos que põem têm um cheiro desagradável. Não ofereça ao pássaro batatas verdes germinadas ou cascas de batata. Cascas de melancia e abóbora são difíceis de digerir pelos pássaros e podem causar diarréia.
Você não deve dar vegetais não lavados aos pássaros. Batatas e beterrabas são amassadas, cozidas e picadas finamente (com casca incluída), abóbora, abobrinha e cenoura são picadas e misturadas com raízes cozidas.
Se a ração das aves for de alta qualidade e de composição balanceada, e os aviários forem limpos e claros, as galinhas botarão bem os ovos em qualquer época do ano. Isso permitirá ao proprietário recuperar rapidamente todos os custos de criação do gado e obter um lucro estável.