Muitos agricultores se perguntam: por que as galinhas não põem ovos no inverno? Todo dono de casa deseja ter ovos durante todo o ano. No entanto, isso requer o cumprimento de uma série de condições. Para aumentar a produtividade das aves no inverno, vale a pena escolher o regime de temperatura ideal, controlando a duração do dia e proporcionando às aves uma nutrição adequada.
- Possíveis razões pelas quais as galinhas podem parar de botar ovos no inverno
- Escassez de água
- Temperatura do ar
- Modo claro
- Situações estressantes
- Fadiga
- Dieta
- Mudança na postura de ovos
- Muda sazonal
- Doenças
- Como tratar
- Nutrição
- Vitaminas
- Quando entrar em contato com um veterinário
- Ações preventivas
- Alimentar
- Causa da bicagem dos ovos no inverno
- Iluminação
- Beber tigelas e caminhar
Possíveis razões pelas quais as galinhas podem parar de botar ovos no inverno
A diminuição da produtividade dos frangos no inverno é considerada um processo totalmente natural para muitas aves. As raças de ovos não põem bem os ovos. O fator sazonal afeta os ritmos biológicos das galinhas dentro de casa. No entanto, o agricultor pode muito bem influenciar o funcionamento do corpo das aves. Para isso, é necessário levar em consideração fatores desfavoráveis que levam à diminuição da produção de ovos.
Escassez de água
As galinhas não podem botar ovos quando há falta de líquidos. Isso se deve à falta de reservas para a formação de proteínas e gemas. É importante que o bebedouro esteja sempre cheio. Certifique-se de monitorar a pureza da água. Se o líquido estiver podre, os pássaros tentam não bebê-lo.
Em média, uma galinha bebe 1 copo de água por dia. Em temperaturas elevadas, a quantidade dobra. É aconselhável que o líquido esteja frio - cerca de 15 graus. Caso contrário, existe o risco de perturbação da termorregulação.
Temperatura do ar
As baixas temperaturas levam à diminuição da produção de ovos. Em uma sala fria podem surgir problemas mais graves - pneumonia, rinite e outras patologias. Portanto, no inverno, o galinheiro deve ser isolado.
Modo claro
Para as galinhas, a duração do dia é de grande importância. Os pássaros nascem com os primeiros raios de sol e vão para a cama com os últimos. No verão, o dia dura bastante e, portanto, não há necessidade de iluminação artificial. À medida que a duração do dia diminui, as galinhas precisam de iluminação adicional.
A partir de fevereiro, a duração do dia aumenta significativamente e não é necessária iluminação adicional.A iluminação e o isolamento adequados do galinheiro ajudarão a obter um número suficiente de ovos no inverno.
Situações estressantes
Para produzir muitos ovos, as galinhas devem estar o mais calmas possível. Se as aves forem transferidas para um novo local, elas não botarão ovos nas próximas 2 semanas. O estresse também pode ser causado pela introdução de novos pássaros, sons agudos ou uma mudança na área de caminhada.
Às vezes, o motivo da falta de ovos é a falta de comida. O jejum prolongado também representa estresse para o corpo.
Fadiga
Se a produtividade diminuir, pode-se suspeitar de fadiga normal. Nesse caso, o frango descansa vários dias, após os quais a produção de ovos é restaurada. Não há necessidade de estimulação adicional.
Dieta
No inverno, as galinhas não recebem alimentos verdes suculentos. Em tal situação, eles apresentam deficiência de certas vitaminas. Isso provoca uma diminuição na produtividade do frango.
Mudança na postura de ovos
Às vezes, a ausência de ovos não indica dificuldades na produção de ovos. Algumas galinhas transferem espontaneamente os ovos para outro local, o que pode ser muito difícil de encontrar. Dessa forma, os pássaros tentam proteger seus filhotes.
Muda sazonal
O período de troca de penas exige um gasto significativo de energia. Nessa situação, as aves não têm forças para produzir ovos de boa qualidade. A muda sazonal ocorre em outubro e março. Este é um processo natural que não pode ser influenciado. O aparecimento dos ovos será retomado após a conclusão do processo de renovação das penas.
Doenças
A produtividade reduzida pode ser observada em várias doenças. Os vírus são especialmente perigosos para as galinhas. Eles podem levar à diminuição da produtividade durante um longo período de tempo.
Se a doença não puder ser curada, as aves deverão ser destruídas. Se a terapia for possível, as aves recebem medicamentos.Os ovos não devem ser consumidos até que os medicamentos sejam eliminados do corpo. Para evitar problemas, é recomendável vacinar as galinhas na hora certa.
Como tratar
Para lidar com o problema da diminuição da produção de ovos no inverno, vale a pena tomar medidas oportunas.
Nutrição
Para uma melhor produção de ovos, vale a pena formular adequadamente a dieta das galinhas. Para aumentar a produtividade das aves, recomenda-se incluir os seguintes produtos na dieta alimentar:
- milho - seus grãos devem ser triturados com triturador;
- trigo - inclui muitas vitaminas, proteínas e microelementos;
- farelo de aveia e trigo;
- aveia – contém muita fibra;
- centeio, trigo sarraceno, milho;
- leguminosas, sementes de girassol.
Para repor as reservas minerais do corpo, vale a pena dar às galinhas sal de cozinha, cinza, giz e areia. Para melhorar a digestão, use cascalho fino.
Vitaminas
Os alimentos combinados prontos contêm componentes multivitamínicos. Se você mesmo prepara comida, definitivamente deve cuidar de uma quantidade suficiente de vitaminas na dieta das galinhas:
- vitamina A – presente na cenoura, repolho, folhas de dente-de-leão;
- vitaminas B3 e B12 – encontradas em laticínios;
- vitamina E – presente na grama verde, principalmente na urtiga;
- vitamina B2 – encontrada na beterraba e nas verduras;
- vitamina B6 – presente na farinha e no bolo de girassol.
As vitaminas B também estão presentes em peixes e farinhas de carne e ossos. Eles são encontrados no trigo germinado e na cevada. A cada 3-4 dias é recomendado adicionar óleo de peixe à comida das aves.
Quando entrar em contato com um veterinário
Com grande aglomeração e um número impressionante de galinhas poedeiras, a probabilidade de desenvolver infecções aumenta. Para prevenir epidemias, vale realizar vacinação e desparasitação.
Em pequenos bandos de aves, recomenda-se observar rigorosamente as regras de higiene e aderir ao regime. As seguintes patologias são consideradas especialmente perigosas:
- psitacose – danos ao sistema respiratório;
- bronquite infecciosa;
- A micoplasmose é uma patologia complexa perigosa para pessoas e aves;
- salmonelose - ovos contaminados representam um perigo para os seres humanos.
Ações preventivas
Para evitar a diminuição da produção de ovos, vale a pena seguir as medidas preventivas necessárias.
Alimentar
No inverno, as galinhas precisam de alimentos que consomem muita energia. As culturas de cereais são mais adequadas para este fim. No verão, é recomendado fazer o seguinte:
- prepare uma quantidade suficiente de trigo, aveia, cevada;
- compre um triturador de grãos;
- compre bolo de girassol;
- comprar ração de alta qualidade;
- estocar grama verde;
- preparar conchas e cascalho;
- preparar peixe e farinha de carne e ossos.
No inverno, as galinhas devem ser alimentadas três vezes ao dia. Recomenda-se dar-lhes uma mistura de grãos pela manhã. Para o almoço, use purê úmido. É feito com batata cozida e raízes picadas com adição de bolo de girassol. À noite, use grãos integrais.
Causa da bicagem dos ovos no inverno
A principal causa do problema é considerada a deficiência de proteínas no corpo. Isto se deve à falta de uma alimentação balanceada. Para suprir a deficiência protéica, vale a pena adicionar peixe e farinha de carne e ossos à dieta. O purê deve ser diluído com iogurte ou soro de leite.
Se a galinha ainda bica os ovos, isso indica o desenvolvimento de um hábito. Para evitar a propagação do problema, deve ser isolado de outras aves.
Iluminação
Para aumentar a duração do dia, deve-se utilizar iluminação artificial. O horário de verão deve durar de 14 a 16 horas.Para atingir esses indicadores, lâmpadas infravermelhas são penduradas no galinheiro. Certifique-se de iluminar totalmente a área dos comedouros e bebedouros. Neste caso, a iluminação na área dos ninhos deve ser fraca.
Beber tigelas e caminhar
No inverno, as galinhas precisam de água suficiente. É importante evitar que congele. Durante a estação fria, os alimentos contêm uma grande quantidade de ingredientes secos. Para digerir os alimentos, é necessário líquido.
É importante que a temperatura da água seja confortável para as aves. Sua temperatura deve ser de 10 a 14 graus.
Isso o ajudará a gastar energia na digestão dos alimentos, em vez de aquecer o corpo.
A presença de um recinto para passeios no inverno não é de pouca importância. Você precisa fazer um dossel sobre ele. Além disso, o local deve ser protegido das intempéries por todos os lados. Para evitar que os pés dos pássaros congelem, vale a pena usar roupas de cama.
É importante colocar nesta área caixas cheias de areia ou cinza. As galinhas podem tomar banho neles, o que ajudará a se livrar dos parasitas das penas.
No inverno, a produtividade dos frangos diminui inevitavelmente. Isto é devido a processos fisiológicos em seu corpo. Para aumentar as taxas de produção de ovos, é necessário fornecer cuidados adequados às aves.