A criação de galinhas em uma fazenda doméstica para a produção de ovos e carne é o ramo mais antigo da agricultura. É difícil imaginar uma fazenda de aldeia sem galinhas poedeiras multicoloridas vagando pelo quintal e uma frigideira com ovos mexidos quentes feitos com os ovos mais frescos. Muitas vezes a dona de casa descobre coágulos sanguíneos em um ovo de galinha. Não há desejo de comer tal produto. O avicultor precisa entender o motivo do casamento “sangrento” da ave e eliminá-lo.
Por que há sangue nos ovos de galinha?
Um ovo amadurece no corpo de uma galinha em 24-28 horas.Primeiro forma-se a gema, depois a clara formada envolve-a e por último forma-se a casca. Em qualquer uma destas fases, pode formar-se um coágulo sanguíneo. A razão para este fenômeno pode ser:
- hematomas abdominais (o frango voou do poleiro sem sucesso e atingiu o estômago, causando microtrauma no oviduto com sangramento);
- excesso de galos no rebanho, que prejudicam as galinhas;
- alimentação inadequada com desequilíbrio de microelementos;
- inflamação do oviduto e dos ovários;
- a presença de parasitas internos;
- os ovos das galinhas poedeiras jovens são muito grandes.
Dependendo da localização dos coágulos sanguíneos, a causa exata do seu aparecimento pode ser determinada.
Em proteína
A causa mais provável de coágulos sanguíneos no esquilo é a má alimentação da ave e a presença de vermes na galinha poedeira.
A falta de nutrição mineral (cascas, giz, cascas de ovos trituradas), a falta de verduras na dieta levam à formação inadequada de ovos. Não só o frango começa a “derrubá-los” (colocá-los sem casca), mas também podem aparecer pontos vermelhos e bolas no branco.
Os parasitas no corpo de uma galinha ferem seus órgãos internos, causando micro-hemorragia.
Parte do sangue entra no ovo à medida que ele se forma. Se a ave estiver gravemente infectada, até os próprios helmintos podem entrar na clara do ovo.
Na casca
O sangue aparece na casca quando a galinha põe um ovo. Um ovo muito grande fere o oviduto ou a cloaca, deixando vestígios de sangue na casca. Isso geralmente acontece em galinhas jovens de raças de ovos, que imediatamente começam a botar ovos grandes.
Às vezes, o ovo fica preso no oviduto e a galinha não consegue botá-lo.Uma maneira rápida de ajudar a ave é injetar na cloaca uma pequena quantidade de óleo de girassol de uma seringa. O lubrificante deixa a casca escorregadia e ajuda o ovo a passar.
Na gema
Coágulos sanguíneos ou manchas quase imperceptíveis aparecem nos estágios iniciais da formação da gema. Muitas vezes, isso se deve ao excesso de suplementos protéicos (carne, peixe, farinha de carne e ossos, bolos) na dieta.
O excesso de proteína na ração das galinhas perturba o metabolismo mineral e reduz a absorção de cálcio e fósforo.
A falta de vitaminas D, E, A leva ao funcionamento inadequado dos ovários e a integridade da membrana folicular é perturbada. Isso também pode causar o aparecimento de sangue na gema.
Devido a doenças do oviduto e dos ovários (inflamação, presença de minúsculos microrganismos patogênicos), na fase inicial da formação do óvulo, o sangue entra na gema e depois se mistura com a proteína. Este ovo contém uma substância pastosa amarelo-avermelhada em seu interior.
Maneiras de resolver o problema
Determinada a causa da presença de sangue na gema ou clara, deve-se eliminar:
- alinhar a dieta do gado com a norma;
- começar a alimentar vitaminas e fornecer suplementos minerais às galinhas poedeiras;
- instale poleiros em uma altura segura e remova o excesso de galos do rebanho;
- trate o pássaro contra vermes.
As doenças do oviduto (salpingite, peritonite vitelina) são difíceis de tratar, especialmente se estiverem em forma avançada. Tal pássaro é rejeitado. A valiosa galinha reprodutora é colocada em uma caixa separada e tratada com ducha no oviduto com medicamentos anti-sépticos.
Dicas úteis e prevenção
Para evitar o aparecimento de ovos “sangrentos” em galinhas poedeiras domésticas, é necessário seguir as regras de criação e alimentação das aves:
- Evite ferir a ave.Os poleiros devem ser colocados a uma altura de 60-90 cm do chão. Caso precisem ser instaladas mais altas, as travessas são pregadas em forma de “corrediça” ou “escada” para que o frango possa pular de um poleiro a outro, descendo. A distância entre as travessas não deve ser superior a 50 cm e o número de galos nas raças ovíparas não deve ultrapassar 1 por 10 galinhas. Para variedades de carne, é permitido manter 2 galos por dez camadas.
- Desparasite regularmente as galinhas. A desparasitação programada é realizada duas vezes por ano - na primavera e no outono. Se as galinhas poedeiras forem criadas ao ar livre, os parasitas serão envenenados com mais frequência - uma vez por trimestre. Existe o risco de infecção em galinhas alimentadas com erva fresca recolhida em prados húmidos.
- Fornecer ao gado uma alimentação balanceada. A taxa geral de alimentação por galinha poedeira é de 150 gramas. A superalimentação é tão prejudicial às aves quanto a subalimentação. É ideal alimentar as galinhas poedeiras com ração completa, que contém todos os elementos necessários à ave de forma equilibrada.
Em casa, as galinhas são alimentadas com uma mistura de grãos com aditivos. Uma dieta diária aproximada para uma galinha poedeira é assim:
- mistura de grãos triturados (milho, trigo, cevada) 60 gramas;
- farelo de trigo 20 gramas;
- bolo de girassol 10 gramas;
- farinha de peixe 5 gramas;
- alimentar fermento 3 gramas;
- ervas frescas (farinha de ervas), vegetais 40-50 gramas;
- sal de cozinha 1,5 gramas.
Uma pré-mistura (Zdravur Layer, Ryabushka) é adicionada à mistura de grãos para galinhas poedeiras para enriquecê-la com microelementos. Giz, conchas e conchas são colocadas em um cocho separado para que o pássaro possa bicá-las livremente a qualquer momento.
Para proteger as galinhas da inflamação do oviduto, mantenha o galinheiro, os ninhos e as áreas de passeio limpos.
É possível comer ovos sangrentos?
Se apenas a casca estiver manchada de sangue, esse produto pode ser consumido sem medo.
Basta lavar a casca com sabão.
Ovos com pequenas manchas de sangue e coágulos podem ser consumidos após tratamento térmico - bem fritos ou cozidos. Partículas de sangue são removidas da massa.