Todo agricultor gostaria de saber calcular corretamente os materiais para um celeiro para 10 animais adultos com bezerros. Primeiro você precisa determinar o que será necessário para construções futuras. Escolha a opção e os materiais que mais lhe agradam. Em uma fazenda de gado, é necessário proporcionar aos animais condições de vida confortáveis. E providencie todas as pequenas coisas. Então o celeiro durará muito tempo e será benéfico.
Desenhos e dimensões
As dimensões e o canteiro de obras do celeiro são determinados preliminarmente e feitos os cálculos necessários. O tempo gasto na criação de um projeto agrícola terá uma boa recompensa, economizando muito esforço, materiais e dinheiro. A ideia da fazenda e dos materiais pode ser sua ou emprestada da internet. Por exemplo, como no vídeo:
Deve ser levada em consideração a relação entre o número de animais e a área ocupada da fazenda (os dados de referência constam da tabela):
É utilizado um determinado layout de áreas para passear, ordenhar e alimentar as vacas na fazenda. Por exemplo, assim:
Ao projetar um celeiro, são levadas em consideração a área básica e os padrões de alojamento estabelecidos em função do peso dos animais:
Quanto mais minuciosamente for resolvido projeto de celeiro, menos problemas surgirão durante o processo de construção, arrumação das instalações e instalação dos equipamentos nos currais agrícolas. Utilizar soluções prontas é uma forma lucrativa de reduzir custos trabalhistas, sem “reinventar a roda” onde não faz sentido.
Além disso, nas opções testadas celeiros já levaram em consideração as dimensões exigidas, comunicações, disposição de aberturas de janelas e portas, incluindo esgoto. Resta selecionar um celeiro para o número necessário de animais e iniciar a implementação.
Requisitos para um celeiro
Qualquer prédio será isso celeiro para touros adultos ou uma mini-fazenda para criação de animais jovens, devem atender a requisitos específicos. Isso significa que há locais no celeiro para deitar, alimentar e ordenhar. No verão, o celeiro protege os animais do calor, no inverno – do frio e das correntes de ar. As vacas são sensíveis às mudanças de temperatura e adoecem facilmente se não forem fornecidas condições adequadas.
Dividir o celeiro em compartimentos separados é um requisito obrigatório.Sem dúvida, vale a pena disponibilizar entradas e saídas separadas de cada quarteirão da fazenda, bem como uma entrada independente para as pessoas. O celeiro se tornará para os animais seu habitat permanente fora do pasto. Portanto, não vale a pena economizar em conforto e equipamentos.
Com cuidado cuidadoso com a vaca, os animais jovens começarão a ganhar peso e a produzir leite e carne. Ou seja, cumprir os objetivos que os proprietários perseguiram ao criar a quinta. Ao escolher o projeto de um celeiro, leve em consideração as capacidades e a disponibilidade de materiais para a construção de um celeiro. O material da parede do celeiro não deve apenas ser quente para o inverno, mas também ter rigidez e resistência suficientes. Suportar contato com animais sem danos ou perda de capacidade de carga.
Ao criar pequenos celeiros, os seguintes materiais são usados com mais frequência:
- blocos de concreto;
- espuma de concreto;
- árvore;
- tijolo;
- adobe.
O desenho do celeiro e o material das paredes são selecionados previamente, na fase de projeto. Possíveis substituições e alterações acarretarão um aumento inevitável no custo do objeto.
O material espuma de concreto possui aproximadamente as mesmas propriedades: é utilizado para preencher vãos de paredes na construção civil, devido à sua leveza, resistência e facilidade de uso. Mas nas zonas rurais, conseguir estes dois materiais pode ser um problema. Assim como o tijolo generalizado.
Para áreas quentes com invernos relativamente quentes, o adobe pode ser recomendado para o celeiro. Material ecologicamente correto obtido pela secagem natural da argila misturada com palha, moldada em moldes especiais.As desvantagens do adobe são as seguintes: racha ao sol, requer proteção contra os efeitos da precipitação e antes de iniciar a construção é necessário preparar “tijolos” suficientes.
A madeira parece ser uma boa opção de material para a construção de edifícios agrícolas. Leve, relativamente barato e durável, mas não isento de falhas. A madeira é suscetível ao apodrecimento, exposição a fungos e pragas, higroscópica e inflamável. O tratamento do material com compostos especiais ajudará a resolver esses problemas.
A principal vantagem da madeira é o baixo peso das estruturas. Você pode fazer isso com trabalho manual, sem usar mecanismos caros e que consomem muita energia para criar um celeiro. Em combinação com um isolamento moderno e eficaz, a madeira permitirá que você construa um celeiro de forma rápida, eficiente e não muito cara.
Os requisitos para a futura “casa das vacas” baseiam-se em regulamentos e regras veterinárias oficialmente aprovadas. Não será possível desistir destas circunstâncias ou ignorá-las: Rosselkhoznadzor certamente visitará os futuros agricultores mais de uma ou duas vezes para garantir que as condições de criação de touros, vacas e animais jovens cumprem as regras estabelecidas.
Não se esqueça de qual será o perfil da fazenda em construção - carne, laticínios ou mista. Esta circunstância afetará o layout, o número de currais do celeiro e seu tipo. O celeiro deve ser localizado de forma que seja conveniente para o transporte se aproximar (considera-se a estrada existente ou constrói-se uma nova).
Você não pode construir um celeiro em uma planície, onde as águas subterrâneas ficam próximas à superfície. Não deve colocar a quinta perto de edifícios residenciais: cheiros e ruídos perturbarão as pessoas. E a proximidade do celeiro com instalações industriais perturbará as próprias vacas.Pelas normas sanitárias, a fazenda não pode estar localizada próxima a tubulações de água, poços ou reservatórios a menos de 20 metros. Caso seja planejada uma expansão da fazenda no futuro, esse fato é levado em consideração antecipadamente. Em média, cada animal requer cerca de 2,2 metros quadrados de espaço no celeiro.
Ferramentas e materiais
Para construir uma fazenda ou celeiro de acordo com todas as normas, você precisará de materiais e ferramentas. Esses incluem:
- pás;
- serras para madeira;
- martelo;
- furadeira ou chave de fenda;
- serra circular elétrica;
- espátula;
- baldes;
- cocho;
- areia;
- pedra britada;
- cimento;
- vigas de madeira, tábuas;
- unhas;
- parafusos;
- impermeabilização líquida;
- impregnação para madeira;
- isolamento;
- materiais de cobertura.
É preferível construir um celeiro de madeira para 10 cabeças. Neste caso, é permitido conviver com um mínimo de materiais e ferramentas. E se você cortar as vigas e tábuas com antecedência, não haverá necessidade de uma serra ou serra elétrica. A construção de muros de pedra exigirá a construção de uma fundação poderosa para distribuir a carga da parte aérea para o solo.
As paredes de treliça de madeira pesam menos, permitindo um design simplificado. A quantidade de materiais não é determinada “a olho nu”, mas de acordo com cálculos. As normas dão o consumo aproximado de pregos, tábuas, areia, brita ou cimento. O material deve ser levado com reserva, para que depois você não precise comprar mais ou procurar um substituto.
Regras para fazer um celeiro para 10 cabeças
Para evitar erros e erros de cálculo típicos, deve-se traçar um plano detalhado de construção de um celeiro, dividido em etapas. Isso parecerá assim:
- Ciclo de terraplanagens. Planejando o canteiro de obras, cavando um buraco.
- Construção de fundação. Impermeabilização, colocação de comunicações (esgotos).
- Parede. Estrutura em alvenaria de pedra ou vigas de madeira.
- Criando uma laje. Instalação de ventilação, fiação, abastecimento de água, estruturas de cobertura.
- Instalação de isolamentos, acabamentos finais, acabamentos, envidraçados de janelas e portas/portões suspensos.
- É importante na execução da obra não violar a tecnologia, orientar-se pelo tempo de pega do cimento/concreto e não passar para a próxima etapa até que a atual esteja totalmente concluída. As estruturas de madeira são impregnadas com compostos contra apodrecimento e fogo imediatamente ou após a conclusão da obra.
Se o celeiro não for construído por conta própria, mas sim por contrato, a organização é obrigada a fornecer ao cliente todos os documentos necessários e a emitir um certificado de aceitação do objeto.
Estabelecendo a base
Construir um celeiro com suas próprias mãos começa com o estabelecimento das bases. As marcações são feitas no local da futura fazenda: são cravadas estacas nos cantos, sobre as quais é puxada a corda. É assim que são indicados os limites das paredes do edifício e o contorno da fundação. A profundidade e largura na base são determinadas por cálculo dependendo da região e das condições do terreno. Ou eles são aceitos como padrão.
Antes de instalar a laje, ela é preenchida com brita e, em seguida, é instalada uma almofada de areia. Estas medidas são necessárias para garantir a estabilidade da fundação e evitar afundamentos. A impermeabilização é realizada por revestimento ou colagem. Agora são produzidos mastiques betuminosos solúveis em água, fáceis de usar e fáceis de aplicar.
A horizontalidade das superfícies é controlada por instrumentos geodésicos e pelo nível do edifício. A resistência da fundação em faixa e a resistência à carga serão maiores se for utilizado reforço com hastes de aço. Seu número, diâmetro e disposição são determinados por cálculo.
A cofragem da fundação é montada a partir de tábuas. O concreto para vazamento é misturado com brita, areia e cimento.É utilizada uma betoneira ou calha de tamanho adequado. Até que a solução endureça (aproximadamente 72 horas), você não poderá prosseguir para a próxima etapa. Todo o trabalho concreto é realizado em temperaturas acima de zero. O não cumprimento deste requisito levará à má qualidade da fundação, ao aparecimento de fissuras e cavidades.
Instalação de piso
Os pisos são assentados quando a obra do ciclo zero é concluída e a fundação está totalmente assentada. De todas as opções possíveis, a mais preferível parece ser a construção de pisos na quinta a partir de tábuas de madeira. Os de cimento e autonivelantes não são adequados porque são frios e causam desconforto às vacas. Antes do início das obras, os sistemas de esgoto são planejados e concluídos, incluindo as bandejas de drenagem.
Parede
Antes de iniciar a construção das paredes da fazenda, são instaladas balizas e puxadas cordas para determinar a verticalidade e o contorno das paredes. O cumprimento dos parâmetros é monitorado periodicamente - prumo e nível.
É possível construir um celeiro pelo método de moldura: primeiro são erguidas as colunas e depois as aberturas são costuradas com tábuas. O tipo de fundação da fazenda deve corresponder rigorosamente ao projeto adotado e ao material da parede. Se substituído, será impossível refazê-lo.
A etapa é finalizada com a instalação de uma cinta de reforço no nível superior e amarração das paredes da treliça (suportes) com vigas. As aberturas para portas e janelas são calculadas antecipadamente e colocadas em áreas estritamente designadas.
Um exemplo de celeiros é mostrado no vídeo:
Instalação de telhado, portas e janelas
O desenho das janelas e portas treliçadas depende da vontade do cliente.A principal condição é a confiabilidade, a presença de prisão de ventre, a ausência de fendas e fissuras. É permitida a utilização de produtos acabados fabricados (adquiridos) antecipadamente, de acordo com as dimensões atuais.
O telhado da fazenda pode ser inclinado ou plano. Tipo de cobertura – chapas onduladas, telhas, telhas. Também é determinado na fase de projeto, os materiais necessários são encomendados para isso. O teto entre o celeiro e o telhado é isolado para proporcionar condições de conforto aos animais.
A fixação do revestimento (ardósia, telhas, chapas onduladas) deve resistir às rajadas de vento e cumprir a sua função principal. As opções sugeridas são pregos, parafusos. Para uma ótima colocação do revestimento ao longo das vigas da treliça, é criado um revestimento levando em consideração a inclinação dos elementos (chapas, ladrilhos).
Ventilação
A ventilação é necessária não apenas para eliminar odores específicos, mas também para arejar e movimentar o ar dentro do celeiro. Pode ser natural, forçado, de insuflação e de exaustão. Eles variam em complexidade e custo de instalação. É construído em total conformidade com o projeto original do celeiro.
Sistema de remoção de esterco
As vacas são herbívoros, que produzem bastante fezes e estrume durante a vida. É necessário prever um sistema de bandejas embutidas no piso para que o piquete e o celeiro possam ser limpos de maneira fácil e rápida. A instalação de complexos complexos de remoção de esterco, como em grandes fazendas, parece impraticável.
Será mais eficaz construir uma calha central ao longo de todo o comprimento do celeiro. É possível organizar uma cova separada para cada animal da fazenda, mas isso exigirá grandes custos de limpeza. O armazém de estrume situa-se no exterior, em local dotado de acesso de transporte à exploração com possibilidade de bombagem.
Iluminação
As aberturas padrão nas paredes do celeiro são construídas a um nível de 1.200 a 1.500 milímetros do chão. Na instalação de janelas, as fazendas se orientam pela regra: 10% da área total do celeiro. É possível abrir para ventilação e lavagem. Na maioria das vezes, são usadas fitas de policarbonato e encadernações de PVC.
Recomenda-se aderir aos seguintes padrões:
- barraca de fazenda – 50 lux;
- área de alimentação – 75 lux.
As vacas da fazenda precisam de luz forte das 4h às 8h. A partir das 16h, sua intensidade é reduzida gradativamente.
Encanamento
A água no celeiro é necessária tanto para as necessidades domésticas como para dar de beber aos animais. O número de bebedouros e pias é determinado pelo cálculo e pelas necessidades da fazenda. No inverno, o abastecimento de água da fazenda não deve congelar, para isso as tubulações são isoladas. O diâmetro é medido de forma a fornecer pressão e rendimento. Você pode ter ideias para a fazenda no vídeo: