O carbúnculo enfisematoso, ou emcar, é uma doença bacteriana perigosa que afeta ruminantes - vacas e ovelhas. A doença causa danos irreparáveis à agricultura e é facilmente transmitida de um indivíduo para outro. Portanto, a prevenção do emkar é de grande importância para o bem-estar da economia e para elevados lucros. É importante seguir rigorosamente as instruções de uso da vacina emkar para criar imunidade duradoura.
Composição e forma de liberação do medicamento
A vacina é comercializada na forma de suspensão cinza, lacrada em frasco de vidro de 50, 100 e 200 metros cúbicos. Veja. O sobrenadante pode ser cinza ou amarelo, dependendo do fabricante ou do prazo de validade.
O hidróxido de alumínio é utilizado como substância adicional - 35% do volume total da vacina. O principal ingrediente ativo é uma cepa de células anaeróbicas microbianas Clostridium chauvoei R15 - patógeno emkar de forma enfraquecida.
Indicações de uso
Usado para a prevenção da doença emkar em bovinos e ovinos. Como resultado do uso da vacina, forma-se uma imunidade estável que dura 6 meses. A vacina não prejudica a imunidade do animal e permite que as células comecem a produzir de forma independente os antígenos necessários. Após a aplicação da vacina, bovinos e ovinos não perdem produtividade e continuam produzindo leite, carne e lã nas quantidades necessárias. A resposta imunológica é formada em 14 dias, o corpo é totalmente restaurado no mesmo período. A vacina não pode ser usada para tratar o carbúnculo enfisematoso.
Para prevenção adicional, as pastagens são drenadas, especialmente pântanos e várzeas próximas ao local suspeito de infecção animal. É inaceitável encher demais as fossas de esterco ou manter os animais jovens muito lotados. Não devem existir cemitérios de gado num raio de 5 km da exploração, especialmente em áreas desfavoráveis ao carbúnculo enfisematoso.
Instruções de uso da vacina Emkar para bovinos
A vacinação de vacas só pode ser realizada por pessoas com formação veterinária superior ou secundária.Antes de iniciar a administração do medicamento, você deve vestir roupas especiais que protejam as mãos e o rosto. É obrigatório o uso de aventais e botas de borracha. Se uma pequena quantidade da substância entrar em contato com a mucosa, é necessário enxaguar bem a área e tratá-la com uma solução desinfetante.
Se ocorrer alguma resposta - vermelhidão, coceira, lacrimejamento - você deve entrar em contato imediatamente com um centro médico.
O carbúnculo enfisematoso é considerado uma doença particularmente perigosa, pelo que cada vacina está sujeita a registo rigoroso durante a vacinação do gado. A vacinação dos bovinos é realizada a partir dos 6 meses. Pode haver um esquema diferente de injeções - antes do pasto e após o final da temporada de pastejo.
As injeções são renovadas a cada seis meses, com exceção de vacas parindo e ovelhas prenhes. Nas fazendas desfavoráveis ao emkar, todos os animais são vacinados não programados para fins preventivos. Antes do uso, as garrafas são aquecidas na mão ou em banho-maria a uma temperatura de 35-36 graus. A vacinação é realizada por via intramuscular, no terço superior da coxa da vaca, obedecendo às normas de assepsia - o local da injeção é tratado com álcool 70%, são utilizados instrumentos descartáveis e esterilizados para os animais.
O tratamento não pode começar antes de 20 dias antes de as vacas serem soltas no pasto. Animais com mais de 4 anos não são vacinados por inadequação econômica, porém, caso ocorra epidemia, também são tratados.
Efeitos indesejáveis
A vacina é segura para uso e na maioria dos casos não causa efeitos colaterais. Em animais sensíveis ou doentes pode causar depressão geral, recusa de alimentos e diminuição da produtividade.Às vezes é observado um aumento local na temperatura. Em caso de depressão persistente, deve contactar imediatamente um veterinário. Não é recomendado o uso da vacina simultaneamente com outros medicamentos imunológicos, para não causar uma resposta muito forte do organismo.
Casos em que a vacina é proibida
É proibido o uso da vacina em animais gestantes, principalmente no último mês de gestação ou gestação. Não recomendado para uso em bois ou carneiros após castração ou quaisquer outras intervenções cirúrgicas. Após o parto, é necessário dar tempo ao corpo para se recuperar, pelo menos 7 a 10 dias.
A vacina é proibida para uso como medicamento terapêutico, mas é usada apenas para prevenção. Após o abate forçado, a carne pode ser consumida sem restrições - a droga não representa perigo para os seres humanos. É proibido o consumo de carne ou leite de animais já doentes - devem ser descartados mecanicamente ou quimicamente. Os cadáveres dos animais doentes são queimados.
Data de validade e regras de armazenamento
Um frasco aberto não pode ser armazenado - deve ser descartado imediatamente. Vacinas com sinais de mofo, flocos em seu interior ou qualquer dano mecânico não devem ser armazenadas. A vida útil máxima das embalagens fechadas é de 12 meses.
A vacina é armazenada fora do alcance de crianças, animais e demais colaboradores. A garrafa não deve ser exposta à luz solar e uma temperatura constante deve ser mantida entre 10 e 15 graus. O líquido não deve ser congelado - a vacina perde suas propriedades preventivas. O transporte é permitido em temperatura constante de até 25 graus, em bolsas térmicas especiais para transporte de medicamentos.