O uso de gaiolas de malha para coelhos é considerado uma solução popular. No entanto, existem muitos tipos de malha adequados para esses produtos. Na hora de fazer uma estrutura, é recomendável atentar para a escolha de suas dimensões. Para alcançar os resultados desejados, vale a pena traçar um diagrama ou desenho. Também é importante arrumar bem a gaiola para que os coelhos se sintam o mais confortáveis possível e não adoeçam.
- Tipos de malha para gaiolas
- Regras de seleção
- Como construir uma gaiola de malha com suas próprias mãos
- Esquemas e desenhos
- Ferramentas e materiais necessários
- Etapas de fabricação
- Arranjo e cuidado da gaiola
- Piso e roupa de cama
- Bebedouros e comedouros
- Limpeza e desinfecção
- Características de criação de coelhos
Tipos de malha para gaiolas
Os coelhos podem danificar até mesmo varas fortes. Portanto, gaiolas de madeira ou plástico não são adequadas para eles. É muito melhor usar estruturas metálicas soldadas. Todos eles têm certas características. Existem as seguintes opções de grade:
- O elo de corrente é considerado uma opção relativamente acessível, usada em paredes e tetos. Pisos feitos com esse tipo de malha raramente são feitos porque criam transtornos para os coelhos.
- Todo em metal - requer muita atenção na escolha. Antes de criar a gaiola, recomenda-se retirar todos os fragmentos salientes com uma lima para que os animais não se machuquem.
- Galvanizado soldado é a opção mais adequada. É considerado durável, durável e translúcido. Esta gaiola é fácil de limpar. Ao mesmo tempo, a malha galvanizada soldada é bastante cara.
Regras de seleção
Na hora de escolher um material, vale considerar algumas características. A solução ideal seria uma malha metálica. Deve possuir células fixadas por soldagem a ponto. Este material é considerado o mais durável. Neste caso, os coelhos necessitam de uma tela de arame com espessura mínima de 2 milímetros.
A malha de aço é revestida para proteção contra fatores externos. É feito de polímero ou galvanizado. A segunda opção é considerada mais preferível.
Malha de alumínio não pode ser usada para construir gaiolas, pois o material macio é facilmente deformado. Ao escolher um material, você deve focar na parte da estrutura que pretende fazer a partir dele:
- As paredes deverão ser de arame com 2 milímetros de espessura. Neste caso, o tamanho da célula deve ser 25.
- Para o piso é utilizada uma malha com células de 20 milímetros. Coelhos adultos podem usar células maiores - 25 milímetros. A seção transversal do material deve ser de pelo menos 2 milímetros.
- Material espesso com células grandes é adequado para o teto. Sua seção transversal pode ser de 3-4 milímetros. O tamanho da célula é 2,5x15 centímetros.
Uma boa malha deve ter orifícios com o formato correto. Se o fio estiver torto, isso indica uma tecnologia de fabricação incorreta.
Como construir uma gaiola de malha com suas próprias mãos
Fazer uma gaiola de malha é bastante fácil. Possui dimensões compactas e muitas outras vantagens.
Esquemas e desenhos
Em primeiro lugar, vale a pena fazer um desenho. Para 1 coelho grande ou 2 coelhos médios, é necessária uma gaiola medindo 50x60x100 centímetros. O tamanho da célula deve ser de 2,5 centímetros. As hastes devem ter 1,8 milímetros de espessura.
Ferramentas e materiais necessários
As seguintes ferramentas e materiais irão ajudá-lo a fazer uma gaiola:
- malha soldada;
- martelo;
- Madeira compensada;
- anéis para fixação;
- vigas de madeira;
- pregos e parafusos;
- tesouras metálicas;
- marquise;
- folhas de flandres - servem para construir um palete;
- alicate;
- parafusos;
- chave de fenda ou chave de fenda;
- serra;
- roleta.
Etapas de fabricação
Para fazer o desenho, recomenda-se fazer o seguinte:
- Faça uma moldura do tamanho necessário.
- Faça portas de madeira e fixe-as com toldos. Instale os parafusos.
- Reforce o fundo com inserções de madeira. Isso é feito em intervalos de 40 centímetros.
- Corte a malha de acordo com as dimensões da estrutura e fixe-a na moldura. Isso é feito com parafusos.
- Se for necessária uma divisória, ela também é feita de malha.
- O tampo pode ser feito de compensado. Também pode ser feito de malha.
- Proteja o comedouro e o bebedouro.
- Faça paletes. Eles são projetados para coletar excrementos. Prenda as pranchas de madeira em 3 lados como laterais.Uma parte deve permanecer aberta.
Arranjo e cuidado da gaiola
Para que os coelhos se desenvolvam normalmente e não adoeçam, eles precisam organizar adequadamente bebedouros, comedouros e roupas de cama.
Piso e roupa de cama
O feno macio geralmente é usado como cama. É muito mais fácil de limpar. Se possível, é permitido comprar enchimento de milho ou usar palha. Para garantir que os animais possam deitar em um piso plano, vale a pena colocar uma folha de compensado na gaiola. Deve ser tratado com cal apagada.
Bebedouros e comedouros
Os bebedouros e comedouros são fixos levando em consideração o tamanho do animal. Ao escolher os produtos, deve-se levar em consideração os parâmetros da célula e seu formato. Também é possível comprar containers de chão. No entanto, é importante garantir que tenham um fundo suficientemente largo. Caso contrário, os coelhos derramarão comida constantemente.
Na hora de escolher bebedouros, deve-se dar preferência aos designs com bica especial. Isso ajudará a evitar derramamento de água. O kit geralmente contém fixadores especiais. Eles permitem fixar facilmente o bebedouro na parede. A localização do feno não é de pouca importância. O suporte deve ser fixado extremamente baixo, pois os animais não gostam de levantar a cabeça.
Cada parte da gaiola deve ser fixada com segurança para que os animais não possam movê-la ou quebrá-la. Produtos de malha não podem ser usados para criar coelhos ao ar livre. Portanto, eles devem ser colocados em ambientes fechados. É importante que os coelhos não sejam expostos a correntes de ar. No inverno, eles precisarão de aquecimento adicional. Para isso, é permitido o uso de lâmpadas especiais.
Limpeza e desinfecção
Estruturas feitas de material galvanizado não têm medo da exposição à umidade ou aos componentes abrasivos dos detergentes. Portanto, na limpeza de um ambiente, é permitido utilizar pano úmido, embebendo-o em solução desinfetante. Para evitar que os coelhos fiquem doentes, a gaiola deve ser limpa pelo menos uma vez a cada 2-3 semanas. Neste caso, os animais deverão ser transplantados para outro local. A roupa de cama deve ser trocada e os comedouros limpos semanalmente. Recomenda-se lavar os bebedouros todos os dias.
Para o processamento é permitido o uso dos seguintes medicamentos:
- Virosano;
- Glútex;
- Virocida;
- Formalina.
Os produtos possuem instruções de uso, de acordo com as quais é necessário preparar uma solução de trabalho. Um queimador de gás ajuda a lidar com vírus e bactérias patogênicas. Queimar as hastes permite lidar até mesmo com focos infecciosos ocultos.
Características de criação de coelhos
Essas gaiolas são consideradas a melhor solução para a manutenção prolongada de coelhos em áreas abertas. Porém, tais estruturas são práticas e fáceis de limpar. Para aumentar o conforto dos animais, eles precisam fornecer camas de alta qualidade. As próprias gaiolas devem ser colocadas em ambientes fechados, sem acesso a correntes de ar.
Caso isso não seja possível, a estrutura deve ser recoberta em vários lados com tecido grosso. É importante fazer isso na parte ventosa. Recomenda-se colocar feno e ração exclusivamente em comedouros. Se acabarem no chão, os custos aumentarão significativamente. É bastante aceitável fazer gaiolas para coelhos de malha. É importante escolher o material certo e seguir rigorosamente as recomendações para a construção desta estrutura.