Os coelhos são conhecidos por sua timidez, por isso os donos de animais peludos muitas vezes enfrentam o problema de sua fuga. Capturar um animal orelhudo não é uma tarefa fácil, mas existem diversas maneiras que facilitam esse processo. A pesca na floresta e no jardim tem características próprias. Abaixo estão vários métodos para capturar um coelho fugitivo sozinho.
Como pegar um coelho fugitivo
O estado de estresse de um animal pode ser facilmente determinado por sinais externos: o coelho começa a ficar em pé sobre as patas traseiras, esticando as orelhas e olhando em volta com cautela.Ou o animal de orelhas compridas se pressiona contra o chão, batendo com as patas traseiras. Esse comportamento sinaliza que a tímida criatura está assustada e pronta para fugir a qualquer momento.
Para evitar que seu animal de estimação tente escapar, você deve prestar atenção ao seu comportamento. Em caso de susto, elimine os fatores que provocam o estresse do animal. Eles podem assustá-lo:
- o aparecimento de um novo animal na casa;
- sons altos;
- movimentos bruscos.
Se o seu animal de estimação se assusta e foge, você não precisa correr atrás dele. Isso pode assustá-lo ainda mais. Basta atrair o roedor para a gaiola colocando ali sua guloseima preferida.
Se um animal fugir na ausência de seus donos, é aconselhável pensar na trajetória de seu movimento antes de procurar o animal. Talvez o animal esteja escondido em algum lugar isolado. Geralmente ele tenta encontrar lugares familiares ao tentar escapar. Se for detectado, você precisa se aproximar lentamente do animal peludo, curvar-se e tentar acalmá-lo conversando e acariciando-o. Você nunca deve fazer movimentos bruscos ou agarrar o animal pela nuca quando ele não o vê.
Pegando um coelho no jardim ou jardim
Pegar um animal peludo no jardim fica um pouco mais complicado, pois a área de manobra do animal aumenta significativamente. Uma vez no jardim, o roedor se torna a principal praga: come folhas de árvores, arbustos e plantações. Não adianta correr atrás de um coelho em um terreno pessoal, isso só vai deixar o animal mais assustado e o dono perderá forças desnecessariamente.
Para não prejudicar o coelho, basta seguir algumas regras:
- Eles avaliam preliminarmente a situação e estudam os rastros deixados pelo animal no local. Normalmente, por hábito, um animal de estimação escolhe um local para se esconder na área de arbustos.
- Calculada a localização do animal, eles montaram uma gaiola com comedouro e colocaram nela a guloseima preferida do coelho.
- O animal é atraído pela comida abrindo um caminho de pedaços de guloseimas que leva até a casa.
- A comida é adicionada várias vezes ao dia para que o animal fique confortável e confiante perto da gaiola.
- Se as tentativas de capturar o animal não forem bem sucedidas dentro de uma semana, a casa com comida é transferida para outro local.
Como capturar um espécime selvagem com as próprias mãos
É extremamente difícil capturar um animal selvagem no seu habitat natural. Um animal que evoluiu ao longo do seu desenvolvimento aprendeu a se adaptar na natureza e a se esconder do perigo.
Correr atrás de um animal orelhudo só levará à perda de energia e tempo. Para pegá-lo, você precisará fazer uma armadilha. Para fazer isso, use uma das quatro opções para fazer uma armadilha.
Sedoso
Para fazer uma armadilha padrão, você precisará de 1 a 1,5 metros de fio de latão. Um laço com um diâmetro de 5 a 7 centímetros é torcido a partir dele. Para fazer isso, dobre-o mais perto da borda e faça 5-6 voltas ao redor da parte longa. A extremidade longa do fio é enfiada em um laço e torcida de maneira semelhante. Uma corda forte é passada pelo anel e fixada na árvore.
A armadilha preparada é instalada em arcos naturais em locais onde vivem mais animais peludos. Para fazer isso, encontre uma trilha de coelho - a área onde o animal corre com mais frequência. Se não houver arco natural, ele é feito de forma independente, aparando galhos. O laço é colocado a 10-15 centímetros do solo. As laterais da armadilha são levemente cobertas de galhos para que o coelho não sinta perigo.
Poços de lobo
A maneira mais fácil de capturar um animal selvagem é cavar um buraco. A armadilha é preparada no local da trilha do coelho.Cave um buraco com 0,7 metros de largura e pelo menos um metro de profundidade. Galhos finos são colocados transversalmente no topo da armadilha, escondendo-os sob uma camada de folhas e terra. A camuflagem deve ser feita o mais próximo possível do habitat natural. A isca é colocada no centro da armadilha: vegetais, milho.
Ao instalar uma armadilha, não é necessário verificá-la ou apará-la com muita frequência, caso contrário o cheiro humano permanecerá nas peças. Pode assustar os coelhos.
Os roedores de orelhas compridas não são particularmente inteligentes, por isso não é difícil capturá-los. Basta ter paciência e esperar que o animal caia na brincadeira.
Células
É considerado o método mais humano na captura de um animal silvestre, pois o risco de ferimentos ao animal é minimizado. Para pegar um coelho dessa forma, compre uma gaiola pronta ou faça você mesmo.
O princípio da armadilha é o seguinte: quando a vítima entra na jaula para se banquetear, a jaula se fecha com o peso do animal, e o animal permanece trancado lá dentro. A comida é colocada no mecanismo da armadilha, caso contrário o coelho almoçará e sairá calmamente da gaiola. O mecanismo é ativado levantando a porta. Verifique o funcionamento do produto com uma vara longa. Se tudo funcionar corretamente, coloque a armadilha no local escolhido.
Usando uma caixa
Usar uma caixa de papelão é considerada a opção mais acessível, porém menos confiável, na caça a um animal peludo. O processo consiste em várias etapas. Primeiro, prepare uma caixa com pelo menos um metro de largura. O fundo é cortado nele. Em seguida, prepare um galho fino de 1,2 metros de comprimento, amarre-o no toco com uma ponta e a outra na saliência.
Dois furos são feitos na caixa por onde passa o barbante. Suas pontas estão amarradas.Um fio regular de 4 centímetros de comprimento é amarrado ao centro do galho e conectado ao barbante. A caixa está suspensa a uma altura de 1 metro. Dois furos adicionais são feitos em sua parte superior. Um pedaço de barbante é passado por eles. Uma extremidade é amarrada ao centro da corda anterior, a segunda fica pendurada.
Uma guloseima de coelho é amarrada na ponta livre do barbante. Depois de pular em direção à comida, o orelhudo puxa a corda, que se quebra e a caixa cai. Assim o animal se encontra numa armadilha.
Dicas úteis
Para capturar facilmente um animal de estimação ou animal selvagem, basta seguir estas recomendações simples:
- Os roedores de orelhas compridas têm um excelente olfato, por isso sentem cheiros humanos de longe. Ao capturar um animal, é preciso abordá-lo com cuidado, sem movimentos bruscos ou demonstrações de agressividade.
- Os coelhos são animais muito rápidos que podem desenvolver boa velocidade. Para facilitar a sua tarefa na pesca, o espaço livre é reduzido. Para isso, são instalados obstáculos para que o coelho não possa avançar mais. É muito mais fácil pegar um animal de estimação em uma área pequena.
- Se as tentativas de capturar um roedor não derem certo, um serviço especializado ajudará.
Ao capturar um animal peludo, não é a força que importa, mas a inteligência e a engenhosidade. Somente com astúcia você pode capturar um animal ativo no jardim ou na natureza. O principal no processo de caça é não prejudicar o coelho.