Muitos amantes dos animais desejam comprar um coelho de um determinado gênero. Alguns preferem homens, outros preferem mulheres. Além disso, os coelhos domésticos participam frequentemente na reprodução. Nem todos os criadores de coelhos novatos conseguem distinguir meninos de meninas. Se o criador não divulgou o sexo do coelho no momento da venda, as dicas a seguir o ajudarão a descobrir como determinar com precisão se é macho ou fêmea.
Por que é importante determinar o gênero?
Conhecer o sexo dos animais de estimação é necessário, antes de mais nada, para os amantes de animais de estimação que vão se dedicar ao seu trabalho de criação e criação. Na formação do estoque materno, é necessário adquirir um coelho para cada 5 a 6 fêmeas. Para não se enganar na escolha, já na fase de compra é necessário conhecer as características distintivas e saber distinguir entre machos e fêmeas.
Os amantes dos animais que desejam ter um casal de animais de estimação, mas não querem ter filhos dela, também precisarão distinguir os coelhos das fêmeas. Além disso, na hora de escolher um animal, é preciso levar em consideração que a manutenção e o cuidado das meninas são um pouco diferentes da manutenção dos meninos. E indivíduos de sexos opostos se comportam de maneira diferente.
Apesar de sua aparência fofa, machos e fêmeas podem se machucar durante as brigas, por isso não devem ser mantidos na mesma gaiola. A habitação partilhada pode levar a descendentes indesejados e à endogamia.
Idade ideal para determinar
Você não deve tentar descobrir o sexo dos coelhos recém-nascidos. Seus tamanhos são tão pequenos que mesmo um criador experiente não conseguirá reconhecer onde estão os meninos e onde estão as meninas. Além disso, até 2 a 3 semanas, os órgãos genitais externos de todos os bebês têm a mesma aparência. Portanto, você não deve perturbar mais uma vez o coelho amamentando e pegar os bebês nos braços. Nesse caso, existe a ameaça de que ela abandone a prole.
Você pode verificar e separar os animais por sexo quando atingirem 4-5 semanas de idade. É aconselhável fazer isso antes das 8 a 12 semanas, antes que os coelhinhos comecem a puberdade e comecem a brigar entre si. Acredita-se que a forma mais precisa de determinar o sexo de um animal é às 12 semanas.
Métodos de determinação
As mulheres podem ser diferenciadas dos homens pela estrutura de seus órgãos genitais. Criadores de coelhos experientes também podem fazer isso com base em sinais externos, incluindo a forma corporal e o comportamento do animal.
Características sexuais
Para distinguir com precisão um homem de uma mulher, você precisa saber quais características sexuais primárias e secundárias correspondem a eles. As características sexuais secundárias incluem duas fileiras de glândulas mamárias nas mulheres, a forma e as proporções do corpo e da cabeça. Via de regra, o físico dos homens é mais forte, a cabeça é mais maciça e a garupa é mais estreita que a das mulheres.
Características sexuais primárias
Os principais sinais incluem os órgãos genitais. Nas mulheres e nos homens, eles diferem não apenas na localização, mas também na estrutura. A genitália feminina é uma alça com uma fenda no meio. Em indivíduos jovens de 1 a 2 meses de idade, parece uma pequena língua rosada, alargando-se nas laterais e afinando em direção à cauda. Está localizado quase próximo ao ânus. À medida que o loop amadurece, ele muda de cor para uma cor mais escura.
Está localizado um pouco mais longe do ânus do que nas mulheres. Em animais jovens de 1 a 2 meses de idade, a cor do pênis é quase branca; à medida que envelhecem, os órgãos genitais tornam-se rosados e incham periodicamente.
Para determinar o sexo dos animais adultos, você precisa de:
- Pegue o animal em suas mãos. Acaricie e acalme-o.
- Deite de costas. Faça isso em uma superfície plana ou de joelhos. A cabeça do animal deve ficar voltada para o dono.
- Segure suavemente seu animal de estimação com uma mão. Com a outra mão, espalhe o pelo e a pele da região genital e pressione logo abaixo do ânus.
- Se a alça ficar bem visível, então é uma mulher; se houver um pênis alongado com um buraco na parte superior, então é um homem. Na puberdade, eles têm dois testículos; não se parecem com as gônadas de machos ou gatos, mas lembram pequenos tumores não cobertos de pelos. Os testículos são claramente visíveis nos homens aos 4-6 meses de idade.
Importante! Quando o pênis é difícil de ver, o que acontece em animais muito jovens, é preciso medir a distância dele até o ânus. Ultrapassa 2 mm e chega a 5 mm.
Comportamento
Você pode entender quem está na sua frente - uma menina ou um menino, pelo comportamento do seu animal de estimação. Os machos se comportam da seguinte forma:
- esfregar a cabeça nas paredes da gaiola e do comedouro;
- borrifar urina em toda a área da casa;
- sua urina tem um odor bastante pungente, pois contém uma secreção especial;
- Com o tempo, os machos começam a brigar com os concorrentes.
O comportamento das mulheres difere porque elas tentam:
- encontre um canto isolado e sente-se calmamente ali;
- desenterram o lixo, tentando cavar um buraco;
- eles arrancam a penugem e a cobrem com um lar para os futuros descendentes.
Durante a temporada de caça, o comportamento das fêmeas pode mudar drasticamente. Eles ficam entusiasmados. Como um homem, eles montam uma parceira. Isso é muito confuso para donos inexperientes, porque as senhoras maduras na caça não se importam nem um pouco com quem está na frente delas, uma menina ou um menino. Muito provavelmente, isso se deve ao domínio e à autoafirmação entre os parentes.
Características de determinação do sexo de raças decorativas de coelhos
Você pode distinguir as características sexuais em coelhos decorativos usando o mesmo método de outras raças. Mas este processo pode ser um pouco simplificado. Você pode distinguir um coelho decorativo de uma fêmea da maneira mais simples.
Basta virar o animal com as patas para cima e puxar levemente a pele do rabo para baixo.
A fenda genital é alongada; na mulher começa imediatamente perto do ânus. A abertura genital nos homens é redonda. Nas raças decorativas está localizado a uma distância de 3-4 mm do ânus. Se você não planeja criar um macho decorativo, ele deverá ser castrado. Esta operação não é complicada, após a qual o comportamento dos animais de estimação fica mais calmo. Eles param de marcar seu território e de espalhar urina por toda parte.