Todo novo agricultor deve saber a diferença entre um peru e um peru. Aves de sexos diferentes têm características e padrões de comportamento diferentes. Ao mantê-los, é recomendável levar em consideração nuances especiais na criação e no preparo da dieta alimentar. Como muitas aves, os perus não possuem características sexuais primárias. Portanto, o gênero pode ser determinado apenas pela aparência e pelos hábitos.
Qual é a diferença entre peru e peru
Para identificar o sexo de uma ave, é recomendável levar em consideração o caráter, a aparência e os hábitos. As principais diferenças entre um peru e um peru são o tamanho grande e o peso impressionante.As fêmeas pesam muito menos que os machos. Porém, vale considerar que nem sempre esse recurso funciona. Algumas raças são caracterizadas pelo mesmo tamanho de fêmeas e machos. Nessas situações, outros métodos devem ser utilizados.
Métodos para distinguir o sexo em perus
Para determinar o sexo das aves, é recomendável levar em consideração muitas características - em primeiro lugar, aparência e comportamento.
Por sinais externos
Determinar o sexo das aves não será difícil, mesmo para agricultores inexperientes. Muitas pessoas acreditam que é muito mais fácil focar nas diferenças de tamanho, já que os machos são muito maiores que as fêmeas. Mas esta regra nem sempre funciona.
O principal sinal de um macho é a presença de uma protuberância especial acima do bico. É chamado de coral. Este é um processo que tem uma tonalidade carmesim. Está pendurado no bico. Com o aumento da excitação emocional, o processo aumenta para 15 centímetros de comprimento. As penas dos pássaros também são significativamente diferentes. Os machos têm um tufo de penas semelhantes a fios no peito e nas esporas. Ao mesmo tempo, uma característica dos perus é a quase completa ausência de penas na cabeça.
O pente também difere de acordo com o gênero. Os machos têm uma crista vermelha brilhante, enquanto as fêmeas são mais claras e menores. Outro parâmetro para determinar o sexo é a aparência do queixo. Os machos têm uma bolsa de couro na parte inferior do pescoço. Em perus de um ano de idade, não pode ser distinguido do pescoço. Para ver o bolso, é necessário levantá-lo com a mão. Em um peru, essa parte cede 2 a 3 centímetros.
Pela plenitude da cauda
A cauda ajuda a revelar o sexo dos pássaros.As fêmeas têm cauda menos exuberante e bonita em comparação aos machos. Ao mesmo tempo, as penas da cauda dos perus são incrivelmente bonitas. Eles são lisos e densos.
Por esporas e volume de ninhada
Para distinguir entre fêmeas e machos, vale considerar a presença de esporas. Nas mulheres eles são extremamente raros. Em maior medida, as aves são caracterizadas por penas macias. Além disso, os machos têm esporas afiadas. Outra forma de identificar o sexo é estimar o número de ninhadas. A idade das aves não é importante neste caso. Nos machos, as fezes apresentam textura mais densa e volumes menores. Encontra-se em forma de "J". As fêmeas são caracterizadas por um maior número de ninhadas. Nesse caso, costuma formar um “slide”. As fezes parecem fezes de galinha.
Por hábitos
A diferença entre as aves também está presente nos seus hábitos. As fêmeas de peru são caracterizadas por um comportamento coletivo. Geralmente formam grupos de tamanhos variados dependendo do número de aves. São as fêmeas que apresentam comportamento mais agressivo. Se os perus formarem um grupo, eles serão capazes de bicar outras aves - por exemplo, galinhas ou galos. Diferenças semelhantes no comportamento aparecem na idade adulta. Este método de avaliação de género é normalmente utilizado apenas por profissionais.
Vale a pena considerar que é importante separar as mulheres dos homens aos 5-6 meses - isso ajudará a evitar lesões traumáticas.
Durante a reprodução, o comportamento dos machos muda. Eles emitem sons de arrulhar e desenham círculos no chão. Isto confirma que os perus estão prontos para acasalar.
Por tamanho do indivíduo
Para distinguir meninas de meninos, você deve se concentrar em seus tamanhos. O peso vivo dos machos adultos pode ser de 35 quilos e das fêmeas - 11. Aos 5-6 meses eles são do mesmo tamanho.Portanto, é importante levar em consideração outras características.
Na juventude
A maneira mais fácil é estimar o sexo dos perus de um dia de idade. Isso pode ser feito usando o método japonês. Para isso, é recomendável esticar a cloaca e localizar os órgãos genitais com os dedos. Nas fêmeas é possível encontrar 2 dobras presas uma à outra. Seu órgão genital é mais alongado e caracterizado por uma estrutura frouxa. Nos perus, existem 2 pequenas redondezas na abertura, chamadas tubérculos genitais. Este método requer conhecimentos e habilidades, mas é 100% eficaz.
Recomenda-se examinar os órgãos genitais dos pintinhos com muito cuidado para evitar lesões traumáticas. Em grandes fazendas, essa manipulação é realizada por um veterinário. A inspeção de um pintinho leva no máximo 2 segundos. Este método de identificação de gênero é usado desde o nascimento.
Em um pintinho de 1 semana, o sexo pode ser determinado pelo tamanho de suas penas. Nos machos, as penas externas das asas têm o mesmo comprimento. No entanto, os especialistas afirmam que este método é apenas 70% eficaz. Depois de algum tempo, o comprimento se uniformiza e não depende do sexo. Portanto, existe o risco de perder esse momento.
Em uma idade mais avançada, pode ser mais difícil distinguir perus. Portanto, é melhor determinar o sexo desde cedo. Isso deve ser feito em 1 dia.
Para dividir pintinhos de 1 mês em 2 categorias, você pode usar um dispositivo especial. Envolve o uso de influência ultrassônica. Perus e perus têm várias diferenças. Para identificar o sexo das aves, é recomendável levar em consideração a aparência, o tamanho das penas, o pente e a cauda. Há também uma diferença de comportamento que ajuda a distinguir homens e mulheres.