Como uma lebre difere de um coelho, comparação de espécies e é possível o cruzamento?

À primeira vista, os coelhos e as lebres são muito semelhantes, por isso muitas pessoas acreditam que os coelhos domésticos descendem dos seus antepassados ​​selvagens. Na verdade, isso não é verdade. Existem várias dezenas de gêneros e espécies entre os membros da família Hare, cujas diferenças podem variar. Portanto, é necessário entender como um coelho selvagem ou doméstico difere de uma lebre, quais características e especificidades ambos os representantes possuem.


Onde é que eles vivem?

As lebres vivem em quase todo o mundo, com exceção da Austrália e da Antártida, mas não existem mamíferos terrestres endêmicos lá. Na maioria dos casos, as lebres vivem na Europa, em florestas e zonas de estepes florestais. Aqui eles são encontrados em quase todos os lugares, mesmo em áreas povoadas, mas a maioria deles está em “ilhas” arborizadas preservadas, no sopé e em áreas selvagens e escassamente povoadas.

Mas os coelhos selvagens vivem em massa na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul e em outros lugares, mas praticamente nunca são encontrados na Eurásia. Aqui vivem coelhos domésticos - descendentes distantes de ancestrais selvagens, obtidos por meio de seleção centenária aleatória e direcionada. No continente meridional, os coelhos tornaram-se um flagelo natural porque destroem a erva necessária para alimentar outros animais, especialmente as ovelhas, que são o esteio da agricultura australiana.

Especialista:
Eles também estragam o solo pobre com suas tocas e destroem as colheitas, por isso são combatidos com todos os tipos de forças e são considerados pragas.

Diferenças externas

Apesar do relacionamento, lebres e coelhos são facilmente distinguidos pelas seguintes características:

  1. As lebres são maiores que os coelhos. O peso médio de uma lebre pode chegar a 5,5 quilos, uma lebre - até 7 quilos. Os coelhos, em média, pesam até 2,5-3 quilos, embora os recordistas de várias raças de carne cheguem a pesar 10 quilos.
  2. As lebres têm uma estrutura corporal rígida, cabeça e orelhas alongadas. A audição é extremamente importante para eles, por isso suas orelhas são aumentadas e suas pernas longas lhes dão a chance de pular alto e correr rapidamente para escapar da perseguição.
  3. Os coelhos têm cabeça mais arredondada, orelhas curtas e largas e patas mais curtas em comparação com as lebres.O que é mais importante para eles é a capacidade de cavar buracos e dimensões compactas para caber em corredores apertados e espaços apertados.
  4. As lebres vêm em brancos e marrons, existem dezenas de vezes mais raças de coelhos domésticos e características externas e cores correspondentes.
  5. Os coelhos não mudam a cor da pelagem dependendo da estação, mas as lebres sim. No inverno são brancos para ficarem invisíveis na cobertura de neve, e no verão são cinzentos para se confundirem com a cor da terra. Isto não é tão importante para os coelhos selvagens, porque eles se escondem no subsolo, e a seleção deu às raças domésticas uma variedade de cores e comprimentos de pelagem, dependendo da sua finalidade - carne, pele de carne, pele ou penugem.

lebre e coelho

Esses animais, embora semelhantes, podem ser facilmente distinguidos quando comparados.

Como o estilo de vida é diferente?

As lebres são solitárias por natureza; elas se encontram com o sexo oposto apenas durante a época de reprodução. Eles vagam, não constroem casas, utilizando abrigos naturais.

Os coelhos vivem em grupos sedentários; cavam buracos onde vivem durante anos e criam seus filhotes. Suas tocas são obras de arte, cidades subterrâneas de vários andares com múltiplas entradas e saídas, becos sem saída e buracos falsos para enganar numerosos predadores.

Ambas as espécies têm muitos inimigos, sem incluir os humanos. Eles são caçados por raposas, gatos selvagens, linces, corujas e outras aves de rapina: cães selvagens, lobos, coiotes, furões, martas, carcajus e outros animais não se recusarão a festejar com carne fresca.

lebre e coelho

Comparação de características comportamentais

Em caso de perigo, ambas as espécies congelam, tentando ficar o mais invisíveis possível, ou imediatamente fazem um vôo rápido. Se houver um buraco próximo, o coelho poderá se esconder nele e a lebre tentará escapar.Ao mesmo tempo, seus movimentos são específicos, não é à toa que dizem “ventos como uma lebre”.

Ambos os representantes protegerão sua prole, tentando afastar o predador da prole, muitas vezes se sacrificando.

Reprodução e atitude em relação à prole

As lebres conseguem reproduzir-se em seis meses, nas condições climáticas mais favoráveis ​​​​ao nascimento e à criação dos filhotes. Os coelhos não possuem essa limitação, pois em suas tocas podem proporcionar conforto aos seus filhotes em qualquer época do ano. Eles trazem coelhos quase o ano todo.

As lebres nascem após uma gravidez de 45 dias, púberes, com visão e várias vezes maiores que os coelhos bebês. Eles são capazes, desde o nascimento sabem se esconder instintivamente, congelando à menor ameaça. Mesmo que a mãe morra, a prole tem chance de sobreviver. Alguns dias após o nascimento, eles podem se alimentar de outros alimentos além do leite materno, aumentando suas chances de sobrevivência na natureza. Os coelhinhos são independentes e amadurecem cedo, separando-se da mãe.

lebre e coelho

Os filhotes de coelhos vêm a este mundo nus, pequeninos, cegos e surdos, absolutamente indefesos e dependentes da mãe para tudo. A gravidez de uma coelha dura 30 dias, após 3-7 dias ela está pronta para um novo acasalamento. Os coelhinhos se alimentam de leite materno por pelo menos um mês, vão se acostumando aos outros alimentos aos poucos e aos poucos. Eles realmente precisam de calor, então a coelha alinha o ninho com ela e a aquece com o corpo no tempo frio.

A travessia é possível?

Uma indicação clara das diferenças entre os animais é a sua genética. Eles têm um número diferente de cromossomos: os coelhos têm 22 e as lebres 24. Isso por si só é suficiente para impossibilitar o cruzamento entre eles.

Isto não só é inatingível em condições naturais, como até as tentativas de ligá-los através da engenharia genética falharam. Tudo isto permite-nos afirmar com segurança que estes animais, apesar de todas as semelhanças, não são parentes próximos e, além disso, não descendem uns dos outros.

lebre e coelho

Qual é a diferença entre carne de coelho e carne de lebre?

Coelhos selvagens e lebres são caça, ou seja, animais caçados em condições naturais. Sua carne é mais magra e vigorosa, tem aroma pronunciado, por isso são mais valorizados os animais jovens de até um ano, de carne macia, magra e com agradável cheiro de grama.

A carne das lebres tem tonalidade vermelho escuro, consistência bastante densa, quantidade mínima de gordura no verão e um pouco mais no inverno. Nos coelhos selvagens é mais leve e macio, com um aroma de caça menos perceptível.

Os coelhos domésticos fornecem o produto mais dietético aprovado para alimentação de pessoas doentes e crianças pequenas. Sua carne é macia, rosa claro, magra, mas suculenta. É facilmente absorvido, digerido rapidamente e mesmo em grandes quantidades não leva à obesidade. Pode ser preparado de dezenas de maneiras.

A carne de lebre e a carne de coelho bravo são uma iguaria requintada que faz parte da alta gastronomia. Você precisa saber como cozinhá-lo corretamente. Para suavizar a dureza e reduzir o odor pronunciado, é pré-embebido em soro de leite ou água com suco de limão, marinado e cozido com adição de ervas, na maioria das vezes alecrim, tomilho, bagas de zimbro, pré-recheado com banha para torná-lo mais suculento. Em animais silvestres e domésticos, utiliza-se quase toda a carcaça, assim como o fígado. Os rins de lebre são uma iguaria sofisticada.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim