Muitos agricultores estão interessados na questão atual: qual é o melhor momento para separar os cabritos das cabras? O momento específico depende da finalidade da criação dos animais. Se um criador cria animais de estimação para comer carne, é melhor alimentar as crianças com leite materno. Possui alto teor de gordura e promove rápido ganho de peso. Se houver previsão de venda de leite, os bebês são separados da mãe. Isso deve ser feito em conformidade com certas regras.
- Com que idade é melhor começar e como alimentá-los?
- Como desmamar crianças do úbere
- Não deixe o gosto do úbere
- Como desmamar dos 3-4 meses de idade
- Usando um focinho para crianças
- Usando um sutiã de cabra
- Com a ajuda de um odor desagradável
- Quando as crianças não devem ser desmamadas do úbere?
- É necessário ordenhar uma cabra com filhos?
Com que idade é melhor começar e como alimentá-los?
Criando crianças desde o nascimento até 1 mês sob uma cabra é considerado o método ideal. Graças a isso, o recém-nascido pode controlar de forma independente sua dieta e receber o máximo de nutrientes. No entanto, este método também apresenta algumas desvantagens. Quando os animais são desmamados em idade mais avançada, enfrentam um estresse extremo. Além disso, bebês com mais de 2 semanas incomodam muito a cabra e podem machucá-la.
Este método é utilizado principalmente na criação de animais com a finalidade de obtenção de penugem e lã. Neste caso, o desmame é realizado aos 3-4 meses. O segundo método envolve a remoção parcial de animais de estimação. Após o parto e até uma semana de idade, os filhotes ficam perto da mãe e se alimentam de seu leite, atendendo às suas necessidades.
Porém, no 8º dia, os bebês começam a ser liberados no recinto por meia hora. Após 2 semanas, eles passam a noite separados. Nesse caso, no desmame final, as crianças não apresentam reações negativas e não vivenciam estresse.
Existe outro método que envolve o desmame completo do bebê da mãe, literalmente desde o primeiro dia de vida. Este método é usado por muitos criadores. Permite ao agricultor regular o regime de alimentação e o volume de leite. Nesse caso, os filhotes recebem porções iguais e não entram em competição. A partir dos 2,5 meses, recomenda-se dar ração úmida aos cabritos. Também é permitido o uso de vegetais na alimentação.
Como desmamar crianças do úbere
Ao desmamar crianças, você precisa retirá-las do úbere. Existem várias maneiras de realizar este procedimento.
Não deixe o gosto do úbere
Se os filhotes forem imediatamente retirados da mãe, eles não devem ser permitidos perto do úbere. Ao mesmo tempo, imediatamente após o nascimento, eles precisam ser alimentados com leite sozinhos.Graças a isso, os bebês não perceberão o úbere como fonte de nutrição. Se o cabrito chupar o úbere pelo menos uma vez, a cabra não deixará o dono se aproximar ou se agarrará a ele. Não será possível ordenhar uma fêmea assim. Para alimentar os bebês sozinho, recomenda-se o uso de chupeta ou tigela.
Como desmamar dos 3-4 meses de idade
Este método leva algum tempo. Nesse caso, os filhotes são separados da mãe em 2 semanas. Nesse caso, podem sugar o úbere e ficar perto da cabra por até 3-4 meses. Recomenda-se alimentar adicionalmente essas crianças com vegetais. Eles também precisam receber feno e grama. Quando os animais atingem a idade exigida, eles são colocados em um cercado separado. Para evitar o estresse, os cabritos devem poder visitar a mãe periodicamente.
Durante 2 semanas de desmame de seus animais de estimação, é recomendado fazer o seguinte:
- reduzir o volume do leite - ao final do 14º dia é preciso abandoná-lo completamente;
- dê aos filhotes comida mais suculenta.
É importante considerar que a quantidade de alimentos sólidos deve ser limitada. O excesso de feno e galhos na dieta pode provocar inflamação do rúmen.
Usando um focinho para crianças
Para remover as crianças, você pode usar um focinho especial espinhoso. Se os filhotes são amamentados constantemente, um dispositivo é colocado neles e liberado para a mãe. As tentativas de fixação no úbere causarão desconforto na fêmea. Ela mesma começará a fugir dos filhotes. Recomenda-se usar o focinho por várias semanas. Nesse período, vale complementar os bebês com leite. Isso pode ser feito com uma chupeta ou tigela.
Usando um sutiã de cabra
Este é um método bastante incomum de desmamar filhotes. Você pode fazer um sutiã especial para uma cabra rapidamente. Para fazer isso, você deve usar as ferramentas disponíveis.
Para separar as crianças, você pode levar uma sacola normal. Deve ser feito de material limpo que permita a passagem do ar. Recomenda-se costurar uma corda forte em toda a circunferência e colocar o aparelho no úbere, amarrando-o bem na base. Isso deve ser feito com muito cuidado para não ferir o animal.
Com a ajuda de um odor desagradável
Este é um método bastante controverso. Agricultores experientes usam-no se outros métodos não ajudarem. O princípio deste método baseia-se no fato de que as cabras são consideradas animais muito limpos. Eles não toleram bem odores e sujeira.
Para separar o cabrito, pode-se tratar levemente o úbere com esterco antes de chegar à mãe.
Como resultado, o filhote não tocará nele. Se você realizar essa manipulação constantemente, o bebê desenvolverá associações desagradáveis com o úbere. Para acelerar o processo de desmame, é recomendado que o bebê receba leite para beber em mamadeira ou tigela.
Quando as crianças não devem ser desmamadas do úbere?
É proibido desmamar crianças fracas e doentes do úbere. Normalmente, as causas de tais problemas estão associadas à influência dos seguintes fatores:
- nascimento de uma cabra fraca e sem nutrientes;
- nascimento de uma cabra prematura;
- parto difícil.
É estritamente proibido separar animais de estimação enfraquecidos do úbere. Esses filhotes só conseguem sobreviver perto da mãe. Todas as crianças nascem com desidratação e deficiência de glicose no sangue. Animais fortes lidam facilmente com esses problemas enquanto esperam a chegada do leite. Animais de estimação enfraquecidos têm apenas 30 minutos.Se esses animais não beberem colostro, morrerão.
Após o parto, a cabra começará a lamber o bebê frágil. Isso ativará processos importantes em seu corpo e o ajudará a encontrar o mamilo. Inicialmente, o cabrito começará a beber leite deitado. Depois de algum tempo ele conseguirá se levantar.
É necessário ordenhar uma cabra com filhos?
As cabras leiteiras podem ser ordenhadas imediatamente após o parto. Em outros casos, as fêmeas começam a ser ordenhadas apenas 3 meses após o nascimento. Ordenhar uma cabra após o parto é necessário para fornecer leite ao bebê. Se os animais forem criados com fins lucrativos, os cabritos jovens não devem ser permitidos perto da cabra leiteira. Recomenda-se manter os animais jovens em um curral separado. Porém, as crianças devem ver a mãe o tempo todo.
Se os próprios filhotes sugarem o úbere, poderão machucá-lo com os chifres. Além disso, os animais jovens podem comer muito leite. Portanto, agricultores experientes aconselham você mesmo ordenhar a cabra e alimentar os bebês em uma tigela. Na primeira semana após o nascimento, as cabras apresentam aumento da lactação. Portanto, devem ser ordenhados até 5 vezes ao dia. Neste caso, basta alimentar os animais jovens 4 vezes ao dia. Após 1 mês, você pode adicionar água morna ao leite.
Aos 3 meses, os animais geralmente passam para a alimentação de adultos. Nesta fase, basta ordenhar as cabras 3 vezes. Seguir este esquema permite ordenhar uma cabra sem problemas. A separação dos cabritos da mãe pode ser feita de diferentes maneiras. A escolha de um método específico depende dos objetivos da criação dos animais e das características individuais dos filhotes. É importante considerar que bebês debilitados não podem ser tirados da mãe.