Os morangos têm o nome da região exótica da Itália - Toscana. É popular entre os jardineiros não só pelo sabor dos frutos silvestres, mas também pelo caráter decorativo da floração. A variedade morango é uma verdadeira salvação para quem gosta de morangos, mas não tem terreno para cultivá-los. A Toscana desempenha o papel de planta suspensa, unindo benefícios e beleza.
- Descrição e características da variedade Toscana
- Prós e contras varietais
- Sutilezas de cultivo
- Datas de desembarque
- Selecionando um local
- Preparação de material de plantio
- Regras de pouso
- Recomendações para cuidados com as culturas
- Rega
- Cobertura
- Calor e luz
- Preparando-se para o inverno
- Medidas de controle de doenças e pragas
- Métodos de criação
- Coleta e armazenamento de morangos
Descrição e características da variedade Toscana
A variedade de morango tornou-se conhecida mundialmente em 2011. A variedade é híbrida e pertence ao grupo dos morangos de jardim. Foi desenvolvido pela empresa italiana ABZ Seeds. Durante a sua existência, recebeu inúmeras críticas positivas.
Os arbustos de baixo crescimento têm rebentos que atingem 1 m de comprimento e os morangos têm crescimento horizontal. Os rebentos são recobertos por folhas verde-escuras, caracterizadas pela elevada densidade e revestidas de brilho.
No verão, o arbusto fica coberto de muitas flores. Na Toscana, as flores são rubi brilhante. Os frutos maduros têm formato de cone e sabor doce. Eles exalam um aroma distinto.
Uma baga pesa de 30 a 40 G. Os morangos têm consistência densa. Durante a temporada, até 1 kg de frutas são colhidos de 1 arbusto.
Prós e contras varietais
Os morangos têm os seguintes pontos fortes:
- de fácil cuidado;
- alta produtividade;
- taxas de crescimento rápidas;
- tamanho compacto do arbusto;
- aroma de fruta morango;
- alto nível de decoratividade;
- resistência a mudanças bruscas de temperatura;
- tolera facilmente períodos de seca;
- sistema imunológico forte;
- período de frutificação prolongado.
No curto período de existência, os morangos não receberam uma única crítica negativa. Portanto, as deficiências ainda são desconhecidas.
Sutilezas de cultivo
A Toscana é adequada para cultivo nas regiões sul e centro. Adora climas quentes ou temperados. Cresce mal nas regiões norte, pois não gosta de frio prolongado.
Datas de desembarque
O híbrido é plantado na primavera ou no outono. Para março é utilizado o método de sementes; para maio e junho é utilizado o método de mudas. Após o plantio da safra, você pode apreciar a vista já na safra atual.
Selecionando um local
Os morangos da Toscana são cultivados no solo, em canteiros do jardim, no quintal, em cestos pendurados ou deixados no chão.A Toscana pode crescer em qualquer lugar. Um local ensolarado é escolhido para isso.
Preparação de material de plantio
Antes de plantar morangos, os brotos são inspecionados quanto a deterioração. Galhos secos e podres são removidos. Os primeiros caules das flores são cortados para que os arbustos direcionem todas as suas forças para o crescimento.
Regras de pouso
Se for em solo aberto, deve haver distância suficiente entre os arbustos, pois eles tendem a crescer fortemente para os lados. Isto é influenciado pela rápida formação de bigodes. O plantio próximo leva à estratificação de galhos de arbustos vizinhos uns sobre os outros. Por sua vez, isso privará todos os arbustos da luz necessária.
Como resultado, os bagos ficam pequenos e os rebentos ficam entrelaçados, o que impede a colheita normal. Deve haver pelo menos 70 cm de espaço livre entre os arbustos plantados. A opção ideal é deixar 1,5 m entre os morangos.
Pessoas que cultivam várias plantas plantam a Toscana ao longo dos caminhos do jardim. Também pendurado em cestos. Esta é uma boa economia de espaço, uma opção especialmente relevante para jardineiros com espaço limitado.
Recomendações para cuidados com as culturas
A Toscana, como a maioria das outras variedades de morango, precisa de rega, fertilização, calor e luz.
Rega
A baga adora umidade, mas não tolera solo abundantemente umedecido. A rega é realizada regularmente durante o período de cultivo ativo, bem como durante a formação dos ovários. Em clima quente, o solo fica saturado de umidade duas vezes ao dia - de manhã e à noite.
Em hipótese alguma a água deve cair na parte verde da cultura. Os arbustos são regados apenas pela raiz. Isso protegerá a colheita de doenças fúngicas frequentes.
Cobertura
Este ponto afeta diretamente o resultado da colheita. O segredo de um grande número de frutas vermelhas depende de uma fertilização de alta qualidade. Para obter frutificação abundante, os morangos recebem um meio nutriente.
A Toscana está saturada de nitrogênio, fósforo e potássio. As proporções das substâncias são as seguintes - 1:3:6. O potássio afeta a formação das flores, sob sua influência elas adquirem cores vivas e ficam muito bonitas. O sabor dos morangos melhora e eles ficam maiores.
O procedimento de alimentação é realizado a cada duas semanas.
Calor e luz
A Toscana não pode desenvolver-se com segurança sem luz e calor suficientes. A qualidade e quantidade da colheita dependem da temperatura:
- durante a estação de crescimento, durante o dia deve estar entre +7-+10 graus, à noite - +5 graus;
- na hora da frutificação, +25 graus durante o dia, +18 graus à noite.
A duração do dia é de 12 a 14 horas.
Preparando-se para o inverno
Se a Toscana for cultivada nas latitudes meridionais e temperadas, não há necessidade de abrigo. Nas regiões norte, os arbustos devem ser isolados para o inverno. O congelamento do híbrido começa em temperaturas abaixo de -10 graus.
Qualquer material serve como isolamento. A colheita é coberta com agulhas de abeto, serragem ou húmus. Até o filme é adequado para cobertura. Os morangos cultivados em recipientes são transferidos para dentro de casa e armazenados em temperaturas de -2 a +2 graus.
Medidas de controle de doenças e pragas
Os morangos, como outras culturas, não estão totalmente protegidos contra ataques de insetos e várias doenças. As pragas afetam não apenas os arbustos das plantas, mas também as bagas:
- Ácaros-aranha e pulgões de plantas. Os insetos são eliminados com soluções à base de karbofos.Os medicamentos são diluídos e depois as plantas são pulverizadas.
- Ácaro de morango. O enxofre coloidal é adequado para tratamento de primavera. No verão, os arbustos são pulverizados com Neoron.
- Nematóide do morango. Os sulcos são feitos ao redor dos arbustos dos canteiros e preenchidos com cal.
Métodos de medicina tradicional são usados para combater parasitas de plantas. Os arbustos são tratados com tinturas à base de alho e sabão em pó. A Toscana é protegida contra manchas brancas e marrons, oídio, requeima e murcha de fusarium.
Métodos de criação
Se as sementes para propagação forem coletadas em casa, os brotos que delas emergem não terão as características da planta-mãe. Portanto, a Toscana geralmente se reproduz com a ajuda de um bigode. Para cultivar a Toscana a partir de sementes, o material é adquirido em loja especializada.
Coleta e armazenamento de morangos
Os processos de floração e amadurecimento dos bagos na colheita caracterizam-se pela continuidade. Graças a isso, os morangos produzem um rendimento elevado e estável. A frutificação ocorre em duas etapas. A primeira dura um mês, a segunda ocorre de 7 a 10 dias após o início da primeira.
Os bagos são colhidos quando ficam densos e adquirem uma cor rosada uniforme. Os morangos não devem permanecer muito tempo nos brotos, pois rapidamente amadurecem demais. Um arbusto produz de 1 a 1,5 kg de frutas vermelhas por temporada.
Apesar do longo período de frutificação, pode ser prolongado. Para fazer isso, os jardineiros usam um pequeno truque. Os recipientes em que a Toscana cresce são levados para dentro. A pessoa colherá morangos até o outono.