Os morangos Orlets de maturação média são frequentemente escolhidos pelos jardineiros porque produzem frutos no auge da estação, quando são mais procurados. Vamos considerar as características da variedade, características, como encontrar um lugar e preparar uma cama. Como cuidar das plantas, combater doenças e ervas daninhas, preparar canteiros para o inverno. Como propagar morangos, quando colhê-los e se são adequados para transporte.
- Descrição da variedade
- Breves características dos morangos Orlets
- Características de cultivo e cuidado
- Seleção do local e preparação do solo
- Pousar
- Afrouxamento e controle de ervas daninhas
- Removendo um bigode
- Cobertura
- Inverno
- Controle de pragas e doenças
- Propagação da cultura
- Coleta, transporte e armazenamento
Descrição da variedade
De acordo com o Registro Estadual, recomenda-se que a variedade Orlets seja cultivada na Sibéria Ocidental.Os morangos estão no meio da temporada, com sabor de sobremesa. Arbustos de tamanho médio, semi-espalhados, número médio de folhas, verdes, ligeiramente enrugados. O número de bigodes nas plantas é médio. As flores são bissexuais, brancas, sem torção. Os pedúnculos localizam-se ao nível da folhagem. As inflorescências são multifloradas.
Os bagos da variedade Orlets pesam em média 11,5 g, têm casca e polpa vermelhas e formato cônico. A polpa é de densidade média, agridoce, suculenta. A pontuação de sabor é alta - 4,8 pontos. Produtividade por metro quadrado m – 8,8kg.
Breves características dos morangos Orlets
As plantas são resistentes à podridão cinzenta, moderadamente resistentes à podridão parda, manchas e ferrugem. Eles toleram bem o inverno. Os morangos têm uma finalidade universal, ou seja, podem ser consumidos in natura ou processados.
Características de cultivo e cuidado
As mudas de morango Orlets são plantadas em canteiros no final de agosto ou setembro, o plantio no outono deve ser feito pelo menos um mês antes do início do inverno. Na primavera, plante em meados de abril.
Seleção do local e preparação do solo
Os morangos são plantados em canteiros localizados em local aberto e ensolarado. O solo é franco-arenoso ou argiloso, com reação levemente ácida ou melhor neutra. Antes do plantio, a superfície do canteiro é limpa de ervas daninhas, desenterrada e fertilizada com matéria orgânica, composto ou húmus, mas não com esterco fresco. Cinza também é adicionada e tudo é misturado. Quantidade de húmus por metro quadrado m – pelo menos um balde, cinzas – 0,5 kg.
Pousar
No canteiro preparado são feitos buracos com distância entre plantas de 25 cm, entre fileiras - 40 cm.As mudas de orlets são enterradas de forma que os pescoços dos cavalos fiquem nivelados com o solo, nem mais alto nem mais baixo. Após o plantio, regue os morangos e coloque cobertura morta perto dos arbustos.
Afrouxamento e controle de ervas daninhas
É necessário afrouxar a superfície do solo quando ela fica crocante, o que acontece principalmente em solos argilosos e argilosos. Junto com o afrouxamento, é conveniente remover ervas daninhas emergentes. Se for colocada palha ou serragem, o afrouxamento pode ser feito com menos frequência. O benefício da cobertura morta não é apenas impedir a germinação de ervas daninhas e manter o solo macio, mas também evitar que as bagas de Orlets que estão sobre ela apodreçam.
Em vez de serragem, ultimamente tem-se usado com frequência a agrofibra preta, com ela não há necessidade de afrouxamento e capina.
Removendo um bigode
A variedade Orlets não produz muito bigode. Mas eles devem ser deixados apenas nas plantas que você deseja propagar. O ovário é retirado deles, o bigode do resto é cortado. São enraizados próximos aos arbustos-mãe ou imediatamente em copos plásticos, sem separá-los das plantas.
Cobertura
Morangos bem alimentados serão mais resistentes a doenças e poderão produzir uma boa colheita. Começam a alimentar a lavoura na primavera, com início do crescimento de novas folhagens. Você pode adicionar misturas minerais contendo nitrogênio ou verbasco fermentado. Antes do início da floração, são adicionados sob as plantas sal de potássio e superfosfato ou outros fertilizantes semelhantes com fósforo e potássio, exceto aqueles que contêm cloro.
Após a colheita dos primeiros frutos, os morangos Orlets são novamente alimentados com cinza de madeira. No final do verão ou outono, são aplicados fertilizantes complexos para que as plantas se recuperem antes do início do frio. É aconselhável combinar a fertilização com a rega. Não despeje soluções fertilizantes nas folhas e frutos.
Inverno
Para o inverno, os morangos Orlets, especialmente em regiões com invernos frios, precisam ser cobertos com cobertura morta. Cubra com palha, feno, folhas caídas.Uma camada de cobertura morta deve cobrir toda a planta, especialmente o centro. Antes de abrigar, podar e retirar as folhas velhas e com sinais de doença. Na primavera, quando a neve derrete, os arbustos precisam ser limpos de cobertura morta.
Controle de pragas e doenças
Antes que o morango Orlets comece a florescer, pulverize as plantas e o solo ao redor delas com uma solução fraca de sulfato de cobre a 1%. O mesmo produto é utilizado após a coleta de todos os frutos. Após o aparecimento dos ovários, eles são tratados com uma solução rosa de permanganato de potássio. Se o verão for chuvoso, a pulverização é repetida periodicamente.
Propagação da cultura
O principal método é enraizar e transplantar o bigode. É conveniente enraizar o bigode em xícaras, sem separá-lo do arbusto, e replantá-lo no outono para um novo local para que o sistema radicular não seja ferido. As plantas Orlets adultas, mas ainda jovens, são propagadas por divisão. Divida em partes para que cada uma tenha uma gema apical e pelo menos 2 folhas, e replante imediatamente. Os arbustos são separados com uma faca afiada.
Coleta, transporte e armazenamento
Os frutos das orlets são colhidos quando ficam vermelhos e adquirem aroma. Pode ser armazenado na geladeira em recipientes plásticos por no máximo 2 semanas. E transporte-os neles. Bagas congeladas podem permanecer comestíveis por seis meses.
A variedade Orlets será uma boa escolha para jardineiros da Sibéria Ocidental. Os morangos produzem frutos de tamanho médio, também amadurecem a meio da época, mas distinguem-se pelo excelente sabor, aroma e conservação. A variedade é produtiva e não exige muito das condições de cultivo. Esta variedade é valiosa para a agricultura familiar.