Morangos brilhantes e suculentos não só têm um sabor excelente, mas também contêm microelementos ricos em ácidos, antioxidantes e pectinas. Os morangos começam a amadurecer no final de maio, os últimos frutos são colhidos em junho. Depois que os morangos de jardim, as groselhas e as groselhas amadurecem e, embora os frutos dos arbustos sejam muito úteis para os humanos, eles não podem substituir o sabor das frutas vermelhas brilhantes. Os morangos Pandora têm muitas vantagens, mas a variedade atraiu os veranistas não pelo alto rendimento, nem pelos frutos gigantes, mas pelo amadurecimento tardio.
- Descrição dos morangos
- Características de Pandora
- Principais aspectos positivos e negativos
- Sutilezas de cultivar uma planta
- Hora e lugar
- Mudas para plantio
- Recursos de pouso
- Como cuidar adequadamente das colheitas
- Solo e fertilizantes
- Rega e umidade
- Relação com a temperatura
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Métodos de controle de doenças e pragas
- Reprodução da variedade
- Dificuldades de cultivo e recomendações
- Colhendo e armazenando morangos de jardim
Descrição dos morangos
O híbrido Moling Pandora foi obtido pelo cruzamento do morango de jardim Ananassa com a variedade Fragia. Os arbustos baixos são densamente cobertos por folhas brilhantes. Os frutos redondos são colocados em pedúnculos finos, que quando maduros adquirem:
- cor cereja;
- aroma de floresta;
- peso até 60 g.
A superfície do fruto, ligeiramente achatada nas laterais, é coberta por pequenas sementes. A polpa suculenta dos morangos de jardim delicia-se com um sabor adocicado e uma acidez quase imperceptível. Durante o transporte, os morangos produzidos na Inglaterra não se deformam e não vazam suco.
Características de Pandora
A descrição da variedade indica que os bagos amadurecem em julho, de um arbusto são colhidos 300 a 400 g de morangos de jardim. O híbrido de origem inglesa tolera bem as geadas e mesmo em climas temperados não precisa ser coberto durante o inverno. Pandora é valorizada por sua resistência a infecções bacterianas. Morangos raramente sofrem:
- do oídio;
- verticílio;
- mancha marrom.
A variedade é afetada pelo apodrecimento se o tempo ficar úmido por muito tempo. Os arbustos florescem quando as geadas já passaram, o ovário não cai com o frio. Pandora não é uma variedade remanescente e é colhida apenas uma vez por temporada. Em clima quente, os frutos do híbrido ficam menores e a planta produz poucos estolhos.
Principais aspectos positivos e negativos
De grande importância para os jardineiros é que o híbrido seja resistente ao oídio e raramente seja afetado por ácaros. As vantagens dos morangos Pandora incluem:
- alta produtividade;
- aparência apresentável de frutas vermelhas;
- sabor brilhante e frutas de grande tamanho;
- excelente transportabilidade.
O híbrido tem seus lados negativos. Os morangos têm flores femininas sem estames, o que significa que sem polinizadores, os morangos de jardim não dão bons frutos. A variedade é afetada pela podridão cinzenta e mancha marrom.
Sutilezas de cultivar uma planta
Para colher uma boa colheita de frutos grandes, os morangos Pandora precisam ser plantados em solo fértil e seguir as regras da tecnologia agrícola.
Hora e lugar
A variedade híbrida não tolera correntes de ar, exige muita iluminação e se sente confortável ao sol. Se a água chegar a menos de um metro da superfície, as raízes da planta podem morrer. Um local para os morangos Pandora deve ser escolhido em uma pequena colina na parte sudoeste de uma casa de verão ou área suburbana. Os arbustos de morango são plantados na primavera, verão ou outono. O solo é escavado com antecedência, nivelado, livre de ervas daninhas e adicionada matéria orgânica.
Mudas para plantio
Ao comprar arbustos de morango para cultivar no campo ou no quintal, é preciso observar atentamente sua aparência e se têm raízes saudáveis. É melhor adquirir material de plantio não no mercado, mas em viveiro, onde o híbrido Pandora não se confunda com outra variedade.
Arbustos com 3 folhas livres de manchas, listras e vincos são bem aceitos.
Recursos de pouso
Os morangos não são colocados no local onde cresceram pimentões, tomates, batatas, abóboras e abobrinhas na temporada passada. A variedade Pandora, como essas culturas, é afetada pela podridão das raízes. Os melhores antecessores dos morangos são o adubo verde. Um mês antes do plantio, o solo do local é desenterrado e adicionado:
- composto ou esterco;
- superfosfato;
- sal de potássio.
Os fertilizantes melhoram a estrutura do solo e tornam-no mais solto. No primeiro ano, é preferível colocar os morangos segundo um esquema unifilar.Os arbustos são plantados a cada 25 ou 30 cm, sobra pouco menos de um metro entre as fileiras e o espaço livre é preenchido com rosetas enraizadas de bigodes. Antes do procedimento, a planta é mergulhada em solução de permanganato de potássio e lavada com água:
- Cave buracos e forme um pequeno monte no fundo.
- Coloque o arbusto, endireitando as raízes.
- O botão fica acima da superfície da terra.
- O buraco é preenchido com terra, compactado e irrigado com água morna e coberto com cobertura morta.
Para evitar que Pandora seja afetada pelo mofo cinzento, não se deve engrossar as plantações nem aplicar quantidades excessivas de fertilizantes que contenham nitrogênio.
Se houver ácaros do morango na área, as folhas das plantas são cortadas.
Como cuidar adequadamente das colheitas
Para que o híbrido inglês lhe agrade com uma colheita de lindos e doces frutos silvestres, você terá que cuidar dos morangos.
Solo e fertilizantes
Morangos de jardim crescem bem em solo leve e solto, que contém um pouco de areia, e prosperam em solo argiloso com acidez de até 7.
O desenvolvimento dos morangos é acelerado pela adição de complexos minerais, bem como de húmus ou excrementos de pássaros diluídos em água na proporção de 1 para 20–25. A matéria orgânica é mais utilizada na primavera e no transplante de arbustos para outro local.
A variedade Pandora responde positivamente à fertilização com fertilizantes que contêm:
- fósforo;
- magnésio;
- potássio.
Os complexos minerais são adicionados após a colheita dos frutos. Os microelementos são necessários para que os morangos formem novos botões e raízes.
Rega e umidade
Para que os morangos de jardim cresçam, se desenvolvam e se deliciem com um alto rendimento, vale a pena instalar um sistema de irrigação por gotejamento. As raízes da planta ficam próximas à superfície, o jato de água da mangueira deve ser direcionado com cuidado.
Regue os morangos uma vez por semana e com um pouco mais de frequência durante o período de floração. Em tempo nublado não há necessidade de hidratar.É melhor iniciar o sistema de irrigação de manhã cedo, pois durante o dia a água evapora rapidamente.
Relação com a temperatura
Os residentes de verão notaram que a variedade Pandora, cultivada em climas quentes, amadurece pequenos frutos. Manchas de queimaduras solares costumam aparecer nas frutas. Nas latitudes médias e em clima úmido, os brotos do morango se desenvolvem mais rapidamente, o que não é surpreendente, já que a pátria da variedade híbrida é a Inglaterra, onde é úmida e fresca.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Os canteiros onde os morangos são plantados não devem ficar cobertos de ervas daninhas. Eles precisam ser arrancados pela raiz e combatidos desde o início da primavera até o outono. O solo é solto após irrigação ou chuva.
Cobertura morta
Para reduzir a evaporação da umidade, o solo sob os arbustos é coberto com palha ou turfa misturada com areia. Nos últimos anos, os jardineiros têm usado agrofibra ou spandbond para cobertura morta em vez de matéria orgânica. Ao utilizar esses materiais, os bagos não tocam o solo, não se sujam na areia e amadurecem mais rápido.
Métodos de controle de doenças e pragas
O perigo para o morango é representado pelos fungos que, ao se multiplicarem, causam podridão cinzenta, oídio e vários tipos de manchas. O cumprimento das regras da tecnologia agrícola ajuda a reduzir a probabilidade de ativação de microrganismos patogênicos.
Se aparecerem esporos nos arbustos, os caules e folhas afetados são cortados e as plantações são pulverizadas com fungicidas. O processamento só pode ser realizado antes da formação das flores e após a colheita dos frutos. O morango Pandora está sofrendo uma invasão:
- pulgões;
- gorgulhos;
- ácaro-aranha.
Para enfrentar as pragas, são utilizados inseticidas na forma de “Aktellika”, “Aktara”, “Bi-58”, “Inta-Vira”. A rega, a prevenção e a fertilização oportunas ajudam a aumentar a resistência do híbrido a parasitas e doenças.
Reprodução da variedade
Jardineiros que gostaram de Pandora raramente usam sementes para propagar morangos. A semente deve ser endurecida por duas semanas a 2 °C em pano úmido e algodão, umedecido periodicamente com água. Em fevereiro, o substrato é colocado em recipientes ou copos e as sementes são dispostas, levemente aprofundadas no solo com fósforo, cobertas com filme e deixadas em local bem iluminado. Depois de um tempo, as mudas brotam e, quando aparecem três folhas, os arbustos mergulham em um novo recipiente. Os morangos cultivados são transferidos para o canteiro não antes do final de abril.
É muito mais fácil propagar a variedade por meio de brotos laterais. As gavinhas que a planta produz são polvilhadas com terra. Quando criam raízes, o que geralmente acontece já em julho, são plantadas na horta.
As plantas maduras das quais foram colhidas muitas bagas são divididas em várias partes, de modo que cada uma contém até 3 folhas e uma raiz alongada. No outono, eles cavam buracos e plantam um arbusto de cada vez.
Dificuldades de cultivo e recomendações
Para que a variedade Pandora lhe agrade com sua colheita, é preciso selecionar morangos que atuem como polinizadores. Ao lado do híbrido você precisa plantar morangos Florence ou Sophie, que florescem ao mesmo tempo.
Pandora sofre de podridão: para proteger os arbustos de infecções, o solo sob eles é coberto com palha ou coberto com serragem.
Colhendo e armazenando morangos de jardim
Em julho, quando os morangos estão maduros, os frutos são colhidos na ponta e colocados em uma pequena cesta ou caixa em uma única camada. O trabalho é realizado em tempo seco. Os morangos de jardim não são armazenados por muito tempo, ficam na geladeira por no máximo uma semana, não perdem o sabor e não alteram sua composição quando congelados.