O morango remanescente da variedade americana Monterey conquistou o coração dos jardineiros pela atratividade de seus frutos maduros, grande tamanho dos frutos e capacidade genética de frutificar durante toda a temporada. O cultivo de variedades remanescentes é uma tarefa que exige muito trabalho: o jardineiro deve conhecer todas as sutilezas e nuances do manejo da baga caprichosa. A beleza californiana é recomendada para cultivo em regiões de clima temperado.
- Principais características da variedade Monterey
- Descrição dos morangos
- Aspectos positivos e negativos dos morangos de jardim
- Regras para o cultivo
- Hora e local de pouso
- Preparação de mudas
- Processo de plantio
- Nuances do cuidado com as plantas
- Controle de ervas daninhas
- Cobertura
- Rega
- Inverno
- Proteção contra doenças e pragas de morangos
- Propagação da cultura
- Coleta e armazenamento de morangos de jardim
Principais características da variedade Monterey
Criadores americanos criaram Monterey, na Califórnia, no início dos anos 2000. A variedade de morango de frutos duros Albion foi tomada como base.
Características da variedade:
- Baga remanescente de luz neutra do dia.
- Meio precoce, começa a frutificar a partir do final de maio.
- Forma um arbusto poderoso com folhas grandes.
- Alto rendimento, até 2 kg de frutas por temporada em um arbusto.
- Fruta grande, peso da fruta 50 g.
- O sabor dos frutos silvestres é equilibrado, doce, os frutos não azedam.
- Imunidade duradoura.
As bagas da Califórnia podem ser cultivadas dentro de casa. Nas estufas, Monterey dá frutos o ano todo. Os frutos maduros são elásticos, mantêm bem a sua forma e os frutos silvestres podem ser utilizados para enlatados de frutos inteiros.
Descrição dos morangos
O poderoso morangueiro americano produz até 14 hastes de flores. As flores são grandes, brancas com caules grossos. Rosetas filhas fornecem rendimento adicional. As folhas são grandes, brilhantes e de formato regular. O sistema raiz está bem desenvolvido. Os frutos têm formato cônico, apontados para a base.
Monterey dá frutos em quatro etapas. Em temperaturas extremamente altas, os bagos não têm tempo de amadurecer completamente e o rendimento diminui.
Aspectos positivos e negativos dos morangos de jardim
Monterey é uma variedade comprovada de morango de jardim remanescente, adequada para cultivo comercial. A variedade tolera erros de jardineiros novatos, mas exige cuidado e adesão à tecnologia agrícola.
Os principais benefícios dos morangos incluem:
- Resistência do inverno: as bagas não requerem abrigo adicional durante a estação fria (se a temperatura do ar não cair abaixo de -25 0C), basta polvilhar os arbustos com cobertura morta orgânica.
- Não exige muita rega, mesmo com mudanças bruscas nos níveis de umidade, os frutos permanecem suculentos.
- Pode definir botões de flores em temperatura +2 0COM.
- Forma um número moderado de enteados.
- Excelente transportabilidade da colheita madura.
- As mudas criam raízes rapidamente e não adoecem.
As desvantagens da variedade incluem:
- Requisitos da planta para solo: Monterey não tolera solos arenosos ou argilosos.
- Uma planta que adora luz e não tolera sombra ou sombra parcial.
- Os arbustos crescem rapidamente, é necessário manter as fileiras no plantio das mudas e a distância entre os arbustos.
- Para não reduzir o rendimento, é necessário renovar frequentemente os plantios.
Monterey é geneticamente resistente às principais doenças do morango. A planta responde bem à fertilização. Com fertilização regular, atinge todo o seu potencial.
Regras para o cultivo
Cultivar morangos de jardim não é um processo fácil. Em primeiro lugar, é preciso escolher as mudas e o local certos para o plantio de morango. As mudas devem primeiro ser preparadas para transplante e devidamente plantadas no solo, evitando engrossamento dos canteiros.
Hora e local de pouso
Os morangos remontantes podem ser plantados em qualquer época do ano, exceto no inverno e no final do outono. Na primavera, assim que passa a ameaça de geada, as mudas jovens estão prontas para serem plantadas nos canteiros.
A topografia do local para morangos americanos deve ser escolhida corretamente - Monterey não gosta de crescer em encostas e depressões. A área deve ser plana e bem iluminada. As características nutricionais do solo devem ser elevadas. Solo negro moderado é uma excelente opção.
Importante! A variedade de morangos remanescentes da Califórnia não cresce em solos ácidos com alto teor de calcário. O sistema radicular de Monterey não tolera a estagnação da umidade, o nível do lençol freático não deve ser superior a 1 m A ausência de correntes de ar é condição necessária para uma boa produção de morango.
Preparação de mudas
Monterey é propagado de quatro maneiras:
- Sementes.
- Mudas.
- Dividindo o mato.
- Usami.
Dividir o mato e plantar mudas são as opções mais simples e confiáveis. As plantações são formadas por arbustos saudáveis, não retorcidos e com um bom sistema radicular. Como medida preventiva, recomenda-se tratar as raízes com agentes antimicrobianos ou polvilhar com cinza de madeira. Raízes muito longas são encurtadas em um terço. As folhas murchas ou amareladas são removidas.
Processo de plantio
O solo fica preparado para o plantio em um mês. Os canteiros devem primeiro ser cavados até uma profundidade de 30 cm, as ervas daninhas devem ser removidas e um complexo de fertilizantes minerais e orgânicos deve ser aplicado. Superfosfato e húmus são necessários.
As plantas são plantadas à noite ou em dias nublados e com pouco sol. No canteiro são marcados buracos e fileiras, observando a proporção: 50 cm entre fileiras, 40 cm entre arbustos. Além disso, você pode adicionar húmus em cada buraco e adicionar uma pequena quantidade de uréia. As mudas são colocadas em depressões (20 cm), com as raízes esticadas, polvilhadas com terra.
Importante! O núcleo do arbusto não deve ser coberto com terra, as plantas são plantadas em tabuleiro de xadrez. Cada arbusto deve ser regado e dotado de pequenos abrigos dos raios escaldantes do sol.
Nuances do cuidado com as plantas
Cuidar de Monterey é tradicional, como a maioria das variedades remanescentes de frutas vermelhas. Fertilizar, capinar, soltar, realizar medidas preventivas para proteger as plantas de pragas e doenças.
Controle de ervas daninhas
As plantações de morango devem ser afrouxadas periodicamente, a profundidade ideal é de 3 cm.As raízes da planta devem ser ventiladas e receber oxigênio. O processo de afrouxamento é combinado com a remoção de ervas daninhas. É imprescindível a retirada das ervas daninhas, pois elas tiram a nutrição dos frutos e podem ser transmissoras de doenças. No início da primavera, é importante limpar os detritos das plantas, folhas velhas e coberturas de inverno na forma de cobertura morta. Isso liberará os botões jovens e a planta ganhará rapidamente força para crescer.
Cobertura
Os morangos dão frutos durante toda a temporada, mas o solo se esgota rapidamente. Os fertilizantes devem ser aplicados regularmente. Alimentar-se com fezes de vaca e excrementos de pássaros é um método comprovado. O principal é não “queimar” as plantas, certifique-se de seguir a dosagem. Os fertilizantes minerais usados incluem nitrophoska, uréia, superfosfato e cinza de madeira.
Rega
A irrigação por gotejamento é a melhor forma de umedecer o solo e as folhas das plantas, por meio dela podem ser introduzidos fertilizantes. Se houver excesso de umidade, as raízes do morango podem começar a apodrecer, mas o sabor e a estrutura da fruta não se deteriorarão e os frutos não ficarão aguados. Esta característica é determinada geneticamente pelos criadores.
As plantas devem ser regadas 3-4 vezes por semana. Se os morangos forem cultivados em terreno aberto, apenas à noite ou de manhã cedo.
Inverno
As opiniões sobre a resistência das bagas à geada variam. Os fabricantes afirmam que a planta é relativamente resistente à geada. Monterey não requer abrigos adicionais para o inverno em temperaturas não inferiores a -25 0C. Mas jardineiros experientes cobrem morangos dessa variedade para o inverno com filme ou material de cobertura.
Proteção contra doenças e pragas de morangos
A doença do oídio é um grande problema encontrado no cultivo de morangos Monterey. A doença se espalha rapidamente e pode destruir todas as plantações de morango.
Em primeiro lugar, é necessário remover todas as folhas, caules e frutos afetados das plantas infectadas.Também é recomendado remover a camada superior do solo abaixo deles. Para impedir a propagação da doença, você pode usar produtos químicos.
Você não pode plantar morangos depois das batatas - esta é a regra da rotação de culturas. Se esta lei não for observada, as plantações de morango podem ser dominadas por um nematóide, que é difícil de combater. Para desinfetar o solo, use sal de cozinha na proporção de 1 colher de sopa de sal para 1 litro de água. Regue o solo com esta solução antes de plantar mudas de morango nos canteiros.
Propagação da cultura
Mudas de alta qualidade são obtidas a partir de sementes e cultivadas de forma independente. Jardineiros experientes propagam Monterey dividindo o arbusto: ao mesmo tempo, desbastam os canteiros e aumentam o número de arbustos.
Os morangos da variedade remanescente Monterey formam um número suficiente de bigodes durante o processo de crescimento e frutificação. Deixar cair rosetas filhas é uma forma tradicional e produtiva de cultivar morangos.
Coleta e armazenamento de morangos de jardim
Morangos americanos são usados para fins de cultivo comercial. Os frutos de Monterey têm uma película protetora elástica e forte, os frutos não enrugam e não “produzem suco” rapidamente. A transportabilidade dos bagos é excelente.
Você pode conservar as frutas de Monterey com frutas inteiras. Podem ser congelados e usados para decorar sobremesas. Ao mesmo tempo, a baga mantém seu rico sabor doce e aroma delicado. Recomenda-se armazenar morangos frescos em cestos de vime ou caixas de frutas em local escuro, fresco e ventilado.
A variedade de morango Monterey é conhecida pelos jardineiros e é cultivada em hortas caseiras há duas décadas. Durante este tempo, muitas críticas positivas sobre esta cultura se acumularam.Para conseguir uma colheita decente é preciso trabalhar muito, mas o resultado vai agradar: frutos grandes e aromáticos na mesa o ano todo.