As primeiras variedades de morangos de jardim são invariavelmente populares entre os jardineiros, porque as plantas são capazes de produzir frutos que amadurecem primeiro. Vejamos as características dos morangos com mel, regras de cultivo, cuidados, como tratar as plantas contra doenças e prepará-las para o inverno. Como propagar corretamente a variedade, quando colher os frutos maduros, onde e como armazená-los.
- História da seleção
- Descrição e características da variedade Mel
- Regras para o cultivo de morangos
- Características de cuidados com as plantas
- Regar, afrouxar
- Cobertura
- Tratamento preventivo
- Preparando-se para o tempo frio
- Proteção das culturas contra doenças e pragas
- Reprodução da variedade
- Limpeza e armazenamento
História da seleção
A variedade Honey, ou Honey, foi criada na América em 1979.através do cruzamento das variedades produtivas Vibrant e Holiday. Foi zoneado no território da Rússia há relativamente pouco tempo. Incluído no Cadastro Estadual de Fruticultura em 2013. Recomenda-se o cultivo desta variedade de morangos nas regiões centrais e no norte do Cáucaso.
Descrição e características da variedade Mel
As plantas da variedade Medovaya são grandes, com folhas grandes ou médias. Os pecíolos são longos, com pelo menos 10 cm, com escassa pubescência na superfície. Após a floração, os arbustos produzem frutos cilíndrico-cônicos. A cor da polpa é rica, vermelha e com brilho. Os frutos silvestres são moderadamente suculentos, fortemente doces e apresentam um aroma brilhante, o que justifica o seu nome. Não há vazios dentro das bagas. Uma particularidade da casta é que o sabor se intensifica à medida que os bagos amadurecem, pelo que os últimos bagos do arbusto são mais saborosos que os primeiros.
Regras para o cultivo de morangos
A variedade Mel é resistente a doenças e ao frio, não necessita de cuidados e enraíza-se rapidamente no jardim. Tolera bem o calor e a seca, mas não é resistente ao alagamento, os frutos saturados de umidade perdem rapidamente a apresentação.
Os morangos desta variedade preferem áreas planas e elevadas, solo fértil, franco ou arenoso com reação neutra.
Preparando o canteiro para o plantio: retire todas as ervas daninhas, resíduos da colheita, desenterre, adicione um balde de matéria orgânica por metro, 2-3 colheres de sopa. eu. sulfato de potássio e superfosfato ou 0,5 kg de cinza.Disposição dos arbustos no canteiro: pelo menos 30 cm um do outro. Época de plantar plantas em novos canteiros: na primavera (abril) e no outono (setembro-outubro), pelo menos um mês antes da chegada do frio.
Características de cuidados com as plantas
Os morangos da variedade Honey são cultivados com tecnologia clássica. A principal coisa a lembrar ao cultivar é que você terá que fornecer umidade moderada às plantas, pois elas não gostam de alagamento ou deficiência de umidade.
Regar, afrouxar
Antes do enraizamento, as mudas jovens de Mel são regadas para que o solo fique constantemente úmido, depois a frequência de rega é reduzida e o volume aumentado. Depois que os bagos estiverem maduros, a rega deve ser reduzida ao máximo para evitar que quebrem. Adicione água sob as raízes, não despeje sobre a fruta.
Cobertura
Para encher os frutos, os morangos com mel precisam de alimentos que serão constantemente fornecidos às plantas. Durante o período vegetativo, é necessário realizar pelo menos 3 mamadas: a primeira - no início da primavera, quando as plantas voltam a crescer, a segunda - após o início da floração e a terceira, quando metade dos frutos já estão maduros . A quarta alimentação é feita no outono, antes dos arbustos entrarem no inverno. É aconselhável usar matéria orgânica para alimentação, mas também são possíveis fertilizantes minerais.
Tratamento preventivo
Os morangos com mel são tratados com fungicidas de forma profilática, na fase de formação dos botões, antes da floração e após a colheita dos frutos. É aconselhável utilizar produtos biológicos que tenham um curto período antes da colheita dos frutos.
Preparando-se para o tempo frio
Sob a neve, os morangos com mel podem resistir a geadas até -20 °C. Onde os invernos são mais frios e há pouca neve, as plantas precisam ser cobertas com serragem, folhas, agulhas de pinheiro, outro material natural de cobertura vegetal ou fibra agrícola. A cobertura deve cobrir completamente os arbustos. Antes de cobrir, os morangos são podados - todas as folhas doentes e danificadas e os pedúnculos velhos são removidos.
Proteção das culturas contra doenças e pragas
Caso apareçam sinais de doenças causadas por fungos, as plantas devem ser pulverizadas 2 vezes com fungicidas contendo cobre. Caso apareçam pragas, a pulverização é feita com inseticidas. Assim como no caso dos fungicidas, os inseticidas são utilizados 2 vezes com intervalo de 2 semanas.
Reprodução da variedade
Os morangos com mel são propagados por gavinhas enraizadas ou, em casos extremos, por estacas de um arbusto. As plantas jovens dão frutos durante 2 a 3 anos, após os quais precisam de ser substituídas. O bigode é transplantado para um local permanente no outono ou na primavera, um mês antes do início da geada ou da seca.
Limpeza e armazenamento
As bagas são colhidas à medida que amadurecem. Coloque em recipientes plásticos para alimentos, cestos de vime ou sacos de papel. Guarde na geladeira em temperaturas baixas e positivas por no máximo 1-1,5 semanas. Sem refrigeração, os morangos com mel não podem ser armazenados por mais de 2 dias. Você pode congelar as frutas no freezer; o prazo de validade é de seis meses.
Os morangos com mel distinguem-se pela doçura e aroma forte, sendo cultivados com tecnologia standard. Mas atenção especial deve ser dada à quantidade de umidade fornecida às plantas.Os frutos silvestres são adequados para consumo fresco e podem ser utilizados em deliciosos preparos caseiros.